Buscar

OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE):
· A maior causa de OVACE é a queda da língua. 
A tosse é um mecanismo de defesa do próprio corpo, que é acionado rapidamente via reflexo e isso por si só já é suficiente para resolver a grande maioria das obstruções das vias aéreas, principalmente quando ela acontece de maneira parcial. 
Os corpos estranhos podem causar uma gama de sintomas, desde a obstrução parcial das vias aéreas até a completa. A identificação precoce é a chave para um bom resultado. Para saber se a asfixia é parcial eu vou olhar alguns sinais que meu paciente vai me apresentar: troca de ar, capaz de tossir de maneira forçada e apresentação de sibilo entre as tosses. Neste caso, o socorrista deve observar e estimular que esse tussa, mesmo que de maneira forçada. Porém, a manutenção dessa tosse junto com a presença do corpo estranho pode levar que células inflamatórias para essa área e o que era parcial vira completa. Então, se a obstrução parcial persistir, é importante acionar o serviço de emergência. 
Diante de um caso de obstrução completa o paciente apresenta mão no pescoço (sinal universal de asfixia), ausência de fala/choro, não consegue tossir, ausência de um esforço expiratório, ausência de ruídos, possível cianose. Diante desses sinais e sintomas a ação principal do socorrista é a realização da Manobra de Heimlich, e se for um paciente for pediátrico abaixo de 1 ano eu vou gerar no mínimo 5 impactos entre as escápulas da vítima, e 5 compressões torácicas em cima do esterno, abaixo da linha mamilar, de forma bi digital e ela estando com a cabeça mais para baixo em posição de Tredelemburg.
MANOBRA DE HEIMLICH: Vou localizar a cicatriz umbilical e com a outra mão por cima e vou empurrar para dentro e para cima fazendo um ‘’J’’ na região abdominal. Essa é uma manobra que só está autorizada de ser realizada em pacientes conscientes, isso por que quando a gente está inconsciente os músculos vão relaxar, e os músculos abdominais relaxados vão deixar as vísceras expostas e isso pode gerar injurias, e nesses pacientes vamos fazer COMPRESSÕES TORÁCICAS. 
Toda vez que eu tenho um paciente que tem um perímetro abdominal avantajado, seja por gravidez ou obesidade a gente não consegue realizar as manobras de Heimlich e a aí nossa única opção é realmente as compressões torácicas, da mesma forma (em J) porém em cima do esterno.
Uma vez que o paciente perde a consciência, vou colocar ele numa superfície rígida e vou pedir ajuda e vou iniciar imediatamente a RCP começando pelas compressões (30 compressões), então depois de realizar essas compressões eu vou inspecionar a cavidade oral para ver se o objeto está visível e alcançável, e só depois eu vou realizar a ventilação.
Se eu inspecionei a cavidade oral e não vi nada, antes de ventilar eu coloco a cabeça do paciente que esta inclinada na posição anatômica e checo novamente a cavidade oral, vou fazer a ventilação inspecionando o tórax para ver se ele se move (ventilo 2 vezes). Vou fazer esse procedimento no máximo 2 minutos, se passar disso eu checo o pulso para ver se o paciente ainda tem oxigênio ou se o coração entrou em falência, se tem pulso ainda, reinicio as compressões torácicas.

Outros materiais