Buscar

Procedimentos 9 e 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Procedimentos
Preparo de soluções
Procedimentos
	Preparação de 250ml de solução 0,10 mol L-1 de NaOH
	Foi calculada a massa de NaOH usando uma espátula de porcelana e um vidro de relógio. Em seguida, a massa foi colocada em um béquer de 100ml contendo 50ml de água destilada e dissolvida com o auxílio de um bastão de vidro. Após ser dissolvido, a solução de NaOH foi transferida para um balão volumétrico de 250ml tomando-se o cuidado de manter a temperatura igual à do ambiente, com resfriamento e agitação constantes. O volume da solução foi completado até o menisco de referência e o balão volumétrico foi agitado para homogeneizar a solução.
	Observação qualitativa do pH
	3ml da solução de NaOH foram transferidos para um béquer, em que foi mergulhada a ponta de um papel tornassol vermelho. Em seguida, medimos o pH da solução usando um papel indicador universal e comparamos o resultado obtido com os cálculos teóricos. Foram então adicionadas duas gostas de solução alcoólica de fenolftaleína e guardamos a solução de NaOH em um frasco especialmente destinado para isto.
	Preparação de 100ml de solução 0,10 mol L-1 de HCl
	Foi calculado o volume de HCL necessário para o preparo da solução. 
	Em um balão de 100ml, adicionamos 30ml de água destilada e transferimos o ácido clorídrico concentrado para este balão com o auxílio de uma bureta de 25,00ml. Aos poucos adicionamos ao balão água destilada até alcançar o menisco de referência, completando o volume do balão. Então, balão volumétrico foi agitado para homogeneizar a solução.
	Observação qualitativa do pH
	3ml da solução de HCl foram transferidos para um béquer e foi mergulhada a ponta de um papel tornassol azul na solução. Em seguida, medimos o pH da solução usando um papel indicador universal e comparamos o resultado obtido com os cálculos teóricos. Foram então adicionadas duas gostas de solução alcoólica de fenolftaleína e guardamos a solução de HCl em um frasco especialmente destinado para isto.
Padronização de soluções ácidas e básicas
Procedimentos 
	Padronização da solução de NaOH com solução padrão de Hidrogenoftalato de Potássio
	Foi tomada uma bureta lavada e feito o ambiente com água destilada. Em seguida, a bureta foi presa no suporte apropriado. Com o auxílio de um funil de colo curto enchemos a bureta com a solução de NaOH preparada anteriormente até um pouco acima do traço que indica zero ml. Tomamos o cuidado para não deixar bolhas de ar no bico da bureta ou aderidas às suas paredes internas. Em seguida, abrimos a torneira da bureta até que o nível da solução ficasse exatamente no traço que indica zero ml.
	Em um béquer de 50ml, foi colocada uma pequena porção de solução padrão de hidrogenoftalato de potássio 0,100 mol L-1 e com esta solução ambientamos uma pipeta de 10ml. Pipetamos 10ml de solução padrão e transferimos para um erlenmeyer de 250ml, onde também adicionamos 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e agitamos. A solução da bureta foi deixada escoar lentamente sobre a solução do erlenmeyer agitando constantemente até a persistência de uma coloração rosa. O volume de NaOH utilizado foi anotado. Essa titulação foi repetida mais duas vezes e então tiramos a média dos volumes de NaOH gastos. Como duas das três medidas de volume não diferiram mais que 0,1ml, não foi necessário repetir a titulação mais uma vez. Com base nos dados obtidos foi calculada a concentração, em quantidade de matéria, da solução de NaOH.
	Padronização da solução de HCl com solução padronizada de NaOH
	Realizamos o mesmo procedimento descrito anteriormente em Padronização da solução de NaOH com solução padrão de Hidrogenoftalato de Potássio, porém, a solução utilizada no béquer foi de HCl e não Hidrogenoftalato de Potássio. 
	Com base nos dados obtidos, calculamos a concentração, em quantidade de matéria, da solução de HCl.
	
	
Referências
Marinho, Igor., Meirelles, Laura.; “Química Ensino Médio e Pré-Vestibular” – Volume 2. Ed. Lógica., Belo Horizonte (2008).
Apostila Práticas de Química Geral, 2º Semestre/2009. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas – UFMG.
Vogel, Arthur Israel.; “Química Analítica Qualitativa”; Ed. Mestre JOU – São Paulo, SP (1981). 5ª Edição.

Outros materiais