Buscar

aps pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com relação ao caso acima, as terapias complementares que auxiliarão no desenvolvimento do caso são Acupuntura e Yoga.
Acupuntura tem ação local e sistêmica. Suas ações promovem relaxamento muscular, analgesia e combatendo a inflamação, em poucas sessões pode ajudar no quadro de dor e contraturas. Em um nível central a acupuntura modula a liberação de neurotransmissores e hormônios neurais, liberando opioides endógenos. Neste modo, a acupuntura não está apenas relacionada com o alivio da dor, mas também em um método seguro inclusive para idosos e gestantes, diminuindo em longa escala o uso de medicamentos e pode também ser usada a longo prazo como um complemento do tratamento ortopédico.
 A yoga por ter como combinação a postura e movimentos fluidos a respiração consciente, esta terapia ajuda a alongar e relaxar os músculos e com isso melhora a elasticidade dos músculos, tendões e promove uma melhora no fluxo sanguíneo.
Estudos apontam que a prática de yoga promove maior consciência corporal, o que resulta a melhorar a postura, evitando assim possíveis desalinhamentos das vertebras. A yoga também auxilia no desenvolvimento da força muscular.
Posturas de Yoga para aliviar a lombalgia:
Postura da montanha (Tadasana)
Paciente deve estar na posição vertical, com pernas e pés unidos – dedões se tocando, e braços relaxados ao lado do corpo, mantendo suas costas e cabeça o mais retas possíveis. Olhando para frente e concentrando-se em sua respiração. Este exercício ajuda a desenvolver a postura e estabilidade, além de alinhar a coluna lombar e ajudar com a lombalgia.
Posição da ponte (Urdhva Dhanurasana)
Paciente deve estar em decúbito dorsal com joelhos flexionados e apoiados no chão, alinhados com a largura dos quadris e os pés alinhados paralelamente. Em uma posição confortável, deve flexionar os cotovelos e apoiar as mãos, alinhadas com a largura dos ombros, ao lado da cabeça com os dedos voltados para os ombros. Em seguida deve elevar os quadris e esticar os braços formando uma posição de ponte. Permanecendo na posição e respirando profundamente pelos menos três vezes. Este exercício contribui para o fortalecimento da musculatura lombar, pernas e glúteos.
Postura do cachorro olhando para baixo (Adho mukha svanasana)
O paciente deve colocar as palmas das mãos e as solas dos pés no chão, e com as costas sempre retas, em seguida elevar os quadris para que seu corpo forme um triângulo.
Mantendo o olhar entre as pernas ou na direção da barriga. Caso o paciente precise de ajuda para se equilibrar, deve-se abrir os dedos das mãos para ter mais apoio.
Este exercício auxilia a abrir o peito, além de melhorar o alongamento do abdômen e de toda a extensão da coluna, melhorando a lombalgia.
Postura da prancha (Kumbhakasana)
Deve colocar os joelhos e as palmas das mãos apoiados no chão, de modo que fiquem alinhados com seus ombros e coloque os pés para trás, mantenha a ponta dos pés firmes, seguindo a largura dos quadris. Abra bem os dedos das mãos e mantenha a posição. Neste exercício existe a possibilidade de deixa-lo mais dinâmico, para isso deixe seu corpo estabilizado, inspire e eleve uma das pernas acima da linha da coluna, contraia o glúteo. Expire enquanto leva o o joelho da perna estendida de volta a posição. Repita quantas vezes quiser, contando que esteja confortável.
Esta postura ajuda a fortalecer o core e auxilia também na parte muscular importante a ser trabalhada, uma vez que esse grupo muscular é responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco durante qualquer movimento.
Artigos científicos de buscados para este trabalho:
http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/80000
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/311413/1/Castro_CeciliaMuzettide_M.pdf
https://www.centrobrasileiro.com.br/?page_id=784
https://www.scielosp.org/article/sausoc/2017.v26n1/300-311/
acessados no dia 19/09/2020

Outros materiais