Buscar

AVALIAÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE E GESTÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA UNINGÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE E GESTÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA UNINGÁ
Com relação aos ensaios de qualidade para formas farmacêuticas sólidas, assinale a alternativa correta: I. A dureza de um comprimido é proporcional à força de compressão e inversamente proporcional à sua porosidade. II. O teste consiste em submeter o comprimido à ação de um aparelho que meça a força, aplicada diametralmente, necessária para quebrá-lo. III. Podem ser utilizados diferentes tipos de aparelhos (durômetros), os quais diferem basicamente quanto ao mecanismo empregado para exercer a pressão. IV. O teste de dureza é realizado pesando-se 20 comprimidos individualmente. Cada comprimido é testado, individualmente, obedecendo sempre à mesma orientação.
A resposta correta é: I, II e III estão corretas.
(Concurso Farmacêutico – Prefeitura Municipal de Teresina/PI – 2010). Considerando os ensaios que são realizados na forma farmacêutica cápsula (liberação imediata), marque a opção CORRETA.
A resposta correta é: aspecto, teor, dissolução e uniformidade de conteúdo.
Com relação aos ensaios de qualidade para formas farmacêuticas sólidas, assinale a alternativa correta: I. A determinação do peso médio se aplica a formas farmacêuticas sólidas em dose unitária, formas farmacêuticas sólidas acondicionadas em recipientes para dose unitária, e as formas farmacêuticas sólidas e semissólidas acondicionadas em recipientes para doses múltiplas. II. As pesagens devem ser feitas em balanças de sensibilidade adequada, niveladas e calibradas periodicamente. III. Para comprimidos, pastilhas e supositórios, deve-se pesar dez unidades juntas. IV. No caso de cápsulas (duras e moles), pós (estéreis, liofilizados, para injetáveis e para reconstituição), granulados e semissólidos, deve-se calcular o peso do conteúdo.
A resposta correta é: I, II e IV estão corretas.
Sobre a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), assinale a alternativa correta: I. A cromatografia a líquido de alta eficiência é composta por uma fase móvel líquida e uma fase estacionária sólida, esta última contida em uma coluna cilíndrica. II. A separação dos componentes de uma mistura ocorre pela distribuição entre as duas fases do sistema. III. Dependendo do tipo de fase estacionária utilizada, a separação é obtida por partição, troca iônica, adsorção, interações esteroquímicas ou exclusão por tamanho. IV. O equipamento é chamado de espectrofotômetro e consiste em uma coluna cromatográfica, reservatórios contendo a fase móvel, bomba, injetor, detector, software, e integrador ou registrador.
A resposta correta é: I, II e III estão corretas.
Com relação às metodologias analíticas, assinale a alternativa INCORRETA:
A resposta correta é: Na cromatografia em camada delgada (CCD), utiliza-se um tubo cilíndrico, normalmente de vidro, de comprimento e diâmetros variáveis, com a extremidade superior cilíndrica tamponada por uma rolha e inferior afilada, terminando em uma torneira que permite o controle da vazão dos sistemas de eluição utilizados.
Sobre a cromatografia em camada delgada (CCD), assinale a alternativa correta: I. Na CCD a separação dos compostos ocorre pela migração diferencial destes sobre uma fase estacionária: sílica, alumina, celulose ou poliamida; fixada em um suporte plano. II. Na CCD, a fase móvel, composta por um solvente ou mistura de solventes, é colocada no interior de uma cuba cromatográfica, normalmente de vidro, permanecendo vedada. III. Na CCD, a placa cromatográfica é depositada verticalmente no interior da cuba contendo a fase móvel. IV. Após o desenvolvimento da cromatografia e a evaporação dos solventes, passa-se ao método de revelação das manchas.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
(Concurso Farmacêutico – Analista em Saúde – Prefeitura de Anápolis/ GO). Um ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados esperados dentro do contexto da atividade farmacêutica é chamado de:
A resposta correta é: validação.
Considerando os fatores que afetam a estabilidade, assinale a alternativa correta: I. A hidrólise é um processo no qual as moléculas do fármaco interagem com as moléculas da água, gerando produtos de degradação de composição química diferente. II. A hidrólise é frequentemente catalisada por íons hidrogênio ou por íons hidroxila. III. Para maior estabilidade da formulação é necessário determinar o pH em que cada fármaco apresenta a estabilidade ideal. IV. Outro processo destrutivo é a oxidação, reação que envolve a perda de elétrons de um átomo ou molécula.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
(Concurso Farmacêutico – Controle de Qualidade de Fármaco e Medicamentos – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ – 2009). Segundo a RDC 31/ 2010, publicada pela Anvisa/MS, que dispõe sobre a realização dos estudos de equivalência farmacêutica e perfil de dissolução comparativo, a equivalência do perfil de dissolução entre medicamento teste e referência deve ser verificada por meio do cálculo dos fatores f1 e f2. Em alguns casos não é necessário o cálculo dos fatores, como no caso em que os medicamentos teste e referência apresentarem valores de fármaco dissolvido igual ou superior a:
A resposta correta é: 85% em 15 minutos.
(Concurso Farmacêutico – Controle de Qualidade de Fármaco e Medicamentos – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ – 2009). A substância química de referência (SQR) tem como característica:
A resposta correta é: poder ser obtido padrão de trabalho a partir desta.

Outros materiais