2008_1a.Prova_T.Residuos_Solidos_2o.Sem
1 pág.

2008_1a.Prova_T.Residuos_Solidos_2o.Sem


DisciplinaResíduos Sólidos Urbanos30 materiais172 seguidores
Pré-visualização1 página
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola Politécnica
 Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente-DRHIMA
 Disciplina: EEH 602 Resíduos Sólidos 2º. Período 2008
Prof. Álvaro Cantanhede
 1ª. Prova 			 17/09/08
Nome: _________________________________________________________________
1ª. Questão: O acondicionamento do lixo é de responsabilidade do usuário ou do prestador do serviço de coleta? Cite três aspectos da importância de prover o acondicionamento adequado do lixo. Comente-os resumidamente. (2,0 pts) 
 
2ª Questão: Qual a finalidade da determinação das características do lixo? Cite quatro características importantes, físicas e/ou químicas, com seus respectivos valores (faixas) típicos aproximados. (2,0 pts)
3ª Questão: O que se entende por Gestão Integrada de Resíduos Sólidos? Quais as etapas básicas técnico-operacionais de um sistema de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos? Mostre com gráfico esquemático. Mencione três atores relevantes envolvidos na Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. (3,0 pts) 
 
4ª Questão: Comente a notícia: "Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latinhas de alumínio" Como a chamada síndrome "NIMBY" dificulta a implantação de aterros sanitários? (1,0 pts) 
5ª. Questão: Cite pelo menos 4 elementos a considerar para a elaboração de um Plano de Coleta Domiciliar. Explique sucintamente. Discuta, de forma sumária, as. 
 vantagens e desvantagens entre a coleta diurna e noturna. (2,0 pts)