A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
DIREITO DO TRABALHO II - DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

Pré-visualização | Página 3 de 5

particulares de um determinado grupo, deve estar cadastrado como pessoa jurídica em cartório civil.
Constituição de sindicatos: Liberdade de formação dos sindicatos; criação de um sindicato goza de liberdade; liberdade da constituição; sendo vedada expressamente a interferência do estado – Art. 8, CF.
Princípio da unicidade sindical 
Precisa de um controle para esse princípio ser resguardado;
A partir da constituição de 88 foi adquirido o direito de greve, as convenções, negociações coletivas, liberdade sindical.
Não existe liberdade plena, embora a constituição tenha dito isso.
Unicidade sindical: art 8º, II, CF
É vedada a criação de mais de uma organização sindical em qualquer grau (sindicato, federação, confederação), representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior a área de um município.
No mínimo o sindicato deve abranger um município
Brasil não ratificou a convenção internacional de 87 – OIT.
Sumula 677 - até que lei venha dispor a respeito, incube ao Ministério do Trabalho proceder ao registro das entidades sindicais e zelar pela observância do princípio da unicidade.
Órgãos constitutivos:
A lei não pode exigir autorização do estado para fundar sindicato, ressalvado registro em órgão competente - órgão competente ministério do trabalho - sumula 677 - vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.
Órgãos indispensáveis para formação de qualquer associação:
Assembleia geral- é responsável pela criação do sindicato, bem como conduzir os seus interesses traçando os limites e modos do exercício da representação da categoria.
OBS:Ela necessariamente deve existir para decidir diversos assuntos de diversas naturezas - interesses da classe; fase para deflagrar uma greve, uma greve não pode ser deflagrada sem assembleia, negociação coletiva e aviso prévio. Greve sem assembleia é greve arbitrária (ilícita).
Diretoria executiva - obrigatória; responsável pelo cumprimento das deliberações da assembleia geral, além das finalidades que lhes são atribuídas. Executar as deliberações quem saem da assembleia geral.
OBS: A diretoria executiva é obrigatória, podendo existir outras, tais como, da comunicação, da saúde, etc.
Conselho Fiscal - Exerce um controle interno de gestão financeira da entidade.
Outras diretorias/órgãos podem existir:
Comissão da mulher
Receitas dos sindicatos (de onde sai o dinheiro):
Contribuição sindical (ANUAL) - até o advento da reforma trabalhista era a única receita compulsória/obrigatória. 
Art 579; Lei 13.467/2017 - Contribuição passou a ser facultativa e esta condicionada a autorização prévia e expressa do trabalhador ou do empregador. A contribuição é recolhida de uma só vez anualmente correspondendo a um dia de trabalho para os empregados, e a uma importância proporcional ao capital social da empresa conforme artigo 580 da CLT.
Era considerado tributo, pois era obrigatório, feria a liberdade sindical (contribuição compulsória).
Ocorre que o fim da obrigatoriedade pode levar ao fim não só das contribuições, mas também dos sindicatos. (Opinião da prof)
Dois requisitos - previamente avisado que o trabalhador quer contribuir e de forma expressa.
Contribuição confederativa (EVENTUAL) - Tem como fim o custeio do sistema confederativo. Art. 8º, IV, CF. Só pode ser cobrada dos filiados do sindicato e ainda assim o filiado pode negar a contribuição. Sumula 666 do STF que diz expressamente que a contribuição federativa só pode ser cobrada dos filiados e estes podem se opor.
Contribuição assistencial (taxa de reforço, taxa sindical ou taxa de fortalecimento sindical) (EVENTUAL) - Visa custear atividades dos sindicatos. Normalmente vem com uma norma coletiva. Ex: custear uma greve, custear negociação coletiva...
OBS: não se confunde com contribuição sindical.
Mensalidade sindical (MENSAL) - mês, pago mensalmente, paga mensalmente pelo filiado, associado...
Aos associados, poderão ser privilegiados por determinados serviços como assistência jurídica, medica ou odontológica, em valores baixos ou até mesmo de graça, demonstrando a vantagem em filiação.
Pode fazer distinção entre o associado e o não associado – nos casos supracitados – consultas, etc.
O que o sindicato não pode fazer é tratar de forma diferenciada na convenção coletiva os associados e não associados
(Não pode em uma empresa ter tratamento diferenciado entre associados e não associados - dois tratamentos distintos para dois empregados).
Honorários advocatícios - As demandas que os advogados defendem nos sindicatos judicialmente. Definição - lei 5.584/70
Prevê pagamentos de honorários advocatícios sucumbências ao advogado do sindicato que estiver assistindo ou representando trabalhador vencedor em demanda judicial. A parte adversária vencida é condenada nos respectivos honorários, até o advento da reforma de 2017, somente nesta hipótese era cabível em honorários advocatícios, ou seja, se o advogado fosse de sindicato.
O sindicato pode ter atividades econômicas com fim de receitas.
Ex: sindicato dos bancários possui uma quadra que usam para alugar, teatro.
SIMPOJUD – CHACARA.
CENTRAIS SINDICAIS
São da classe trabalhadora, não tem sindicatos e categoria profissional especifica.
Previsão legal - Lei 11.648/2008
Conceito: entidade de representação geral (todos) dos trabalhadores, de natureza de direito privado e composto por organizações sindicais de trabalhadores que escolhem a central sindical que querem se filiar.
Atribuição: 
(não fazem parte do sistema confederativo)
 
Coordenar a representação dos trabalhadores por meio das organizações sindicais à central filiadas.
Participar de negociações nos espaços de diálogo social que possuam composição de seguimentos da sociedade nos quais a pauta seja de interesse geral dos trabalhadores.
Não é coordenar diretamente, é através das organizações sindicais: assembleias, reuniões, estratégias para luta da classe trabalhadora. 
Ex: para aumentar o salário mínimo o governo normalmente se reúne com as centrais sindicais.
Voz da classe trabalhadora de uma forma geral.
Soluções dos conflitos coletivos de trabalho.
Autocomposição, 
heterocomposição e 
autotutela. 
Regras e princípios próprios
Não existe na relação jurídica um mais frágil, os dois são iguais.
Sindicato de trabalhador e de empregador são entes iguais, contratantes coletivos equivalentes, não tem diferença nas características e natureza.
Meio de solução: arbitragem, na coletiva é possível, na individual não. Recebendo a partir de 11.000 e tantos reais pode arbitragem
Meios/formas de soluções dos conflitos coletivos de trabalho:
(Regido pelo direito coletivo do trabalho)
AUTOCOMPOSIÇÃO : ocorre quando o conflito é solucionado pelas próprias partes sem intervenção de outros agentes no processo de pacificação da controvérsia. Verifica-se pelo despojamento recíproco dos interesses das partes conflitantes. A espécie de autocomposição é a negociação coletiva de trabalho.
Forma de compor conflito coletivo sem intervenção de terceiro, diferente da heterocomposição.
NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO (meio de autocomposição): Forma mais nobre de negociação, evita conflitos. Cuida de conflitos coletivos, para que não tenha necessidade de ir para justiça.
Negociação coletiva:
1- Meio de autocomposição de interesses realizada através dos entes coletivos representantes das categorias profissional e econômica, com o fim de fixar condições de trabalho e regulamentar as relações trabalhistas entre as partes, adequando às peculiaridades das categorias envolvidas. É um processo democrático de solução pacífica como verdadeira expressão da liberdade e autonomia sindical.
Onde se busca conciliar interesses opostos e expressa autonomia e liberdade - a autonomia privada coletiva de trabalho, pois assegura aos sindicatos o poder de criar normas jurídicas (pluralismo jurídico), através dos acordos e convenções coletivas de trabalho.
2- Constituição Federal

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.