Buscar

Obesidade: Causas, Riscos e Tratamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBESIDADE
Obesidade é o excesso de tecido adiposo associado ao aumento de peso e risco de doenças. O aumento do peso corporal é inversamente proporcional a longevidade, é um problema de saúde publica grave, alguns estudos afirmam que quase metade da população tem algum grau de obesidade, e já existem mais obesos no mundo do que desnutridos o que afirma que o problema da fome não é um problema de produção e não de distribuição.
A obesidade esta associada a fator de risco de diversa doenças como doenças cardiovasculares, DM, HAS, dislipidemias, osteoartrite, apneia do sono, síndrome nefrótica e depressão. para a gente dar o diagnostico de obesidade vamos usar principalmente o IMC (>30km/m²), circunferência abdominal > 94cm em homens e 80 cm em mulheres e nas crianças vamos usar a curva de crescimento peso/altura (acima de 20% do limite superior da estatura).
A obesidade é causada pelo excesso de ingesta calórica, porém temos outras questões envolvidas como a ansiedade, depressão, incertezas pareces fazer o corpo querer armazenar energia para o futuro, e pode fazer com que o ato de comer se torne algo compulsivo. Algumas mulheres que fazem uso de anticoncepcionais e corticosteroides. 
O que determina que a pessoa tenha uma obesidade mais central (tipo maça) ou mais periférica (tipo pêra) são os hormônios, se eu tenho mais progesterona e cortisol vamos ter o tio maça, se for aumento de progesterona e estrogeno vamos ter o tipo pêra, lembrando que os dois tipos estão relacionados também com um aumento da quantidade de insulina basal. 
Uma pessoa normal vive 2 meses em jejum e um obeso ode viver ate um ano. Um quilo de gordura tem 7700 calorias. Um litro de água pesa 1kg mas não tem caloria, perder agua não é igual a perder gordura. O hipotireoidismo e outras doenças endócrinas raramente são causas da obesidade. A genética também é um fator a ser analisado nesta doença isso por que, filhos de pais obesos tem 80% de chance de serem obesos e de não obesos apenas 15%, isso por que está associado ao receptor beta-3. Obviamente o ambiente está interferindo neste dado ai, o consumo de açucares refinados, alimentos industrializados, sedentarismo e diversos outros fatores envolvidos. 
A gente não pode combater a obesidade com a magreza estrema, isso é importante falar por que a cultura da magreza e o padrão de beleza interfere bastante nisso, porem é preciso lembrar que ficar abaixo do IMC normal, também pode ser considerado doença. 
A nossa dieta de referencia para combater a obesidade é fazer uso de uma dieta hipocalórica (1000-1200 cl/dia), antigamente acreditava-se que os grandes violes das dietas eram a gordura, porem hoje em dia sabe-se que são os carboidratos. Nós anos 70, um médico conhecido como Dr. Atkins afirma que o que engorda e a hiperinsulinemia, isso por que a insulina é um hormônio anabolizante. 
A atividade física é super importante, ela precisa ser recreativa, ou seja, que seja uma atividade prazerosa, ela faz parte de tratamento de inúmeras doenças, e de acordo com a OMS é indicado no mínimo 150 min por semana. Nos idosos, é indicado a musculação para fortificar a musculatura e os ossos. A atividade física emagrece apenas 1/3 da dieta, isso por que músculo pesa também.
TRATAMENTO FARMACOLOGICO:
· Sibutramina – 15mg/dia 
· Orlistat – 360mg/dia
· Fluoxetina – 20mg/ dia – ajuda na ansiedade
· Lorcaserina 
· Femproporex
· Amfepramona / manzidol – suspenso pela ANVISA
Vale ressaltar que a gente não consegue manter o peso após a retirada do uso do remédio, o que faz diferença mesmo é a mudança do estilo de vida, além disso, existem vários perigos relacionados ao uso desses medicamentos, e a gente deve sempre evitar iatrogenia. 
CIRURGIA BARIATRICA:
É usada para perder peso, como IMC acima de 40 na presença de doença grave como DM. A gente pode fazer a cirurgia de gap-capela que é uma gastroplastia vertical e uma jejunoplastia, formando o famoso Y de ROW, e o paciente acaba comendo menos.

Outros materiais