A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
AOL 4 - Responsabilidade Socioambiental

Pré-visualização | Página 1 de 3

AOL 4 – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
1. Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir: 
“A noção de corrente se refere aqui a uma maneira geral de conceber e de praticar a educação ambiental. Podem se incorporar, a uma mesma corrente, uma pluralidade e uma diversidade de proposições. Por outro lado, uma mesma proposição pode corresponder a duas ou três correntes diferentes, segundo o ângulo sob o qual é analisada.” 
Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: 
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf>. Acesso em: 21 de out 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir. 
I. As correntes de educação ambiental estão divididas em dois grupos: tradicional e recente, que se subdividem em vinte correntes. 
II. As correntes de educação ambiental apresentam uma pluralidade de proposições inerentes a cada contexto em que foram criadas, mas todas possuem em comum a preocupação com o meio ambiente. 
. 
III. As correntes de educação ambiental reconhecem a importância da educação para promover o equilibro ambiental. 
IV. As correntes de educação ambiental discutem os meios de promover o desenvolvimento sustentável sob um viés capitalista. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II.
2. 
I e III.
3. 
II e IV.
4. 
III e IV.
5. 
II e III.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir: 
“‘[...] Há um entendimento, equivocado, de que os seres humanos estão afastados dessa natureza e que não depende da biodiversidade e nem dos ciclos [da matéria e do fluxo de energia]. A Educação ambiental entra como uma ferramenta de extrema importância para que nós possamos compreender o nível de dependência do funcionamento do ecossistema e tentar reequilibrar o relacionamento do ser humano com o seu meio’, explicou a pesquisadora.” 
Fonte: Só Notícias. Universidade fará debate on-line sobre educação e conservação ambiental em Mato Grosso. Mato Grosso, [s. d.]. Disponível em: <https://www.sonoticias.com.br/educacao/universidade-fara-debate-on-line-sobre-educacao-e-conservacao-ambiental-em-mato-grosso/>. Acesso em: 23 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As discussões sobre educação ambiental remetem a um antigo e amplo histórico nacional e internacional. 
II. ( ) O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado na Rio-92. 
. 
III. ( ) A educação ambiental não é neutra, e sim ideológica, constituindo-se como ato político. 
IV. ( ) A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, promovendo a transformação e a construção da sociedade. 
V. ( ) A educação ambiental trata das questões nacionais críticas e de suas causas internas sob uma perspectiva horizontal. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, V, F.
2. 
V, V, V, V, F.
Resposta correta
3. 
F, V, F, F, V.
4. 
F, F, V, F, V. 
5. 
V, V, F, V, F.
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir: 
“A falta de articulação entre as diversas partes do complexo administrativo para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que a adoção de ferramentas de coordenação e efetivação das práticas de responsabilidade socioambiental: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
resulta no uso exagerado de matéria-prima, força de trabalho e infraestrutura, entre eles, equipamentos e imóveis. 
2. 
estimula a construção e organização do conhecimento e dos objetivos de aprendizagem.
Resposta correta
3. 
fomenta as hierarquias institucionais e as relações de poder entre setores, políticas e segmentos sociais.
4. 
prejudica o uso de recursos orçamentários, pois se torna mais difícil de evitar a corrupção entre os grupos de trabalho;
5. 
constrói espaços que prejudicam a comunicação e a troca de experiências, dificultando o estabelecimento de conceitos, objetivos e direções comuns.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir: 
“Mas a sua maior valorização [dos produtos de plástico] e consequentemente, a redução de seu desperdício, passa pelo fortalecimento do elo entre a indústria, as cooperativas e as recicladoras. Essa conexão é necessária para que, entre outras coisas, esta cadeia esteja, cada vez mais, preparada para atender a crescente necessidade da indústria por desenvolvimento de produtos com material reciclado de alto valor agregado.” 
Fonte: BROM, A. A indústria do plástico e as cooperativas de reciclagem: fechando o ciclo da economia circular. [s. l.], 2020. Disponível em: <https://www.segs.com.br/demais/259418-a-industria-do-plastico-e-as-cooperativas-de-reciclagem-fechando-o-ciclo-da-economia-circular>. Acesso em: 30 out 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O cooperativismo está claramente relacionado com o conceito de responsabilidade socioambiental. 
II. ( ) O conceito de unidade das cooperativas permeia a ideia de parceria, cooperação e colaboração na realização do trabalho. 
III. ( ) O cooperativismo possui relação com dois dos três pilares da sustentabilidade. 
IV. ( ) A atuação responsável socioambientalmente nas comunidades é algo novo para as cooperativas. 
V. ( ) O cooperativismo está apoiado em cinco valores, sendo eles equidade, solidariedade, justiça social, liberdade e democracia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V.
Resposta correta
2. 
F, V, V, F, F.
3. 
V, F, F, V, V.
4. 
V, F, V, V, F.
5. 
F, V, V, F, V.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir: 
“Em agosto, a instituição financeira cooperativa Sicredi inaugurou sua primeira agência em Osasco, na Grande SP, para oferecer aos moradores da região uma forma mais igualitária e menos onerosa de exercer a prática bancária, proporcionando inclusão e educação financeira e acesso a um rol variado de serviços e produtos a valores e taxas mais competitivos na comparação com os bancos tradicionais. Mas os benefícios do cooperativismo de crédito não param por aí.” 
Fonte: Jornal Contábil. Principais diferenças e vantagens do Cooperativismo de crédito. [s. l.], 2020. Disponível em: <https://www.jornalcontabil.com.br/principais-diferencas-e-vantagens-do-cooperativismo-de-credito/>. Acesso em: 19 out. de 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os princípios cooperativistas são adesão livre, gestão democrática, distribuição dos lucros, autonomia e independência, promoção da educação, promoção do capital social e cooperação entre as cooperativas. 
II. O princípio da distribuição dos lucros traz a ideia de que o lucro deve ser distribuído igualmente entre a comunidade local, pois todos controlam o capital das cooperativas. 
III. As cooperativas promovem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.