Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Escola e seu papel na sociedade
Michel Foucault (1926-1984) foi um grande filósofo francês que trouxe grandes contribuições para a área educacional com seus estudos acerca da sociedade e do indivíduo que nela habita. E com base em seus estudos fica a indagação: a escola também pode ser considerada um espaço de regulação e controle? E a resposta para essa pergunta é sim!
É importante ressaltar que a escola tem um papel muito importante na vida e formação dos cidadãos, e por isso Foucault faz pesquisas sobre esse local. Ao observar a maneira como as escolas trabalhavam naquela época o filósofo chegou à conclusão que a escola estava em sua formação moldando “ corpos dóceis”, ou seja, que a escola moldava seus alunos aos seus próprios interesses, e ainda utiliza um termo como nomenclatura para esse ato, a “disciplina”.
Ele faz uma crítica ao que chama de “ Pedagogia Mecânica”, onde se olhava para as escolas apenas como um lugar que busca disciplinar os alunos para o mercado de trabalho. Não tinha um olhar crítico para o aluno enquanto ser pensante na sociedade.
Desde aquela época o poder e o saber eram instrumentos que se utilizavam para separar as pessoas. Usava-se esse instrumento na escola, separando os alunos que sabiam “mais” daqueles que sabiam “menos”, afim de domesticá-los e mostrar seu lugar na sociedade. Sendo assim, Foucault diz que o termo “sujeito” é algo construído pela sociedade, e nas escolas é onde se têm a grande chance de se formar novos sujeitos. E vale ressaltar que ele tem essa ideia porque acreditava que a escola é o lugar onde a pessoa tem a possibilidade de se tornar crítica e ter uma postura ativa na sociedade, rompendo com os estereótipos de educação.
Concluo enfatizando que os estudos de Michel Foucault são de grande importância para a sociedade e para área educacional. Através deles os docentes e demais profissionais têm a possiblidade de sempre repensar criteriosamente sobe o papel da escola na educação de crianças, jovens e adultos. Assim, percebendo que o conhecimento não é absoluto e acabado, mas, um processo contínuo e duradouro.

Mais conteúdos dessa disciplina