Buscar

ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA INSTRUMENTOS LEGAIS - APOL - NOTA 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Analise o seguinte trecho de texto:
“A Constituição Federal de 1988, no capítulo próprio da educação, criou as condições para que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, assumisse esse conceito já no § único do art. 11 ao assinalar a possibilidade de o Estado e os municípios se constituírem como um sistema único de educação básica. Mas a educação básica é um conceito, definido no art. 21 como um nível da educação nacional e que congrega, articuladamente, as três etapas”.
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica é dividida em três etapas, assinale a alternativa que apresente quais são elas:
Nota: 10.0
	
	A
	Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Você acertou!
Comentário: A educação básica é dividida em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (livro-base, p. 29-30).
	
	B
	Educação infantil, ensino técnico e graduação.
	
	C
	Ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
	
	D
	Ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante.
	
	E
	Ensino fundamental, graduação e pós-graduação.
Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte extrato de texto:
“A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende três etapas: a educação infantil [...], o ensino fundamental [...] e o ensino médio [...]. Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas”.
.
Conforme o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, a educação básica é dividida em três etapas, cada uma com características e objetivos próprios. Sabendo disso, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Educação Infantil
2. Ensino Fundamental
3. Ensino Médio
( ) A entrada se dá aos 6 anos de idade, com duração de 9 anos.
( ) É dividida em creches e pré-escolas, tem como propósito o desenvolvimento total da criança.
( ) Pode chegar a 5 anos de duração na modalidade profissional técnica.
( ) Para crianças da primeira e segunda infância, porém não obrigatório de 0 a 3 anos de idade.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 3
	
	B
	3 – 2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, a sequência correta é: 2 – 1 – 3 – 1. Educação infantil - é dividida em creches e pré-escolas, tem como propósito o desenvolvimento total da criança; para crianças da primeira e segunda infância, porém não obrigatório de 0 a 3 anos de idade. Ensino fundamental: Ingresso aos 6 anos de idade, com duração de 9 anos. Ensino médio: Pode chegar a 5 anos de duração na modalidade profissional técnica (livro-base, p. 29-30).
	
	E
	1 – 2 – 2 – 3
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio”.
Conforme os conteúdos do livro-base Gestão e Docência, as modalidades da educação básica são:
I. Educação regular, educação profissional e tecnológica.
II. Educação de pessoas com necessidades educativas especiais.
III. Educação de jovens e adultos e educação a distância.
IV. Educação escolar indígena e educação do campo.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II, III e IV
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas, de acordo com o livro-base: “Educação regular e educação profissional e tecnológica; Educação de pessoas com necessidades educativas especiais; Educação de jovens e adultos e educação a distância; Educação escolar indígena e educação do campo” (livro-base, p. 31).
	
	E
	I e IV
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte citação:
“A gestão democrática da escola, contemplada como exigência no seu Projeto Político Pedagógico, na Constituição Federal, assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, presume que as relações de poder dentro das instituições de ensino devam gerar integração, cooperação e participação, e, para isso, as propostas precisam ser construídas e reconstruídas pelas próprias pessoas envolvidas com a escolarização”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas sobre o conceito de simplificação do ser humano no contexto escolar, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A gestão escolar deve prezar pela simplificação do ser humano, visando valores meritocráticos.
	
	B
	O ambiente escolar deve ser genérico e a gestão deve ser feita de maneira hegemônica.
	
	C
	Escolas devem prezar pela simplificação do ser humano, visto que se caracterizam pela coletividade do ambiente.
	
	D
	Escolas são como ilhas, devem atuar de forma descentralizada, prezando por valores exclusivos.
	
	E
	Escolas não devem ser como fábricas, mas sim levar em consideração a complexidade do ser humano, inclusive no momento da gestão.
Você acertou!
Comentário: As escolas não são instituições semelhantes às fábricas e, por isso, não suportam a simplificação do ser humano, como fazem algumas empresas. As escolas não são ilhas, portanto atuam em conexão umas com as outras; isso constitui complexas redes educacionais que estão submetidas à legislação (livro-base, p. 24).
Questão 5/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Constituído em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Ele surgiu para garantir a proteção efetiva de meninas e meninos brasileiros sob os cuidados de uma legislação específica”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa que apresenta a definição de criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente:
Nota: 10.0
	
	A
	Indivíduo com até 12 anos incompletos de idade.
Você acertou!
Comentário: O ECA define criança como o sujeito com até 12 anos incompletos de idade.
	
	B
	Sujeito com até 6 anos completos de idade.
	
	C
	Pessoa com até 14 anos incompletos de idade.
	
	D
	Sujeito com até 3 anos completos de idade.
	
	E
	Indivíduo com até 9 anos completos de idade.
Questão 6/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Em 5 de outubro de 2018, nossa Constituição Federal, que marcou a redemocratização do país depois de mais de 20 anos de ditadura militar, [completou] 30 anos. O documento trouxe uma série de avanços nos direitos dos cidadãos brasileiros. Entre eles, Educação e Saúde para todos”.
De acordo com o livro-base Gestão e Docência, sobre a Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir:
I. Garante a educação como um direito social do indivíduo.
II. Garante a gratuidade do ensino e a existência de escolas públicas e privadas.
III. Considera a educação um dever que deve ser cumprido pelos pais.
IV. As condições de acesso e de permanência do aluno na escola são omitidas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, II, III
Você acertou!
Comentário: “No art. 6 da Constituição, a educação é tida como um direito social do indivíduo. Em seção específica sobrea educação, outras questões são tratadas, como a gratuidade do ensino e a existência de escolas públicas e privadas. Vale lembrarmos que a educação, ainda que seja um direito, é um dever [que] faz crianças, adolescentes e jovens estarem na escola. Por isso, quando os pais não matriculam os filhos menores de idade na escola, ficam passíveis de penalidades. [...] A Constituição também dispõe que devem ser dadas condições de acesso e de permanência ao educando na escola” (livro-base, p. 27).
	
	E
	I, III e IV
Questão 7/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte afirmação:
“Nas diversas instâncias do Poder Público – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – pode-se perceber um esforço no sentido do atendimento às demandas sociais por educação básica, porém de forma focalizada e restritiva”.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa que apresenta os elementos que constituem a legislação educacional:
Nota: 10.0
	
	A
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você acertou!
Comentário: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais (livro-base, p. 24).
	
	B
	Código Civil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal; Lei de Responsabilidade Fiscal; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	D
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Estatuto da Cidade.
	
	E
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Consolidação da Leis do Trabalho; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Questão 8/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A necessidade da atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais surgiu da constatação de que as várias modificações – como o Ensino Fundamental de nove anos e a obrigatoriedade do ensino gratuito dos quatro aos 17 anos de idade – deixaram as anteriores defasadas. Estas mudanças ampliaram consideravelmente os direitos à educação das nossas crianças e adolescentes e também de todos aqueles que não tiveram oportunidade de estudar quando estavam nessa fase da vida”.
De acordo com o livro-base Gestão e Docência, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As DCN são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da educação brasileira, possuem diversas diretrizes e metas a serem atingidas em um período de 10 anos.
	
	B
	O Brasil estabeleceu as DCN para estruturar com maior especificidade as questões das disciplinas e do currículo escolar.
Você acertou!
Comentário: O Brasil estabeleceu as DCN para estruturar com maior especificidade as questões das disciplinas e do currículo escolar (p. 37).
	
	C
	As DCN regulam todas as escolas, sua última versão foi aprovada em 1996, e traz como princípio prioritário a liberdade de pensamento.
	
	D
	As DCN têm com princípios norteadores apenas o que é profissional e de interesse do Estado.
	
	E
	As Diretrizes Curriculares Nacionais falam sobre todos os direitos e deveres de crianças e adolescentes.
Questão 9/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na terça-feira (30) que os ‘recursos futuros’ da educação superior ‘vão ser direcionados para a pré-escola ou para a educação básica’. Ele justificou a mudança de foco afirmando que, durante a campanha eleitoral, essa foi a prioridade defendida por Jair Bolsonaro (PSL)”.
De acordo com o livro-base Gestão e Docência, a educação básica é dividida em três etapas; a saber: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O ensino médio, a partir de 2009, vigora como optativo, e tem a única função de preparar para o mercado de trabalho.
	
	B
	A educação infantil funciona em meio período, justamente para não transparecer seu caráter assistencialista.
	
	C
	Todo o ensino fundamental fica a cargo dos estados, por essa razão, tem como característica primária a linearidade.
	
	D
	As últimas políticas educacionais da área buscaram retardar a entrada da criança na escola.
	
	E
	Uma parte do ensino fundamental é responsabilidade dos municípios e outra fica a cargo dos estados.
Você acertou!
Comentário: Existem ainda as questões de que uma parte do ensino fundamental fica a cargo dos municípios e outra dos estados (p. 30).
Questão 10/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte afirmação:
“Nas diversas instâncias do Poder Público – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – pode-se perceber um esforço no sentido do atendimento às demandas sociais por educação básica, porém de forma focalizada e restritiva”.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência, assinale a alternativa que apresenta os elementos que constituem a legislação educacional:
Nota: 10.0
	
	A
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você acertou!
Comentário: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais (livro-base, p. 24).
	
	B
	Código Civil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal; Lei de Responsabilidade Fiscal; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	D
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Estatuto da Cidade.
	
	E
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Consolidação da Leis do Trabalho; Diretrizes Curriculares Nacionais.

Outros materiais