Buscar

Trabalho 1 - Eco. Fin. II - (Respostas)

Prévia do material em texto

1. Descreva as políticas econômicas abordadas na aula ( livro texto – 2.1; 2.2;  2.3) e defina o mercado de crédito (livro texto – 4.2). Faça uma apresentação de como estas políticas interferem no mercado de crédito.
A  economia de um pais é comandada por seu governo, basicamente através de instrumentos de política monetária, fiscal ou cambial.
O Banco Central em geral é o encarregado pela política monetária e, para isso, conta com 3 instrumentos: (I) taxa de depósitos compulsórios, (II) operações de open market e (III) política de redesconto/empréstimos de liquidez.
(I) A taxa de compulsórios consiste na porcentagem do total de depósitos que cada banco não poderá emprestar, sendo obrigado a manter no BC de forma a limitar sua alavancagem. Ao reduzir esta taxa, por exemplo, aumenta-se a quantidade de dinheiro disponível na economia, pressionando para baixo os juros, num movimento expansionista.
(II) Nas operações de open market, o Banco Central compra ou vende títulos da dívida publica de forma a controlar a taxa de juros de curto prazo da economia. Trata-se de um instrumento amplamente usado, devido a sua alta agilidade e efeito rápido sobre os mercados. A compra de títulos, por exemplo, injeta liquidez na economia, expandindo o volume de meios de pagamento disponíveis, consequentemente reduzindo as taxas de juros. Analogamente, quando o objetivo for contracionista, a autoridade monetária emite títulos, limitando a oferta monetária da economia.
As colocações destes títulos, quando feitas pela primeira vez, constituem o chamado mercado primário - que é por sua vez, um importante meio de se controlar a oferta de moeda e o custo do dinheiro. Para isto, o BC coordena leiloes periódicos, que podem ser formais (envolvendo todas as instituições interessadas) ou informais (onde negocia-se apenas com os dealers, que em seguida repassarão aos demais players do mercado). Os leiloes informais são utilizados para operações compromissadas, onde o BC negocia títulos assumindo o compromisso de resgatá-los em um prazo fixado (em geral no overnight); já os leiloes formais envolvem operações definitivas, onde os títulos são incorporados na carteira do adquirente. No mercado secundário, ocorre a renegociação dos títulos adquiridos no mercado primário, onde os poupadores não podem participar.
Os dealers são instituições financeiras credenciadas a operar diretamente com o Governo na negociação de títulos públicos. Para isso, precisam apresentar um volume mínimo de operações, além de elevado padrão ético.
(III) Quando eventualmente uma instituição enfrenta aumento grande de demanda por recursos por parte de seus depositantes, o Banco Central se dispõe a realizar os chamados empréstimos de liquidez, de forma a equilibrar seu caixa. O custo destas operações é a taxa de redesconto. A determinação desta taxa tem impacto no nível de liquidez da economia, bem como sobre os juros cobrados pelos bancos comerciais. Quanto maior a taxa de mercado em relação a taxa de redesconto, mais o bancos irao querer ofertar crédito
A política monetária exerce forte influencia sobre o mercado de crédito. Uma intervenção expansionista (redução do compulsório ou compra e títulos no mercado aberto, por exemplo) irá elevar a liquidez da economia, reduzindo a taxa de juros e, consequentemente, aumentar a demanda por crédito.
A política fiscal envolve decisões voltadas para os gastos e receitas do setor público. Assim, para atingir seus objetivos macroeconômicos, o governo determina a carga tributária e o planejamento de suas despesas. Uma alíquota de impostos mais elevada, por exemplo, reduz a renda disponível dos consumidores, impactando negativamente a demanda agregada. Por outro lado, uma expansão dos gastos públicos impulsiona a demanda agregada, contribuindo positivamente para a renda do pais. Tais medidas também exercem, obviamente, efeito sobre o orçamento do governo. Uma redução da carga tributaria combinada com um aumento dos gastos, por exemplo, gera um déficit nas contas publicas, que geralmente é coberto por emissão de moeda ou títulos públicos, o que eleva a dívida publica.
É importante observar que tanto a colocação de títulos como a emissão de moeda irão alterar o volume de meios de pagamento e as taxas de juros praticadas nesta economia (e, consequentemente, o mercado de crédito). Desta forma, torna-se imperativo que a política fiscal seja planejada em conformidade com a política monetária em praticada.
A política cambial consiste na administração das taxas de câmbio, destinada a equilibrar o funcionamento da economia e seu balanço de pagamentos. Para tanto, a autoridade monetária realiza operações cambiais de acordo com as diretrizes do modelo escolhido para o pais (câmbio fixo, flutuante, currency board, etc.).
Em uma economia de câmbio fixo, o valor da moeda é atrelado a um referencial como ouro ou dólar. O Banco Central efetua operações cambiais para manter a paridade inalterada, o que traz maior previsibilidade para o comercio internacional e, por outro lado, anula a capacidade de execução de política monetária, uma vez que todos os seus instrumentos voltam-se para o objetivo de manter o câmbio fixo.
O câmbio flutuante já apresenta maior instabilidade, mas propicia maior agilidade no tratamento de eventuais desquibilibrios economicos, alem de nao inviabilizar a política monetária.
No system de currency board, a autoridade monetária lastreia a emissão de moeda nacional em uma reserva de moeda estrangeira, comprometendo-se a efetuar o câmbio a uma cotação fixa.
O mercado de crédito envolve a concessão e tomada de crédito por pessoas físicas e empresas através de operações tipicamente realizadas por bancos (comerciais e múltiplos). As instituições bancárias podem fazê-lo através de vários produtos, dentre os quais estão o desconto de duplicatas e notas promissórias (adiantamento de recebíveis por meio da cessão de seus direitos. O credor do título negocia para receber o dinheiro antes do vencimento, aceitando um deságio sobre o valor de face), contas garantidas (equivale a uma conta com limite garantido pelo banco;), Hot Money (empréstimos de curto prazo para cobrir necessidade de caixa), Vendor (vendedor recebe a vista do banco o valor da venda e o comprador paga ao banco a prazo), ACC (banco adianta aos exportadores recursos lastreados nestes contratos firmados com importadores estrangeiros; assim as exportadoras podem ter seus recursos antecipados), etc.
2. Apresente as instituições normativas e de intermediação que influenciam este mercado de crédito, descrevendo sua função/atuação.
Instituições Normativas:
Conselho Monetário Nacional: encarregado de formular a política monetária e de crédito para atender aos interesses econômicos e sociais do pais. Para tanto, assume funções legislativas das instituições financeiras publicas e privadas e processa o controle do sistema financeiro. É um órgão apenas normativo, não desempenhando nenhuma atividade executiva. Neste escopo, direciona a política cambial e supervisiona as operações envolvidas, visando o controle da taxa de câmbio e o equilíbrio no balanço de pagamentos.
Banco Central: órgão responsável pela execução das políticas estabelecidas pelo CMN, bem como pela fiscalização do Sistema Financeiro Nacional (fiscaliza e impõe disciplina ao mercado com limites, penalidades e regras de conduta). Para executar a política monetária, controla as operações de redesconto, os depósitos compulsórios, a emissão de moeda, e efetua operações de títulos públicos no mercado aberto.
CVM: autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que visa a normatização e o controle do mercado de valores mobiliários. Atua sob a orientação do CMN e seus integrantes são nomeados pelo Presidente da República (quatro diretores, além de um presidente). Suas atividades abrangem instituições financeiras, empresas de capital aberto e investidores.
Banco do Brasil: sociedade anônima de capital misto com exercido pela União, sendo o principal agente financeiro do Governo Federal em sua política creditícia e financeira.Assim, realiza pagamentos da União, recebe tributos, depósitos compulsórios e voluntários. Também atua como banco comercial, de investimento e desenvolvimento (financiamentos direcionados e fomento a diferentes regiões e setores)
BNDES: principal instrumento de execução da política de financiamento de médio e longo prazo do Governo Federal. Promove incentivos, através de linhas de crédito, para o avanço de empresas consideradas de interesse ao desenvolvimento do pais. O BNDES possui quatro subsidiarias que recentemente se fundiram originando a BNDESPAR, cujo objetivo é promover a capitalização da empresa nacional por participações acionarias. Ao invés de conceder um financiamento, adquire ações das empresas, injetando recursos próprios para financiar os investimentos. Em seguida, vende as ações adquiridas no mercado.
CEF: auxilia na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Bacen. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo CMN. Tem sua atuação voltada para sua função social, sendo o principal agente do SFH, centraliza operações como o FGTS e o PIS, além de ser agente pagador também do Bolsa Família. Atua no financiamento de obras publicas, especialmente voltadas para o saneamento básico. Também é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil.
Instituições de intermediação:
Englobam os bancos comerciais, múltiplos e caixas econômicas.
Os bancos comerciais são sociedades anônimas que executam operações de crédito de forma a atender as necessidades de capital de giro das empresas. Possuem a capacidade de criação de moeda na economia através do multiplicador monetário.
Os bancos múltiplos surgiram com a evolução dos bancos comerciais, impulsionada pelo crescimento do mercado. Havia interesse por parte destas instituições em formar grandes conglomerados, pois a escala permitia que houvesse ganhos de sinergia nas operações. O conceito de banco múltiplo consiste na acumulação de pelo menos 3 funções (banco comercial e pelo menos mais outras duas).
Já as instituições consideradas não bancárias são aquelas que não apresentam a capacidade de emissão de moeda ou meios de pagamento. Os bancos de investimento são os grandes disponibilizadores de créditos de médio e longo prazos no mercado, suprindo a necessidade de empresas que necessitam de recursos para investimento. Por isso, suas operações costumam ser maiores. Além de seus próprios recursos, esses bancos também captam via emissão de CDBs, vendas de cotas de fundos de investimento, empréstimos, etc.
Existem também os bancos de desenvolvimento, que consistem em instituições publicas que visam promover o desenvolvimento econômico de determinada região através do fomento ao setor privado com operações de empréstimo, financiamento, garantias, etc.
3. Faça o levantamento das principais taxas cobradas atualmente no mercado de crédito em seus diversos produtos (levante ao menos 5 taxas e produtos descrevendo o que são, tais como: taxa básica Selic, taxa crédito livre para PF e PJ, crédito subsidiado para PF e PJ. Fonte: site BC).
SELIC – Taxa básica de juros da economia brasileira, por ser usada em operações entre bancos e ter influência sobre os juros da economia como um todo. Ela é resultante da média diária das negociações de títulos públicos federais e é definida mensalmente belo BCB. A taxa SELIC é quanto o BCB paga para tomar empréstimos de bancos e portanto é usada para controle da inflação. Quanto maior estiver menor o interesse de bancos de emprestar para a população. Também é usada para controlar os investimentos estrangeiros no país. Quanto mais alta, maior são os investimentos estrangeiros no país.
Taxa DI – CETIP: taxa de referência no mercado de juros, calculada e divulgada pela CETIP. É apurada diariamente com base nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros prefixados, pactuados por um dia útil e registrados e liquidados pela CETIP. Sua base é de 252 dias e é expressa em “a.a.”.
TJLP (criada em 1994) – é fixada trimestralmente pelo CMN e divulgada pelo BCB. É calculada com base em dois parâmetros: meta de inflação calculada pro rata para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa, e um prêmio de risco.
TR (criada em 1991) – serve como referência dos juros praticados no mercado financeiro. Utilizada para remunerar contas do FGTS, poupança e contratos de financiamento imobiliários. Calculada pela média das taxas dos CDB's das 30 instituições com maior volume de captação destes papéis - e um redutor. Sua variação nunca será negativa.
IGP-M – Calculado mensalmente pela FGV através de uma média ponderada do Índice Nacional da Construção Civil; Índice de Preços ao Consumidor; e Índice de Preços por Atacado. A cada mês o índice é calculado por três vezes, as duas primeiras sendo prévias e a última o resultado definitivo para o mês. Período de coleta: do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência.
IGP-DI – Calculado através de uma média ponderada do Índice de Preços por Atacado; Índice Nacional da Construção Civil; e Índice de Preços ao Consumidor. O “DI” (Disponibilidade Interna) vem do fato do índice representar apenas as variações de preços em território brasileiro. Período de coleta: entre os dias 1 e 30 do mês de referência.
4. Procure informações do mundo real financeiro e escolha um produto e uma taxa para captar 1MM de Reais que serão usados para montar o fundo de administração de recursos que a dupla de alunos fará no decorrer do curso. 
Itaú Hot Money – Empréstimo feito para atender as necessidades imediatas de caixa de sua empresa. O dinheiro é creditado no ato da contratação e o pagamento é efetuado em uma única parcela composta do valor emprestado mais os juros do período.
Data de Contratação: 06/03/2012
Valor do Limite: R$ 1.000.000,00
5. Informe o valor a ser pago pelo empréstimo no dia 20 de junho. Suponha que o empréstimo começou dia 6 de março e o tomador do empréstimos terá os encargos de IOF e taxa de crédito do banco (se houver). É importante levantar a forma que o produto define como se calcula o juros para se chegar ao valor final devido.
Vencimento da Parcela: 20/06/2012
Valor da Parcela: R$ 1.192.920,00
Tarifa de contratação: R$ 250
IOF: R$ 8.146
Taxa de Juros Remuneratórios: 5.46%
Custo efetivo total: 5.37% a.m. (30 dias) ou 88.98% a.a. (365 dias)

Outros materiais