Buscar

Artigo de opinião sobre a Amazônia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Artigo de opinião sobre a Amazônia.
Ana Beatriz Bertan 3°A 29/04/2021
Amazônia e o início de sua destruição
 A Amazônia é um dos biomas mais ricos em biodiversidade, considerado a maior em todo o Planeta, possuindo um conjunto de ecossistemas. Envolvendo a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, cobre boa parte do noroeste brasileiro e se estende até a Colômbia. Por envolver tamanha biodiversidade, um olhar econômico cresce diante tal região. Sendo explorada, matando o bioma brasileiro. 
 O desmatamento na Amazônia não é uma prática atual. Se manteve preservado até a década de 1970, passando a sofrer com a retirada da cobertura vegetal a partir desse período. A construção da Rodovia Transamazônica, entre 1969 e 1974, foi uma dos contribuintes para o início do desmatamento. Ao longo dos anos, tal prática apresentou declínio e aumento. 
 Esse bioma exerce influência no equilíbrio ambiental do mundo todo e sua preservação é indiscutivelmente essencial para que esse equilíbrio seja mantido, pois a destruição contribui para o aquecimento global, favorece o empobrecimento de solos, assoreamento dos rios e processos erosivos.
 Diante de tantos fatos, observamos que o olhar econômico em cima dessa região deve ser interrompido, pois se o mesmo for mantido, o Planeta será destruído. A preservação deve ocorrer, para que todos os países estejam em vantagem, porque do que adianta riquezas em um mundo que não pode ser habitado? Não adiantará de nada. A Terra precisa desse bioma preservado, juntamente com toda a população. O desmatamento deve acabar!

Outros materiais