Buscar

Atividade Formativa III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE FORMATIVA III
ORIENTAÇÃO: Desenvolver um texto dissertativo com até 20 linhas sobre “Para onde Vamos como Pedagogos”? Perspectivas para o ano de 2030.
NOME DO ALUNO: Juliana Pereira Ribeiro de Melo
REDAÇÃO:
A formação pedagógica encontra-se cada vez mais em expansão e mais diversificada, devido às crescentes mudanças nos paradigmas presentes na sociedade, o que tem gerado novas necessidades educacionais.
Diante disso, inclusive para perspectivas até o ano de 2030, é preciso que os pedagogos sejam capazes de se manterem atualizados e capacitados, sobretudo para se adequarem aos processos de inclusão, garantindo a valorização das diferenças no meio educacional.
Nos dias atuais ser pedagogo desperta uma série de dúvidas e questões, a final isso é comum em todas as profissões e na educação não seria diferente. Constantemente nos perguntamos o que nos espera em sala de aula e para onde vamos como pedagogos? Perguntas como assim nos faz observar como está a situação em que se encontra a educação brasileira, pode -se notar um crescente número de evasão escolar e resultados de aprendizagem não muito agradável. Isso desperta em nós futuros profissionais da educação perspectivas positivas em querer contribuir para o progresso da educação, enxergando a possibilidade de mudanças significativas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e superação dos obstáculos encontrados hoje nas escolas brasileiras. Podemos esperar uma sociedade com um índice de analfabetismo pequeno em 2030, mas isso só será possível se nós professores junto com a sociedade buscar do estado mais políticas públicas que possibilite meios para que todos tenham acesso e permanência a educação como determina a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Assim almejaremos novos sonhos como pedagogos, uma vez que são estes sonhos que nos move dentro da sociedade. E como diz Paulo Freire “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”, com esse pensamento de vemos criar possibilidades dentro das nossas perspectivas como futuros pedagogos compro missados com a educação.

Outros materiais