Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Tipos de E-COMMERCE

Pré-visualização | Página 1 de 1

E-COMMERCE
Senac
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
Claudio Barcelos Santos
E-COMMERCE
O QUE É O E-COMMERCE?
Resumindo, o e-commerce funciona como uma loja virtual, através da qual o empreendedor anunciará e venderá seus produtos para clientes de todo o país.
E-COMMERCE
Como sabemos são existente vários tipos de E-COMMERCE, e hoje estarei dando enfoque a alguns deles.
 EXEMPLOS DE SOCIAL COMMERCE (S-COMMERCE)
WHATSAPP: através do Whatsapp Business é possível criar um catálogo dos seus produtos ou serviços dentro do aplicativo. Isso fornece aos consumidores mais informações sobre o que têm à disposição, além dos preços de cada item.
Social Commerce é a criação de uma loja virtual através de algumas redes sociais, que fica acessível diretamente do perfil comercial da marca.
FACEBOOK: permite listar produtos nas páginas comerciais acompanhados de seus respectivos valores, além de disponibilizar o botão “Comprar agora” na capa da página, que pode ser configurado para redirecionar o usuário para um site específico ou um aplicativo.
 EXEMPLOS DE TV COMMERCE (T-COMMERCE)
VIVO SHOPPING: empresa alia conveniência da compra online à interatividade da TV digital e passa a comercializar produtos e serviços através de sua plataforma de TV e Vídeo, o Vivo Play e a iniciativa reforça o conceito one stop shop com foco na consolidação da Vivo como um diversificado hub digital de produtos e serviços.
GLOBO: percebendo a força das telenovelas, criou a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT). Pelo CAT é possível, via telefone, consultar o modelo e a marca de um determinado produto. 
O T-commerce ou Television Commerce se trata da venda pela televisão. 
EXEMPLOS BUSINESS TO CONSUMER (B2C)
O Ecommerce do tipo B2C é aquele onde a relação é estabelecida entre uma empresa e o consumidor.
NETSHOES: a Netshoes também precisou investir em uma plataforma que transformasse a loja de acordo com o visitante. Conforme a pessoa vai navegando pelo site, as informações são apreendidas e personalizam o e-commerce, de acordo com sexo, idade, classe social e hábitos de compra.
DAFITI: a marca é simplesmente o maior ecommerce de moda da América Latina. Bem como a Netshoes, a Dafiti também utiliza uma medida simples como método do sucesso no mundo das lojas virtuais: todos os seus funcionários estão ligados, de alguma forma, ao mundo da moda. 
EXEMPLOS BUSINESS TO BUSINESS (B2B)
O modelo Business to Business (B2B) é um tipo de e-commerce que envolve a compra e venda online de empresas para empresa exclusivamente.
B2BRAZIL: empresa localizada em São Paulo, a “b2brazil.com.br” mantém um site e-commerce marketplace com centenas de lojistas que comercializam diferentes tipos de produtos como móveis, moda, eletrônicos e alimentos para micro, pequenas e médias empresas.
MODA NA WEB: e-commerce atacadista com sede no Rio de Janeiro, a “modanaweb.com” comercializa blusas, bermudas, calças, casacos, camisetas, jeans, lingerie e outras peças do vestuário masculino e feminino diretamente e tão somente para lojistas.
EXEMPLOS DE E-COMMERCE CONSUMER TO CONSUMER (C2C)
Clientes podem vender produtos usados para outros clientes interessados. Existem diversos segmentos nesse modelo: moda, eletrônicos, eletrodomésticos, etc.
OLX: a plataforma tem um funcionamento bem intuitivo, facilitando o cadastro de produtos ou de serviços na rede. Para divulgar um item na OLX, o vendedor deve se cadastrar no portal, incluir o item que deseja vender e esperar o contato de pessoas interessadas.
ENJOEI: o Enjoei é uma loja consolidada onde é possível vender roupas, sapatos, eletrônicos, itens de decoração, entre outros. O Enjoei investe pesado na versão mobile do marketplace e grande parte dos seus usuários ativos estão dentro do aplicativo: o Enjoei App ou como “Enjuapp”.
EXEMPLOS MARKETPLACE
O marketplace é uma plataforma que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços. Ou seja, ela reúne vendedores ou prestadores de serviço em um só ambiente online. Resumindo, um marketplace funciona como um shopping virtual.
BUSCAPÉ: a plataforma conecta usuários com os mais variados produtos e ofertas. Nesse caso, a comissão acontece quando a venda é efetuada.
AMAZON: atualmente, essa empresa é uma das maiores representantes de varejo do mundo. Hoje a Amazon vende os mais diferentes produtos e é conhecida por sua credibilidade e qualidade.
EXEMPLOS BUSINESS TO BUSINESS TO CONSUMER (B2B2C)
B2B2C nada mais é do que a transação entre empresas visando uma venda para o cliente final. 
Este é um modelo adotado por empresas como Submarino, Americanas, Shoptime, Submarino e Mercado Livre. Nele, a plataforma é mediada por uma empresa, que agrega outros e-commerces para alcançar mais acessos e ofertas.
CONCLUSÃO
Portanto pode-se perceber que E-commerce não se limita apenas a compras online e lojas virtuais. O investidor não pode se esquecer de que não basta atentar para os requisitos técnicos, como a criação de um domínio na internet. Também é necessário fazer parcerias, definir o público-alvo e divulgar o seu e-commerce.
BOA SORTE!