Buscar

Atividade Contextualizada A M

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise de Mercado
Aluna: Hamanda da Silva Queiroz
Professor: Humberto Caetano Cardoso 
Tutor: José Ricardo Oliveira
Matrícula: 01183586
Curso: Administração
As vantagens e desvantagens na utilização de IoT
O termo Internet das Coisas, foi criado pelo londrino Kevin Ashton, um cientista da computação que trabalhava no ano de 1999, na Procter & Gamble, ele teve a idéia de usar esse acrônimo, visando causar impacto numa reunião com executivos da Gillette, onde propunha tags de radiofrequência para serem utilizados nos produtos comercializados pela empresa.
A IoT funciona por meio de uma rede conectando objetos físicos, permitindo a troca de informações entre eles. Vou citar alguns exemplos e benefícios na sua aplicação: O monitoramento no fornecimento de energia e água, auxiliando na identificação de escassez ou distúrbios na distribuição, inclusive acionando as equipes de manutenção por meio de sensores interligados com uma rede de sistemas, e que também podem criar gráficos estatísticos e relatórios dessas ocorrências. O mesmo pode ser utilizado no saneamento básico, no recolhimento local de lixo e coleta seletiva, possibilitando o aperfeiçoamento do tratamento dos resíduos, através de uma estação de separação automatizada, por identificação de materiais, implementada com a reutilização de refugo por empresas parceiras, impulsionando a economia local.
	Na área da saúde hospitalar, educação, comércio e indústria conectando pessoas, e contribuindo para o desenvolvimento das atividades com eficácia, trazendo novas maneiras de realizar tarefas, otimizando a forma como expandimos o mundo em que convivemos, e nos permitindo ultrapassar limites na evolução humana.
	Esse mundo de possibilidades nos traz grandes desafios, essa geração de dados massiva, para a utilização de IoT no nosso dia a dia, deveria gerar cautela entre os usuários, pois a segurança de informações pessoais se tornou uma das grandes preocupações nesse contexto. A tramitação de dados financeiros por exemplo entre transações bancárias, como o Pix. O crime evoluiu, nos meios cibernéticos vitimiza vários usuários e entusiastas dessas tecnologias onde a IoT vem sendo aplicada. Um outro exemplo bastante preocupante é o vazamento de imagens e vídeos nas contas de redes sociais, e-mails e câmeras instaladas em residências ou empresas, alvos de hackers que visam chantagear as vítimas, ofertando o resgate em troca de dinheiro.
Mas apesar dos riscos, acredito que a internet das coisas é uma realidade permanente ao nosso convívio, e com os ajustes realizados, nos será alcançável grandes feitos evolutivos com a sua utilização. 
 
	
Referências bibliográficas
 https://ead.pucgoias.edu.br/blog/internet-das-coisas
https://www.youtube.com/results?search_query=vantagens+e+desvantagens+de+IOT+internet+das+coisas
https://www.migalhas.com.br/depeso/306299/internet-das-coisas---iot-e-privacidade-de-dados---desafios-tecnicos--juridicos-e-operacionais-para-o-compliance

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes