A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Princípios Jurídicos nas Organizações A1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Dissertativa A1
 Princípios Jurídicos nas Organizações
Instruções
Importante:
Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.
Este teste não está mais disponível, pois o curso foi concluído. 
Histórico de tentativas
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MAIS RECENTE 
	Tentativa 1 
	 minutos 
	1 de 1 
Pontuação deste teste: 1 de 1 
Enviado 3 de nov de 2020 em 12:24 
Esta tentativa levou minutos. 
 
Pergunta 1 
1 / 1 pts 
Leia o texto a seguir:
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira, 13 de junho, que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero  (Links para um site externo.)passe a ser considerada um crime.
Dez dos onze ministros reconheceram haver uma demora inconstitucional do Legislativo em tratar do tema. Apenas Marco Aurélio Mello discordou.
Diante desta omissão, por 8 votos a 3, os ministros determinaram que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89), que hoje prevê crimes de discriminação ou preconceito por "raça, cor, etnia, religião e procedência nacional.
(BARIFOUSE, Rafael. STF aprova a criminalização da homofobia. BBC News Brasil em São Paulo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47206924. Acesso em: 11 jul. 2019)
 
Considerando o texto apresentado e o princípio da vedação ao non liquet, pelo qual o juiz não pode deixar de julgar um caso por não saber como decidir, atenda ao que se pede nos itens a seguir:
a) Explique o que é a hermenêutica jurídica e qual é a sua importância para o direito.
b) Indique qual tipo de hermenêutica jurídica o STF conferiu ao caso em tela e justifique sua resposta.
c) Explique o que significa integração do direito, apresente os métodos de integração do direito e indique quais deles foi utilizado na decisão do STF, justificando sua resposta.
Sua Resposta: 
A) A hermenêutica jurídica,  é a ciência que busca interpretar o Direito, revelando seu sentido e fixando o alcance das normas jurídicas   .   A sua importância para o direito , e a Interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal, Sua função é fixar o sentido e o alcance da norma jurídica. 
 
B)  Interpretação extensiva: é aquela que amplia o sentido da      norma, alcançando algumas situações
que não estavam previstas nela.
 
C) O  significa integração do direito consiste em traduzir normas jurídicas em medidas ou mecanismos concretos que possibilitem seu cumprimento e adotar os meios necessários para torná-las efetivas.
- Normativa a analogia
- O Supremo Tribunal Federal (STF)  com a finalidade de integração da lei, ou seja, a aplicação de dispositivos legais relativos a casos análogos, ante a ausência de normas que regulem o caso concretamente apresentado.
Pontuação do teste: 1 de 1

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.