Buscar

AD1 PCC 2021-2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a. Avaliação a Distância – 2021-2
Disciplina: Populações, Comunidades e Conservação
Data limite para postagem da AD1 pelos alunos: 12/09/2021 às 23:55h
Nome: ________________________________________________________Polo: _______
Prezado/a aluno ou aluna, nesta AD1 você será compelido a fazer pesquisas e sempre será solicitado(a) a identificar sua fonte (“cite a fonte”). Quando essa demanda não for atendida, o valor total da sua resposta despencará para menos da metade. Procure utilizar sites confiáveis, como o de universidades, por exemplo. Trata-se de se apropriar de uma ferramenta (internet) e utilizá-la com responsabilidade (identificação do site). Bom trabalho!
 	A AD1 VALE 8,0 PONTOS. OS 2,0 PONTOS RESTANTES SERÃO COMPLETADOS PELOS PONTOS OBTIDOS NAS PRÁTICAS 1 E 2, QUE VALEM ATÉ 1,0 PONTO CADA UMA.
Questão 1 (2,0 pontos)
Sua primeira atividade em PCC será sobre um assunto atual, a respeito de uma prática que ocorre em diversas instâncias, inclusive, infelizmente, no meio acadêmico: o plágio. Você sabe o que significa plágio? E que existem diversas formas e graus com os quais você pode cometer essa infração? Sim, o plágio é uma infração contra a propriedade intelectual, prevista no código penal. É muito importante que você entenda como o plágio pode ser cometido e evitado, e, mais especificamente, dentro da nossa realidade, como se relaciona aos processos avaliativos e de produção textual no meio acadêmico. Esse conhecimento será muito útil para as ADs, APs, seu TCC e, não menos importante, seu futuro profissional! 
Assim, selecionamos dois textos para que você possa entender melhor sobre o assunto e atender à proposta da Questão 1 da nossa AD1. Um deles é uma tradução do texto escrito pelo prof. Ken Kirkpatrick, da DePauw University (Indiana, EUA) e o outro é do prof. Antonio Ozaí da Silva, da Universidade Estadual de Maringá (PR). 
Seguem os links, nesta ordem: 
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/352423/mod_resource/content/1/O%20que%20%C3%A9%20pl%C3%A1gio.pdf
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o_plagio_em_tempos_de_internet/
Após a leitura, a atividade para você ganhar a pontuação consistirá em duas postagens no fórum do seu polo (Disponível dentro da área da AD1 na Plataforma de 10/08 a 12/09), da seguinte forma:
1A) 1ª postagem (1,0 ponto): escreva, com suas próprias palavras, um breve resumo dos assuntos tratados em ambos os textos que mais chamaram a sua atenção, inserindo suas impressões ou opiniões sobre isto. Atenção: esta postagem deve ter no mínimo 100 palavras e no máximo 200 palavras. Obs.: Você só poderá visualizar as postagens dos demais colegas após fazer a sua.
1B) 2ª postagem (0,5 ponto): escolha a postagem de algum colega e a comente, acrescentando sua opinião e complementando com alguma informação que não esteja na postagem do colega e nem na sua 1ª postagem. 
Agora volte para o arquivo da AD1 para responder as próximas questões.
1C) (0,5 ponto) Observe as seguintes passagens de texto, retiradas das respostas de alunos de AP1 passadas:
Estudante A: “São curvas que mostram qual a fração de uma população sobrevive de uma idade para outra. São muito importantes no ramo da ecologia, pois representam a fase em que os animais estão mais fracos. Sendo assim, o processo de intervenção do homem pode ocasionar efeitos no crescimento de uma população.”
Estudante B: “As curvas de sobrevivência, que demonstram o percentual dos que sobrevivem de uma idade para a outra têm grande importância dentro da ecologia, já que representam a fase em que os animais estão mais fracos. Assim, o processo de intervenção do homem pode ocasionar efeitos no crescimento de uma população.”
De acordo com os textos que você leu sobre plágio, as respostas acima, dos estudantes A e B, são cópias diretas, paráfrases, plágios “mosaico” ou uma mera coincidência? Justifique. 
Questão 2 (2,0 pontos)
Após ler a Aula 6, responda às questões propostas, completando a tabela de vida.
A) Como a tabela de vida pode ser usada para avaliar como se dá a mortalidade/ sobrevivência ao longo da vida?
B) Como prever o crescimento da população na próxima geração? 
C) O que difere uma tabela de vida dinâmica (de coorte) de uma tabela estática? 
D) Complete os dados que faltam na tabela de vida abaixo, que apresenta dados hipotéticos de um determinado organismo. 
E) Construa a curva de sobrevivência referente aos dados desta tabela e a classifique como do tipo I, II ou II. Justifique. 
F) Que tipo de organismo poderia apresentar estas tabelas de vida e curva de sobrevivência? Cite um exemplo e justifique. 
G) Você diria que esse organismo apresenta uma estratégia bionômica mais próxima do extremo rápido ou do extremo lento? Justifique. 
Questão 3 (1,0 ponto)
Nesta questão, você vai observar e interpretar, através de simulações, como o crescimento populacional se comporta em diferentes taxas de crescimento e diferentes tamanhos iniciais da população. A página está toda em inglês, mas você não precisa se preocupar com isso, pois providenciamos a orientação para os pontos principais abaixo, e a leitura de gráficos é universal! Ambos os gráficos apresentam o número de indivíduos no eixo y e a passagem do tempo no eixo x.
Acesse o site: https://learninglink.oup.com/access/content/life-12e-student-resources/hillis12e-life- chapter-53-simulation-2 
   
· Caso apareça a autorização para visualização de cookies, pode aceitar (Accept)
· Vá na barra preta na parte abaixo e clique sobre "GRAPH".
· Pronto! É aí que você fará as simulações orientadas a seguir:
· O site é amigável para computador. Pelo celular você consegue acessar, mas não consegue visualizar 100% da imagem plotada.
A) Compare curvas de crescimento com os seguintes valores de r: 0.2, 1.0 e 1.5 (insira o valor no campo “r” e clique em “New Plot” cada vez que mudar o valor de r, de maneira que todas as curvas permaneçam no gráfico). Não use vírgula para os decimais e sim um ponto. Compare as curvas exponencial e logística com estes valores. Responda: Qual o efeito de o r ser maior ou menor? Considere em sua resposta o tempo que a população leva para chegar à capacidade suporte e a diferença nas taxas de crescimento entre exponencial e logística. 
B) Aperte “Clear” e retorne r = 1.0. Agora varie o N0 (tamanho inicial): No. = 10, 100 e 1000 (insira o valor no campo “N0” e clique em “New Plot” cada vez, mantendo também todas as curvas para facilitar a comparação). Responda: Qual o efeito de N0 inicial ser maior ou menor sobre as curvas? Considere em sua resposta como o tamanho inicial afeta o formato das curvas e se o tamanho inicial tem influência no resultado final no crescimento logístico e no exponencial. 
Cole os dois gráficos obtidos – o da varia no r e depois o da variação de N0 (você pode usar a ferramenta PrintScreen e depois cortar a figura) na sua AD1 e responda às questões colocadas em A e B. 
Questão 4 (3,0 pontos)
Prezado(a) aluno(a), nesta questão você analisará um artigo. O artigo traz uma aplicação de conceitos abordados em PCC até o momento. Leia todo o artigo com atenção; não se restrinja ao Resumo!
Pesquise o seguinte artigo pelo Google Acadêmico ou pela base de dados Scielo, e baixe o PDF: 
Stefanello, D.; Ivanauskas, N. M.; Martins, S. V.; Silva, E; Kunz, S. H. (2010). Síndromes de dispersão de diásporos das espécies de trechos de vegetação ciliar do rio das Pacas, Querência – MT. Acta Amazonica 40(1): 141 - 150
Leia o artigo na íntegra e responda as questões propostas:
a) Escolha uma das plantas de dispersão zoocórica e uma de dispersão anemocórica apresentadas na Tabela 1 e obtenha uma imagem de cada, incluindo seus frutos. Registre o site de obtenção da imagem. 
b) Quais são as principais diferenças nas características de frutos de dispersão zoocórica e anemocórica? 
c) O estudo foi realizado em um tipo de vegetação bem específico. Obtenha, de fontes confiáveis, a descrição de “Floresta Estacional Perenifólia Ribeirinha”, transcrevendo, com suas palavras, esta descrição. Registre a fonte das informações
obtidas. 
d) Quais são os principais impactos antrópicos descritos para a área do estudo? 
e) Quais foram os principais objetivos do estudo? 
f) Qual a importância de entendermos as interações apresentadas no artigo, ou seja, qual a justificativa dada pelos autores sobre a importância do estudo? 
g) A interação entre sementes zoocóricas e seus animais dispersores pode ser classificada como predação ou mutualismo? Discuta. 
h) Quais foram os principais resultados encontrados? Esses resultados foram exclusivos para a área deste estudo ou foram encontrados resultados semelhantes em outros estudos? Onde podem ser encontradas estas informações no artigo? 
i) Quais são as principais conclusões do estudo? 
j) Ao que os autores se referem com o termo “síndrome de dispersão”? Explique este termo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais