Buscar

Atividade de pesquisa 02 - Desenho Mecânico Wallisson Soares Dos Santos

Prévia do material em texto

Desenho Mecânico
Aluno (a): Wallisson Soares Dos Santos
Data: 27 / 06 / 2021
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 08 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01(nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 – O que é Tolerância dimensional?
R: No processo de fabricação, a variação de medidas é muito frequente, pois algum parâmetro pode induzir ao erro e distorção no processo de usinagem. Por causa dessa variação o controle estatístico de processos deve avaliar a qualidade dos lotes de produção segundo a tolerância especificada. A tolerância específica para valores demissionais é conhecida como tolerância dimensional, definida com os desvios dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente.
2 – Pesquise e responda como calcular os valores de afastamento superior e inferior?
 
R: Para o afastamento superior, basta fazer a diferença entre o valor da dimensão máxima menos a dimensão nominal. Para o afastamento inferior, é feita a diferença entre dimensão mínima menos nominal. É possível existir valores negativos para o afastamento inferior. ( Fisher et al..., 2011).
Exemplo: Essa figura apresenta o cálculo da dimensão máxima e mínima a partir dos valores de afastamento: 
No campo da tolerância indicado no desenho técnico, os valores e menor fonte ao lado da dimensão
nominal são diretamente os de afastamento. Algumas tolerâncias atribui os afastamentos de forma
simétrica, apenas utilizando junto a sinal de mais e de menos. Apresenta uma peça com suas tolerâncias
dimensionais adicionadas.
Exemplo:Tolerância aplicada a uma folha de desenho técnico. 
3 – Qual a importância da norma ABNT NBR 6158:1995 e sua aplicação?
R: Caso não seja indicado o valor de tolerância para uma cota, é comum expressar, ao fim do desenho e próximo à região da legenda, uma indicação de que as tolerâncias devem seguir a norma ABNT NBR ISO 2768-1: 2001, que atribui valores de tolerância de acordo com a faixa de dimensão utilizada - no geral, são valores mais abertos e de que exigem menor precisão na fabricação.
4 – O que é Tolerância geométrica (GD&T)?
R: O dimensionamento geométrico e tolerância (chamado de GD&T, para abreviar) é um sistema feito para definir e comunicar tolerâncias de fabricação. É uma linguagem utilizada em desenhos de projetos mecânicos, composto de símbolos que são usados para descrever explicitamente a geometria nominal de uma peça ou elemento e sua variação admissível ou tolerância. 
Este dimensionamento do sistema e tolerância torna possível a produção em massa de milhares de peças e partes que devem posteriormente ser perfeitamente montados para formar uma utilizável para o fim o que foi projetado e definido.
Dentro desse trabalho de tolerância, existe a classe de tolerâncias geométricas, que tem como principal funcionalidade de terminar uma margem de variação de erros e geométricos das peças usinadas. 
Exemplo: para as tolerâncias geométricas, temos as seguintes classes de trabalho:
Dentro dessas classes e tolerâncias geométricas, podemos classificar o seguinte.
Tolerância de forma: as tolerâncias de forma são os desvios que um elemento pode apresentar em relação à sua forma geométrica ideal e vem indicados no desenho para elementos isolados, como uma superfície ou uma linha. A tolerância de forma é caracterizada por linearidade, planeza, circularidade, cilindricidade, perfil de uma linha e perfil de uma superfície.
Tolerância de orientação: esses tipos de desvio são definidos para superfícies com elementos no quais pontos ou superfícies se comuniquem por meio de intercessão e suas linhas. É representado por paralelismo, perpendicularidade e inclinação.
Tolerância de posição: é a diferença entre uma aresta ou superfície da peça e a posição prescrita pelo projeto da peça. É representado para tolerância de posição, concentricidade, coaxialidade e simetria.
Tolerância de batimento: são classificadas em tolerância de batimento circular Radial e tolerância de batimento circular axial.
Através disso devemos aplicar corretamente as tolerâncias para os nossos trabalhos, sempre tendo em mente que nunca se conseguirá um dimensionamento 100% correto, por isso deve-se fazer o uso das tolerâncias.
5 – Acesse a NBR 14646 e explique através da norma o que significa Tolerância geométrica zero.
R: Tolerância geométrica zero significa que a tolerância mínima do furo deve ser zero, ou seja, um furo somente poderá variar a sua medida para mais, já o eixo tem sua tolerância superior igual a zero, ou seja sua medida apenas poderá variar para menos.
6 – Classifique os rebites de acordo com a ABNT NBR 9580: 2015.
R:
Tipos de Rebites.
7 – Classifique os diferentes tipos de arruelas.
R: Arruela Lisa - empregada sobre uma porca para impedir que haja danos à superfície e distribuir a força do aperto, não tem a função de travar e, por isso, é usada quando há pouca ou nenhuma vibração.
Arruela de pressão - utilizado em conjuntos mecânicos submetidos a grandes esforços e vibrações. Arruela de pressão, funciona como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parafuso e da porca, pois, quando deles é apertado, arruela comprime-se, gerando uma grande força de atrito entre as superfícies em contato. Essa força é auxiliada por pontas aguçadas na arruela, que penetram nas superfícies, proporcionando uma trava adicional. Por isso, também muito empregada em equipamentos que sofre variação de temperatura (automóveis, prensas, etc.)
Arruela estrelada - feita de aço mola, tem dentes que se deformam quanto ao aperto na porca ou do parafuso, proporcionando travamento.
Arruela dentada e serrilhada - funciona como arruela estralada, porém só empregados em equipamento sujeito a grandes vibrações e pequenos esforços, como eletrodomésticos, painéis automóveis automotivos, equipamentos de refrigeração, etc.
Arruela ondulada - funciona como as anteriores, pela informação e pelo aumento da força de atrito. Porém, por não ter cantos vivos, é indicado para superfícies pintadas e equipamentos com acabamento externo de chapas finas. 
Arruela de travamento com orelha - após o aperto, dobra-se a ruela sobre um canto vivo da peça ou um segmento da arruela, travando uma das faces laterais da porca/parafusos.
Arruela para perfilados - utilizada em montagens que envolvem cantoneiras ou perfis em ângulos, para compensar a angulação e deixar as superfícies a serem fixadas paralelas.
8 – Aplicando o conceito de acordo com Kapp (2016) diferencie “eixo” e “árvore”.
R: É comum serem utilizados indiscriminadamente as palavras "eixo" e "árvore". Mas a diferença conceitual entre os dois termos: de acordo com Kapp (2016), o eixo só suporta a flexão, tendo função estrutural, ao passo que a árvore suporta flexão, torção, cisalhamento e carregamento axial, pô transmitir potência por torção.
Atividade de Pesquisa 02: Desenho Mecânico

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes