Buscar

EXERCÍCIOS SOBRE O TRATADO DE TORDESILHAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS SOBRE O TRATADO DE TORDESILHAS
Questão 1
Explique qual o impacto causado pelas descobertas feitas por Cristóvão Colombo nas relações políticas entre Portugal e Espanha.
Questão 2
Qual foi e como funcionava o primeiro acordo diplomático firmado entre espanhóis e portugueses no que se refere à exploração de novas terras e rotas marítimas?
Questão 3
Qual a possível relação entre a anulação da Bula Intercoetera e a possível descoberta do Brasil, pelos portugueses, antes de 1500?
Questão 4
(Unicamp-SP)
Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo". (Citado por VICENTINO, Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 1991.)
a) O que foi o tratado de Tordesilhas?
b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?
 
Respostas:
1 ) Ao descobrir terras à Oeste, a Espanha se estabeleceu como concorrente direta de Portugal na exploração de novas terras e no controle de novas rotas comerciais. Até os fins do século XV, os portugueses empreenderam a expansão marítima comercial sem a competição de nenhuma outra nação do mundo. Desse modo, os portugueses acreditaram que poderiam ser prejudicados com a inserção dos espanhóis nesse tipo de atividade.
2 ) No  ano de 1493, sob a tutela do papa Alexandre IV, os governos de Portugal e Espanha firmaram a assinatura da chamada Bula Intercoetera. Por esse acordo, uma linha imaginária de 100 léguas a leste do arquipélago de Açores dividiria os domínios lusitanos e hispânicos. A parte a oeste ficaria sob a posse da Espanha e os territórios a leste seriam dominados pelos portugueses.
3 ) Em primeiro plano, devemos destacar que Portugal estranhamente exigiu a negociação de um novo tratado que viesse a satisfazer os seus interesses. Nesse sentido, pode-se pensar que uma nova informação ou descoberta impeliu a Coroa Portuguesa a ameaçar militarmente os espanhóis, caso um novo acordo não fosse realizado. Desse modo, a assinatura do Tratado de Tordesilhas poderia ser um modo de garantir a posse do território brasileiro antes que sua “descoberta” fosse oficialmente anunciada. 
4 ) a) Foi o tratado, assinado por Portugal e Espanha, que definiu as fronteiras coloniais a serem exploradas a partir do contexto das Grandes Navegações.
b) Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.

Outros materiais