Buscar

AULA 2 - Patologias do sistema renal 18-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

18/08/2020
ANATOMIA PATOLOGICA – 2º SEMESTRE 2020
PATOLOGIAS DO SISTEMA RENAL:
->Anomalias do desenvolvimento:
Aplasia (agenesia): ausência de tecido renal reconhecido; unilateral ou bilateral.
- Sendo unilateral, é possível sobrevida, desde que o rim existente seja normal, sendo diagnosticado apenas como achado de necropsia. Sendo bilateral, é incompatível com a vida, pois o organismo precisa dos rins para filtramento do sangue.
- Comum em dobermann, pinscher e beagle
Hipoplasia: desenvolvimento incompleto dos rins, pouca quantidade de nefróns. Unilateral ou bilateral, sendo ambos possíveis sobrevida, porem o diagnostico varia com a quantidade de nefros disponíveis em cada rim hipoplásico.
- Atinge suínos, potros, cães e gatos.
Displasia: anormalidade de organização estrutural; diferenciação celular anormal; presença de estruturas não envolvidas na nefrogênese (tecidos não renais); RARA, genético. Pacientes insuficientes renais crônicos. – Arquitetura tecidual anormal, presença de tecidos que não deveriam estar ali. Unilateral ou bilateral, podendo afetar todo o rim ou ser focal
- Acomete shih-tzu, lhasa apso e terries, ainda quando são filhotes.
Rins ectópicos: não está no local normal, ou seja, migração renal anormal durante o desenvolvimento fetal. Normalmente é unilateral. O rim vai parar a cavidade pélvica ou em posição inguinal. Hidronefrose secundaria, por obstrução de ureter.
Acomete suínos e cães.
Rins fundidos: em formato de ferradura, pois os ruins vão se fusionar (polos craniais ou polos caudais) durante a nefrogênese. Morfologia fica estranha, rins grandes com dois ureteres, mas função normal.
Cistos renais: congênitos ou adquiridos. Distensões esféricas, de parede fina e tamanho variável, principalmente dos túbulos corticais ou medulares, preenchidos por líquido. Ocorrem no córtex ou na medula renal (fora ou dentro do rim). Únicos ou múltiplos. PODEM OU NÃO INTERFERIR NA FUNÇÃO RENAL (quando exterior, normalmente não causa interferência, mas quando cortical ou medular, pode interferir, dependendo do tamanho e quantidade). 
- Congênito: é decorrente de displasia renal ou outra anomalia.
- Adquirido: sequela de fibrose intersticial renal ou outras doenças renais que causam obstrução intratubular.
- Comum em suínos e bovinos.
Rins policísticos: número absurdo de cistos que envolvem vários néfrons, os quais comprimem o parênquima renal, comprometendo sua função.
- Congênitos em suínos, cães West terrier e collie e gatos persas (Doença Renal Policística).
->Doenças do glomérulo:
Glomerulonefrite imunomediada: deposição de imunocomplexos no glomérulo. Comum que ocorra a destruição da arquitetura renal. Diagnostico in vivo é presuntivo.
- FelV, Pif, piometra e doenças autoimunes como o lupos.
->Doenças da pelve renal:
Hidronefrose: dilatação da pelve renal por obstrução do fluxo urinário, podendo ser uni ou bilateral. Iatrogênica, má formação congênita do ureter, obstrução por cálculos renais, neoplasias.
- Unilateral normalmente é causada por castração malfeita em cadelas (ligação cirúrgica do ureter - iatrogênica). Possui a progressão mais lenta, tendo chances de sobrevida, desde que seja realizado a retirada desse rim antes que ele estoure.
- Bilateral ocasiona morte por uremia.
Pielonefrite: pus/inflamação dos néfrons. Infecção bacteriana da pelve com extensão nos túbulos renais e inflamação concomitante intersticial. Infecção ascendente a partir do trato urinário interior (ureteres, bexiga) ou descendente (via hematogenica).
- Cistite precisa ser tratada o quanto antes, ou pode formar uma pielonefrite!!!
Neoplasias: primarias (raras, menos de 1% dos casos: adenomas, oncocitomas, carcinomas, papilomas, fibromas / fibrossarcomas, hemangiossarcomas), mas comumente achadas são as metastáticas (carcinomas, sarcomas, linfomas). 
->Doenças parasitarias: 
Dioctofimose: Dioctophyma renale, parasito nematroide, chegando até a 100cm. Acomete vários animais, ocasionando a destruição total do parênquima renal, sendo que normalmente apenas um rim é parasitado e o rim sadio acaba sofrendo hipertrofia para compensar a falta do que foi destruído.	
->Obstruções:
Litíase renal: cálculo renal. Massas solidas formadas por minerais e sais ácidos que se aglutinam na concentração da urina, causam dor intensa quando se movimentam e podem causar hematúria. As causas não são conhecidas, mas a genética é importante determinante.

Outros materiais