Buscar

Analisando o livro a doença do trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisando o livro a doença do trabalhador eu identifiquei o seguinte:
Os pedreiros estão sujeitos quase às mesmas doenças dos que trabalham a cal, porque quando extinguem a cal viva, jogando água sobre ela, para construir paredes ou para rebocá-las, é sempre a mesma cal que têm na mão, ainda que extinta, não podendo evitar de respirar pelo nariz e pela boca partículas tenuíssimas que se evolam e que irritam a boca, a garganta e os pulmões, levando a um mau estado de saúde.
Ninguém ignora a propriedade da cal que ocupa o primeiro lugar entre os alcalinos, propriedade que bem conhecem aqueles que têm querido habitar casa recentemente rebocada, o que acarreta gravíssimos males. Célebre é a história de Hermócrates, segundo Hipócrates, o Divino Preceptor: “Hermócrates que se deitara junto a um muro novo, foi atacado por forte febre”. Valésio, seguindo as pegadas de Galeno, no comentário dessa história, disse que é uma infantilidade querer crer que Hipócrates havia escrito propositadamente aquela expressão “muro novo”, querendo atribuir a ela a causa da doença que abateu o referido Hermócrates. Mas Epifânio Ferdinando e Mercurial nas “Preleções Pisanis” não pensam assim sobre as palavras de Hipócrates, porque, na realidade, nada é tão perigoso quanto habitar casa recentemente construída com cal, cujo risco muitos já têm experimentado, quer sufocados, quer atacados de febre, com surdez e tonteira, como Hermócrates, que morreu no 27o dia da doença.
Eu não vejo que cuidados possam precaver esses distúrbios, além de pequenos lenços colocados sobre a boca e o nariz enquanto a tratam ou a molham com água, para não serem forçados a respirar uma grande nuvem de pó. Ao mesmo tempo, não será inútil beber água fresca para aplacar a sede e, desse modo, minorar o ardor da garganta.

Outros materiais