Buscar

ventilaçao mecanica

Prévia do material em texto

Ventilação mecânica é o suporte oferecido ao paciente por meio de um aparelho, o ventilador, auxiliando-o em sua ventilação e em suas trocas gasosas. Quais as indicações de ventilação mecânica? Reverter a hipoxemia: A ventilação mecânica deve ser instituída quando não é possível manter uma SaO2 acima de 90%, mesmo após a oferta de oxigênio por máscara. Reverter a hipercapnia e a acidose respiratória Em pacientes agudos a retenção de gás carbônico, levando a acidose respiratória, é indicação de ventilação mecânica. Reverter ou prevenir atelectasias Em pacientes com respirações superficiais (ex: pós-operatório, doenças neuromusculares). Permitir sedação e/ou curarização Para realização de cirurgias ou outros procedimentos na UTI. Reduzir a pressão intra-craniana.
3 - Quais são as fases dos ciclos respiratórios na ventilação mecânica? As fases dos ciclos ventilatórios são determinadas pela abertura e fechamento de duas válvulas: válvula de fluxo ou inspiratória, válvula de exalação. Assim tem-se: Disparo É a transição da fase expiratória para a inspiratória. Ocorre pela abertura da válvula de fluxo e fechamento da válvula de exalação. Fase inspiratória
Fornecimento do fluxo inspiratório pelo ventilador ao paciente, pressurizando o sistema respiratório.
Ciclagem: É a transição da fase inspiratória para a expiratória. Ocorre, então, fechamento da válvula de
fluxo e abertura da de exalação. Fase expiratória A pressão positiva no sistema respiratório será equilibrada com a atmosférica.
4 - Quais são as formas de disparo do ventilador? Existem duas formas básicas de disparo do ventilador, ou seja, de início da fase inspiratória: 1. A partir da freqüência respiratória ajustada (fator tempo):
o Ao se escolher a freqüência respiratória, estabelece-se a periodicidade com que há disparo do ventilador. Por exemplo, quando se ajusta a freqüência em 10 irpm, 6 segundos após o último disparo, um novo deve ocorrer. 2. A partir da sensibilidade ajustada, que reconhece o esforço do paciente: o A sensibilidade pode ser ajustada em pressão ou fluxo. 
5 - Quais são as formas de ciclagem do respirador? A ciclagem do respirador, ou seja, sua passagem da fase inspiratória para a expiratória pode se dar pelas seguintes variáveis: 1. Volume corrente o A ciclagem ocorre quando um volume corrente pré-estabelecido foi ofertado ao paciente. 2. Tempo inspiratório o A ciclagem ocorre após um determinado período de tempo pré-estabelecido. 3. Fluxo inspiratório o A ciclagem ocorre quando o fluxo inspiratório é reduzido para um valor previamente estabelecido.
6 - Entre o disparo e a ciclagem do ventilador, como ocorre a fase inspiratória? A fase inspiratória é aracterizada pelo fornecimento do fluxo inspiratório pelo ventilador ao paciente, o que pode ocorrer de iferentes formas. Em alguns casos, o operador escolhe este fluxo e ele é oferecido ao paciente sem que haja qualquer participação deste.
.7 - Entre a ciclagem e o disparo do ventilador, como ocorre a fase expiratória? A fase expiratória é empre passiva. Quando é alcançado o fator de ciclagem, interrompe-se o fluxo inspiratório e abre-se a válvula de exalação. Como a pressão alveolar está positiva (supra-atmosférica), o ar desloca-se dos alvéolos para a atmosfera, até que as pressões se equilibrem, ou em zero ou em um nível ajustado de PEEP (do inglês, positive end expiratory pressure).
8 - Com base nas variáveis de disparo e de controle da inspiração, como podem ser classificados os ciclos ventilatórios? Os ciclos ventilatórios básicos são: controlados, assistidos ou espontâneos. Ciclos controlados Todas as fases, disparo, controle do fluxo e ciclagem, são determinadas pelo ventilador. Ciclos assistidos O paciente apenas dispara o ventilador, mas o controle do fluxo e a ciclagem são dados pelo aparelho. Ciclos espontâneos O paciente é responsável pelo disparo do ventilador e influencia diretamente no fluxo recebido e na ciclagem.
9 - Com base na ciclagem e no controle da inspiração, como podem ser classificados os ciclos ventilatórios? Com base na ciclagem e no controle da inspiração, os principais tipos de ciclo ventilatório são: Volume-controlado Uma vez disparado o ciclo (controlado ou assistido), o ventilador fornece um fluxo previamente escolhido, até que se alcance um volume corrente, também pré-determinado, que é o fator de ciclagem. Pressão-controlada uma vez disparado o ciclo (controlado ou assistido), o ventilador fornece um fluxo para que se alcance uma pressão de vias aéreas pré-estabelecida. Esta pressão é mantida durante toda a inspiração, cuja duração é determinada em segundos pelo operador (ciclada a tempo). Pressão de suporte Uma vez disparado o ciclo (sempre pelo paciente), o ventilador fornece um fluxo para que se alcance uma pressão de vias aéreas pré-estabelecida (a pressão de suporte). 
10 - Como são classificadas as modalidades ventilatórias? Ventilação mecânica controlada: todos os ciclos são controlados Ventilação mecânica assisto-controlada: permite ciclos controlados ou assistidos.
Ventilação mandatória intermitente sincronizada: permite ciclos controlados, assistidos ou espontâneos.
11 - Quais são as características da ventilação mecânica controlada? Na ventilação mecânica controlada todos os ciclos são disparados pelo ventilador, em função da freqüência ajustada pelo operador. Não há ajuste de sensibilidade e assim o ventilador não responde aos estímulos do paciente. A impossibilidade do paciente de disparar o ciclo inspiratório torna esta modalidade muito desconfortável e, portanto, praticamente não utilizada, exceto quando o paciente não tem comando respiratório (“drive”) ou este se encontra abolido por sedação e bloqueio neuromuscular. Mesmo nestes casos pode-se utilizar a modalidadeassisto-controlada ajustando a freqüência respiratória no nível desejado.
12 - Quais são as características da ventilação mecânica assisto-controlada? Os ciclos controlados
são iniciados pelo ventilador, sendo a periodicidade determinada pela freqüência respiratória ajustada (ex: em uma freqüência de 10, 6 segundos após o último disparo o respirador oferta um ciclo controlado). Os ciclos assistidos são deflagrados pelo paciente, quando ele exerce um esforço maior do que a sensibilidade ajustada (vide pergunta sobre sensibilidade). Assim, se o paciente executar esforços em intervalos inferiores ao estabelecido para que ocorra um ciclo controlado, todos os ciclos serão assistidos; por outro lado, se ele não disparar o aparelho após o intervalo estabelecido pela freqüência respiratória, o mesmo oferta um ciclo controlado
13 - Quais são as características da ventilação mandatória intermitente sincronizada A SIMV é uma modalidade ventilatória que permite a combinação de ciclos assistidos ou controlados com ciclos espontâneos. Ao se ajustar a freqüência respiratória na SIMV, estabelecem-se janelas de tempo dentro das quais o primeiro ciclo será assistido ou controlado e todos os demais serão espontâneos. Por exemplo, em um paciente ventilado em SIMV com freqüência de 6 respirações por minuto, estabelecem-se janelas de 10 segundos. O primeiro esforço do paciente identificado dentro desta janela dispara um ciclo assistido, nos demais ele respira espontaneamente, em geral assistido por uma pressão de suporte. Se, no entanto, ao final dos 10 segundos da janela de tempo, não houver disparo pelo paciente, o respirador fornece um ciclo controlado. 
14 - O que é a ventilação mecânica volume-controlada? é modalidade ventilatória caracterizada pelo fornecimento de um fluxo inspiratório, que é definido pelo operador, durante um determinado tempo, suficiente para ofertar um volume corrente também estabelecido pelo operador.
15 - Na ventilação volume-controlada (VVC), quais são os parâmetros ajustados pelo operador e quais são os decorrentes destes ajustes? Em toda modalidade ventilatória, alguns parâmetros são ajustados pelo operador e então fornecidos pelo aparelho, enquanto outros são dependentes da interação desses ajustes com as característicasdo paciente. 
 Ventilação volume-controlada – parâmetros ajustados Fração inspirada de oxigênio (FIO2) Freqüência respiratória mínima Sensibilidade Volume corrente Fluxo inspiratório PEEP Pausa inspiratória. Parametros secundários aos ajustes: Freqüência respiratória total Tempo expiratório Relação inspiraçãoexpiração Pressão de pico Pressão de platô.
22 - O que é a pausa inspiratória e qual o objetivo de seu ajuste? A pausa inspiratória é um intervalo de tempo, ajustado pelo operador, durante o qual o não há fluxo, nem inspiratório e nem expiratório, e o volume corrente que foi ofertado ao paciente é mantido no interior dos pulmões. A pausa inspiratória é fundamental na medida da mecânica respiratória, pois é ao final dela que se mede a pressão de platô, usada no cálculo da complacência e da resistência do sistema respiratório.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes