Buscar

AVALIAÇÃO TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E GESTÃO DA QUALIDADE EM INDÚSTRIA UNINGÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E GESTÃO DA QUALIDADE EM INDÚSTRIA UNINGÁ
Para que um novo medicamento seja aprovado, os testes e análises realizados precisam ser positivos, para então depois realizar o registro dos medicamentos. Esse registro é um processo que tem como objetivo garantir que o novo tratamento tenha impacto positivo na saúde da população. Com base nessas informações analise as alternativas como verdadeiro (V) ou falso (F) e indique a correta: (   ) Não é necessário registrar os medicamentos em todos os países que será comercializado. (    ) Após o registro do medicamento não é necessário mais acompanhamento, pois já foi comprovado a sua segurança e eficácia. (   ) A Anvisa é a agência reguladora que avalia os resultados de todos os ensaios pré-clínicos e clínicos, para posterior aprovação. (  ) Mesmo após o registro dos medicamentos eles ainda são acompanhados pelo fabricante e pela Anvisa.
A resposta correta é: F, F, V, V.
Os medicamentos de origem sintética são aqueles formulados ou produzidos por síntese química. Atualmente esses medicamentos são a grande maioria da terapia medicamentosa disponível. Com base no processo de síntese, avalie como verdadeiro (V) ou falso (F) as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: (   ) Não pode ser realizada a síntese de um composto a partir de substâncias de origem natural. (    ) Os constituintes ativos isolados podem ser recriados no laboratório por meio de uma síntese total. (   ) A partir de substâncias ativas isoladas, é possível realizar modificações em sua estrutura, dando origem a fármacos semissintéticos. (  ) Na atualidade com a tecnologia mais avançada ainda não foi possível oferecer produtos biológicos e substâncias químicas mais puras.
A resposta correta é: F, V, V, F.
Dissolução é o processo de liberação do insumo farmacêutico ativo (IFA) de sua forma farmacêutica, tornando-o disponível para absorção. O ensaio de dissolução é um teste físico-químico importante para demonstrar o desempenho de produtos que necessitam de dissolução para absorção e, consequente, efeito terapêutico. Com base nessas informações assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: A velocidade de dissolução de uma substância deve ser considerada para o planejamento e desenvolvimento de uma forma farmacêutica.
De acordo com a ANVISA (2011), forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração. Com base nessas informações analise as alternativas abaixo e assinale a correta: ( ) Formas farmacêuticas obtidas sob compressão são bastante utilizadas devido à facilidade de armazenamento, transporte e a grande estabilidade do produto. ( ) Comprimidos vaginais são sólidos sem revestimentos que exercem somente efeitos sistêmicos. ( ) As suspensões são administradas por via oral, tópico ou injetáveis, sendo que algumas características são importantes para a preparação da mesma. Uma suspensão não deve ser viscosa, pois pode interferir na velocidade de sedimentação. É desejável que ocorra a agregação de partículas em uma suspensão. ( ) Creme é uma forma farmacêutica semissólida que consiste de uma emulsão, contendo um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada. É utilizado normalmente para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
A resposta correta é: V, F, F, V.
Em relação às diferenças entre a cápsula de gelatina mole e dura, assinale a alternativa correta: I. Em geral, as cápsulas duras são formadas por gelatina, açúcar e água. II. As cápsulas de gelatinas dura não são adequadas para líquidos aquosos. III. A cápsula mole além de ser formada por gelatina contém plastificante, que permite maior flexibilidade. IV. A cápsula mole pode ser preenchida por líquido.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas.
As emulsões são formas farmacêuticas constituídas por duas fases líquidas imiscíveis, em geral água e óleo, e que podem apresentar consistência líquida ou semissólida. Assinale a alternativa correta sobre as emulsões:
A resposta correta é: Um creme é uma emulsão que pode ser O/A ou A/O.
Na esterilização por filtração são utilizados filtros estéreis como membranas, plásticos, cerâmicas porosas, vidros sintetizados ou qualquer combinação destes. Sobre a esterilização por filtração, assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) as sentenças: ( ) Esse tipo de esterilização é indicado para soluções termossensíveis. ( ) Após a filtração, as soluções sempre precisam passar por outros métodos de esterilização, como radiação ionizante e vapor. ( ) Ocorre remoção física de micro-organismos e partículas. ( ) O método é indicado apenas para preparações líquidas como soluções e suspensões.
 A resposta correta é: V, F, V, F.
Devido a melhorias constantes e avanços da tecnologia, busca-se aprimoramento constante na indústria farmacêutica. Com relação a qualidade de um produto produzido por uma indústria farmacêutica, assinale a alternativa correta.
 A resposta correta é: Um produto que tem qualidade pode ser caracterizado por ter um grau de excelência além de confiabilidade e durabilidade.
Os sistemas de liberação de fármacos são tão importantes na terapêutica quanto o próprio medicamento desenvolvido. A respeito deste tema, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é: A vantagem do recurso do sistema de liberação é em relação à disponibilidade do fármaco no organismo.
A nanopartícula é uma nova tecnologia usada em escalas nanométricas para sistemas terapêuticos. Em relação a essa tecnologia, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é: As nanopartículas lipídicas são empregadas em cosméticos e medicamentos, devido à alta capacidade de penetrar o fármaco.

Outros materiais