Buscar

AVALIAÇÃO SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa que representa uma visão de mundo calcada no Etnocentrismo: (Ref.: 202103559657)
	
	
	
	
	Partilha a importância do encontro de etnias diferentes , tomando como princípio o respeito à alteridade
	
	
	Está centrado na idéia de etnia e valoriza quaisquer encontros culturais que partlhem experiências concretas, tendo como eixo a relação multicultural e os desdobramentos dela advindos
	
	
	Centra-se na valorização do discurso da alteridade como único válido, o que faz rever os princípios de seu próprio grupo
	
	
	É liberal, alternativa e fundada em uma perspectiva humanista, a partir do reconhecimento de diferentes etnias
	
	
	Percebe a realidade a partir de referências advindas de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsiderando a alteridade e percebendo os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		Qual o objeto de estudo da sociologia? (Ref.: 202104336952)
	
	
	
	
	As diferenças de costumes e valores de um lugar para outro.
	
	
	As relações de poder que se estabelecem na sociedade.
	
	
	As diferentes culturas do mundo.
	
	
	As relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio de instituições sociais.
	
	
	As diferenças de costumes e valores de um grupo para outro.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		"Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento." Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de:  (Ref.: 202104140154)
	
	
	
	
	solidariedade social
	
	
	consciência de classe
	
	
	consciência coletiva
	
	
	solidariedade orgânica
	
	
	alienação
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		Em uma sociedade, baseada na divisão do trabalho,cujas relações dos órgãos sociais não estejam regulamentadas, o sentimento de interdependência se amortece; as relações se tornam precárias e as regras indefinidas, caracterizando o estado de anomia. Portanto, Durkheim vê a divisão do trabalho social como fator integrador da coesão social. (Sociologia da educação ¿ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
 Corresponde à perspectiva durkheimiana, as seguintes afirmações:
I. a ordem social é mantida porque há uma divisão social do trabalho
II. a ordem social é mantida porque a consciência individual é frágil
III. a ordem social é mantida porque existe o fortalecimento da consciência coletiva
IV. a ordem social é mantida porque está presente a autoridade tradicional
V. a ordem social é mantida porque a função que o indivíduo desempenha é o que marca o seu lugar na sociedade
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
 (Ref.: 202103556630)
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I, III e V
	
	
	I, III e IV
	
	
	II e V
	
	
	II, IV e V
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		A obra do alemão Karl Marx marcou como um corte de navalha o pensamento ocidental do séc. XIX. Seu objeto de pesquisa fundamental, para não dizer o único foi à sociedade capitalista do seu tempo. (...) Ele observou que havia um processo histórico em curso que, enquanto levava a burguesia à condição de classe dominante, expropriava dos trabalhadores manuais seus instrumentos de produção e seus saberes (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 32). Segundo Marx, ao serem submetidos a este duplo processo de expropriação, que envolvia as ferramentas e o próprio saber relacionado à produção, os trabalhadores seriam levados a um quadro de:  (Ref.: 202103788477)
	
	
	
	
	Dominação.
	
	
	Alienação.
	
	
	Conflito social.
	
	
	Espoliação.
	
	
	Psicopatia.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Na concepção de Marx, as ideias que os indivíduos incorporam, na sociedade capitalista, implicam numa visão imprecisa ou falsa da realidade. Isto acontece na medida em que a consciência que os trabalhadores constroem sobre o seu próprio modo de vida tende a ser profundamente influenciada: (Ref.: 202103777662)
	
	
	
	
	pelos dogmas e rigidez das religiões
	
	
	pelos valores das classes oprimidas
	
	
	pelos valores da correntes filosóficas
	
	
	pelas teses e descobertas cientificistas
	
	
	pelos valores das elites burguesas
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		Na visão de Weber, a ação social é: (Ref.: 202104163533)
	
	
	
	
	Ação humana específica na educação.
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada aos animais.
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada a outros indivíduos.
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada ao mundo.
	
	
	Qualquer ação humana.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		No trecho abaixo Gaudêncio Frigotto, o filósofo e pedagogo brasileiro, faz dura crítica a forma como tem sido desenvolvidas as políticas de ensino profissionalizante no país. Ele denuncia que essas políticas atendem apenas aos interesses do mercado e não as finalidades próprias da educação, ou seja, a formação do cidadão. "... Em 1963, no curto governo João Goulart, em razão da carência de trabalhadores qualificados, criou-se o Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (Pipmo), que foi transitório e de curta duração. Veio o golpe civil-militar e esse programa durou dezenove anos. O que é espantoso é que, cinquenta anos depois, a grande política do Estado brasileiro na formação profissional dos jovens e adultos reedita o Pipmo, com as mesmas características, mas com um volume muito maior de recursos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Essas políticas, sem a base do ensino médio, constituem um castelo de areia. A meta até 2014 anunciada pelo Ministério da Educação é de 8 milhões de vagas, a maioria no Sistema S, especialmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com o aporte de dinheiro público do BNDES de R$ 1,5 bilhão, pavimenta-se esse castelo, mas continuaremos negando a efetiva cidadania política, econômica, social e cultural à geração presente e futura de nossa juventude. Na expressão de Florestan Fernandes, "continuaremos a ser um Brasil gigante com pés de barro". Vale dizer, um gigante econômico com uma democracia efetiva frágil e formal e uma sociedade absurdamente desigual." (Gaudêncio Frigotto, artigo publicado no Le Monde Diplomatic, em março de 2013)
 Essa forma de pensar a educação tem estreita relação com um conceito weberiano. Identifique qual proposição que melhor expressa essa correspondência:
 (Ref.: 202103812127)
	
	
	
	
	Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional alternativo a racionalidade da sociedade capitalista, que busca a formação do sujeito histórico e crítico, capaz de transformar a sua realidade.
	
	
	Refere-se a Pedagogia do Treinamento, voltada para a formação de um tipo de indivíduo culto a partir de uma educação de caráter abrangente, com implicações na própria qualidade de vida do indivíduo.
	
	
	Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
	
	
	Refere-se a Pedagogia do Cultivo, voltada para a formação de um tipo de indivíduo culto a partir de uma educação de caráter abrangente, com implicações na própria qualidade de vida do indivíduo.
	
	
	Refere-se a Pedagogia do Treinamento, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		De acordo com Antonio Gramsci,era necessário desfazer a separação entre "intelectuais" e "pessoas simples", porque apenas aqueles tidos como intelectuais ocupavam postos de comando na administração do Estado e na sociedade civil, concentrando mais poder. Para o autor estes intelectuais representavam os interesses daquelas que seriam as classes dominantes. Para defini-los Gramsci elaborou o conceito de: (Ref.: 202103777676)
	
	
	
	
	Intelectual orgânico
	
	
	Intelectual tradicional
	
	
	Intelectual funcionalista
	
	
	Pensador sistematizador
	
	
	Líder Carismático
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		 A imagem abaixo faz uma crítica sobre o predomínio da cultura:
 (Ref.: 202104426087)
	
	
	
	
	Inclusiva.
	
	
	 Selvagem.
	
	
	Indígena.
	
	
	 Humana.
	
	
	Digital.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes