Buscar

Espondiloartrites: Tipos e Diagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESPONDILOARTRITES
· Espondilite Anquilosante;
· Artrite Psoriásica;
· Artrite Reativa;
· Artropatia relacionada com as DII (enterro-artrites);
É um conjunto de doenças que tem características em comum que são o envolvimento do esqueleto axial e a articulação sacro ilíaca, além do quadro articular (comum ser atrite assimétrica -oligo artrite assimétrica), a gente vê o envolvimento extra articular (uveíte, colite e cardite) e laboratorialmente tem a presença do HLA-B27.
Na espondilite anquilosante o HLAB27 esta presente em até 90%, na espondilite da criança esta em 70%, na artrite reativa pode chegar até 80%, enfim, é um marcador muito importante de ser testado pois tem uma sensibilidade muito grande para os pacientes que apresentam essas patologias reumatológicas. O problema é que 8-10% da população branca pode ter o B27 sem nenhuma doença de base, então isso reafirma o cuidado de pedir exame fora de contexto clinico, até por que ter lombalgia é uma causa muito comum e quem nem sempre é uma espondilite.
ESPONDILITE ANQUILOSANTE: 
É uma doença autoimune inflamatória crônica que tem predomínio pelo esqueleto axial e sacrilíaca e geralmente o quadro começa com uma sacroileíte e depois vai chegando ate o esqueleto axial. Dentre as doenças autoimunes é a única que é predominantemente masculina e acontece em pacientes na segunda a terceira década de vida. 
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS:
Critérios de Nova Iorque:
· Dor lombar inflamatória e rigidez matinal > 3 meses;
· Limitação de mobilidade lombar;
· Limitação expansibilidade torácica;
· Sacroileíte grau II bilateral na RADIOGRAFIA;
· Sacroileíte grau III – IV unilateral na RADIOGRAFIA;
Temos o fator genético que é a presença do HLA-B27 provocado por algum gatilho e geralmente são as bactérias intestinais, se acredita que por algum motivo (AUDIO). Na entese é onde começa o processo inflamatório e depois vai para o osso, e apartur da via de DKK – sclerostina e leva a ativação de osteoblasto que leva a formação óssea em lugares onde não deveria ter osso. 
As enteses são ligações entre tendão e ligamento nas superfícies ósseas. Nesse inicio de inflamação vamos ter a inflamação das enteses e por quantiguidade a inflamação no corpo da vertebra, a medida que a inflamação vai acontecendo vai haver ativação de osteoblasto e vai formando osso no lugar onde está inflamado e vai formando pontes ósseas e ossifica a vertebra quase que por completa e as articulação interapofisarias com o tempo vai formando osso e tem uma fusão (ANQUILOSE) dos ossos e o paciente consequentemente perde a mobilidade. 
À medida que vai se ossificando o osso vai crescendo e vai acompanhando o ligamento, o osso que cresce se chama de sindesmofico (cresce verticalmente), o osteocido na artrose por sua vez cresce horizontalmente e as vezes ele cresce tanto que ‘’inverga’’ e faz o bico de papagaio. Quando tem essa fusão óssea a gente chama de coluna em bambu. 
· MANIFESTAÇÕES CLINICAS: 
A gente vai ter o primeiro momento da doença é a dor lombar com rigidez após o período de repouso, é um sinal de alerta de lombalgia o paciente acorda com dor até de madrugada e isso diz muito sobre o caráter inflamatório. A dor da sacrilíaca pode ser referida como dor lombar ou dor nos glúteos, quando tem envolvimentos de articulações periférica geralmente são nas grandes articulações dos membros inferiores como joelho, quadril e tornozelo, e lembrar que são assimétricas.
DACTILITE:
Ele faz além da artrite uma tendosinovide, ela acontece mais frequentemente na artrite psoriasica, mas pode acontecer em todas as espondiloartrites. 
ENTESITE:
Alguns estudos novos indicam que o gatilho além do ambiental que leva a desregulação da flora bacteriana no TGI é que talvez o inicio seja por uma sobrecarga das enteses num pacinete com predisposição que levaria uma ativação de fatores inflamatórios e uma desregulação no processo inflamatório. A entense tem componentes importantes no processo inflamatório além da fibrocartilagem ela é envolvida pelo periósteo, ela é envolvida pelo tecido sinovial e a Bursa e esses componentes facilitariam o processo inflamatório de começar neste local. 
UVEITE
O paciente tem várias crises de uveíte anterior aguda recorrente unilateral, e essa pode ser a primeira causa que leva o paciente ao médico.
No exame físico a gente encontra geralmente a posição do esquiador, o paciente quando vai anquilosando a coluna vai fazendo uma cifose e o paciente não levanta mais o pescoço e se movimentam como um robô por que não tem movimento mais da coluna. Para avaliar a mobilidade da coluna vertebral como o teste de Schober, Teste de Patrik Fabére, Lateralização da Coluna, Rotação cervical, distancia trago-parede. Podemos ver tambem no EF a diminuição da amplitude de movimentos.
· LABORATORIO: 
O VSH e PCR não guardam muita correlação com a inflamação e nem sempre a gente pede. Já o HLA b27 é mais sensível, porem tem que lembrar que ele está presente na população branca sem alteração.
· EXAME DE IMAGEM:
Na radiografia a gente consegue ver, porém é melhor visível quando já está numa fase mais avançada da doença, mas vai ajudar no diagnostico clinico e do tratamento. Mas a gente pode ver tambem uma RM, por que a gente vê a inflamação de fato no exame de imagem 
ARTRITE PSORIÁSICA:
Acontece em 10-40% dos indivíduos com psoríase principalmente quando há envolvimento do leito ungual, se o paciente começa a sentir dor na axial o dermato tem que indicar para o reumato. Geralmente o paciente vai ter acometimento periférico e oligoarticular, mas tambem pode fazer um quadro poliarticular que lembra a AR, pode ter acometimento axial semelhante a espondilite. Apresente entesite, dactilite, uveite, conjuntivite. 
ARTRITE REATIVA:
É uma atrite secundaria a infecção, mas não é infecciosa, ela é AUTOIMUNE. O paciente tem uma infecção e isso serve de gatilho para uma resposta imunológica. Quando eu estou falando no TGI vamos lembrar da salmonela, shiguela e campilobacter, no Trato urioogenital a gente lembra principalmente da Clamidia. Habitualmente o quadro infecciono precede o quadro articular entre 2-6 semanas. O quadro articular vai ser uma artrite periférica, oligoarticular, assimétrica e de MMII, vai ter envolvimento axial e sacroilicas e tambem pode ter Dactilite, conjuntivite, uveíte, etc. O que me chama a atenção neste quadro clínico é a queixa de infecção antes do quadro da artrite.
ATRITE ENTEROPATICAS:
Associadas as doenças intestinas, o envolvimento do esqueleto axial é quase tao frequente quanto o periférico, o que se diferencia um pouco das outras doenças. Geralmente é um paciente que tem doença de Cronh e desenvolve um quadro articular. Tambem pode gerar uveite, dactilite, etc.
TRATAMENTO:
Medicamentoso é baseado principalmente dos imunobiológicos como o Anti-TNF, anti IL17, L23, não usamos muito metrotrexato ou corticoides por que os imunossupressores não tem muita eficácia e não alteram a ossificação da coluna (se o paciente tiver envolvimento apenas periférico eu até posso usar), mas se tiver envolvimento da coluna não adianta usar os imunossupressores.

Outros materiais