Buscar

PROPRIEDADES E VISÃO GERAL DAS RESPOTAS IMUNES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROPRIEDADES E VISÃO GERAL DAS RESPOTAS IMUNES
ABBAS
· A função fisiológica do sistema imune é a defesa contra microrganismos infecciosos. Entretanto, mesmo substâncias estranhas nãoi infecciosas podem causar respostas imunes. 
IMUNIDADE INATA E ADAPTATIVA
· A defesa contra microrganismos é mediada pelas reações iniciais da imunidade inata e pelas respostas tardias da imunidade adaptativa. 
· A imunidade inata fornece a primeira linha de defesa contra microrganismos. Esses mecanismos reagem aos produtos e células lesionadas, e respondem essencialmente da mesma forma para exposições repetidas. Os principais componentes da imunidade inata são:
1. Barreiras físicas e químicas, tais como epitélio e agentes antimicrobianos produzidos na superfície epiteliais.
2. Células fagocíticas (neutrófilos e macrófagos), células dendtríticas, células assassinas naturais (NK) e outras células linfoides.
3. Proteínas sanguíneas. 
· A imunidade adaptativa (imunidade adquirida ou específica) se desenvolve como uma resposta a infecção e se adapta à infecção. Há a presença da especificidade e da memória. Os componentes exclusivos da imunidade adaptativa são os linfócitos e seus produtos secretados, tais como anticorpos. As substâncias estranhas que induzem as respostas especificas chamam-se antígenos. 
· As citocinas constituem um grande grupo de proteínas secretadas que regulam e coordenam as atividades das células da imunidade inata e adaptativa. Podemos destacar como exemplo as interleucinas, fator de necrose tumoral (TNF) ou interferon. O grande subgrupo de citocinas estruturalmente relacionadas que regulam a migração e o movimento celular é denominado quimiocinas.
TIPOS DE RESPOTAS IMUNES ADAPTATIVAS 
· Existem dois tipos: imunidade humoral e imunidade mediada por célula. 
· A imunidade humoral é mediada por moléculas no sangue e secreções mucosas, denominadas anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos B (células B). Os anticorpos reconhecem os antígenos microbianos, neutralizam a infectividade dos microrganismos e focam nos microrganismos para sua eliminação por vários mecanismos efetores. 
· A imunidade mediada por célula, também denominada imunidade celular, é mediada por linfócitos T (células T). Os microrganismos intracelulares, tais como vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro dos fagócitos e outras células do hospedeiro. A defesa contra essas infecções é uma função da imunidade mediada por células, que promove a destruição de microrganismos que residem em fagócitos ou a morte das células infectadas para eliminar reservatórios de infecção. 
· Na imunidade ativa, o indivíduo tem papel ativo na resposta ao antígeno e a imunidade passiva é um método útil para conferir rapidamente resistência, sem ter que esperar pelo desenvolvimento de uma resposta imune. 
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DAS RESPOSTAS IMUNIDES ADAPTATIVAS
· Especificidade e diversidade
· Respostas imunes são específicas para antígenos distintos.
· Memória
· Expansão clonal
· Linfócitos específicos para um antígeno se submetem a considerável proliferação após a exposição a um antígeno. Se refere ao aumento no número de células que expressam receptores idênticos para o antígeno. 
· Especialização 
· Contração e homeostasia
· Todas as respostas imunes normais diminuem com o tempo após a estimulação pelo antígeno. 
· Não reatividade ao próprio
· Habilidade em reconhecer, responder e liminar muitos antígenos estranhos (não-próprios) enquanto não reagem negativamente às suas próprias substâncias antigênicas.
COMPONENTES CELULARES DO SISTMA IMUNE ADAPTATIVO
· As principais células do sistema imune adaptativo são:
· Linfócitos
· Células apresentadoras de antígenos 
· Células efetoras 
· Os linfócitos B são as células que especificamente reconhecem e respondem a antígenos estranhos. São as únicas células capazes de produzir anticorpos. Eles reconhecem antígenos extracelulares e solúveis e diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos, funcionando assim como mediadores da resposta humoral. 
· Os linfócitos T, as células da resposta mediada por célula, reconhecem os antígenos dos microrganismos intracelulares e as células T ou auxiliam fagócitos a destruir esses microrganismos ou matam as células infectadas. Eles reconhecem peptídeos derivados das proteínas estranhas que estão ligadas as proteínas do hospedeiro e são denominadas moléculas maior de histocompatibilidade (MHC). Eles reconhecem e respondem a antígenos associados a superfície celular, mas não aos antígenos solúveis. Em resposta à estimulação antigênica, as células T auxiliares secretam citocinas. 
· O início e desenvolvimento das respostas imunes adaptativas necessitam que os antígenos sejam capturados e apresentados aos linfócitos específicos. As células que servem a este papel são as chamadas células apresentadoras de antígenos (APCs). As APCs mais especializadas são as células dendríticas, que capturam antígenos microbianos que se originam do ambiente externo, transportam seus antígenos aos órgãos linfoides e apresentam os antígenos aos linfócitos T imaturos para iniciar as respostas imunes. 
· A eliminação do antígeno frequentemente necessita da participação de moléculas efetoras, porque elas medeiam o efeito final da resposta imune, que é se livrar dos microrganismos. 
A RESPOSTA IMUNE INATA INICIAL AOS MICRORGANISMOS 
· Se os microrganismos romperem com sucesso as barreiras epiteliais, eles encontrarão outras células do sistema imune. A resposta imune inata celular aos microrganismos consiste em dois tipos principais de reação: 
· Inflamação: É o processo de recrutamento de leucócitos e proteínas plasmáticas do sangue,seu acúmulo nos tecidos e sua ativação para destruir os microrganismos. Muitas dessas reações envolvem citocinas que são produzidas pelas células dendríticas, macrófagos e outros tipos de célula durante as reações imunes inatas. Os principais leucócitos recrutados são os fagócitos, neutrófilos e monócitos. 
· Defesa antiviral: Consiste em uma ação mediana por citocina na qual as células adquirem resistência às infecções virais e morte das células infectadas por vírus pelas células especializadas do sistema imune inato, as células NK. 
A RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA
· Uso de três estratégias para combater a maioria dos microrganismos:
· Anticorpos
· Fagocitose
· Morte celular
1. A captura e apresentação do antígeno microbiano
· As células dendríticas localizadas nos epitélios e tecidos conectivos capturam microrganismos, digerem suas proteínas em fragmentos e expressam nas suas superfícies peptídeos microbianos ligados à moléculas de MHC, que são as moléculas de apresentação de peptídeos do sistema imune adaptativo. 
· As células dentríticas transportam sua carga antigênica para os linfonodos através dos quais os linfócitos T imaturos recirculam continuamente, facilitando assim o grande encontro. 
· As células dendríticas também apresentam peptídeos microbianos no baço. 
· Os antígenos também podem ser apresentados aos linfócitos B por algumas APCs nos órgãos linfoides. 
2. Reconhecimento do antígeno pelos linfócitos 
· A ativação dos linfócitos T imaturos necessita do reconhecimento de complexos peptídeos-MHC apresentados na células dendríticas. 
· Para responder, as células T necessitam reconhecer não somente antígenos, mas também outras moléculas, chamadas de coestimuladores. 
3. Imunidade mediada por célula: Ativação de linfócitos T e eliminação de microrganismos intracelulares
· Os linfócitos T auxiliares CD4 ativados proliferam e se diferenciam em células efetoras cujas funções são grandemente mediadas por citocinas secretadas. Quando essas células são ativadas pelo antígeno, elas secretam a citocina interlecuina-2 (IL-2), que é um fator de crescimento de estimula a proliferação de células T específicas para antígeno. Algumas células T auxiliares CD4 secretam citocinas que recrutam leucócitos e estimulam a produção de substâncias microbicidas nos fagócitos. 
· Linfócitos CD8 proliferam e se diferenciam em CTLs que matam as células com microrganismosno citoplasma. 
4. Imunidadade humoral: Ativação dos linfócitos B e eliminação dos organismos extracelulares
· Na ativação pelo antígeno, os linfóctios B se proliferam e se diferenciam em células que secretam diferentes classes de anticorpos com funções distintas. 
· Algumas dos progênies dos clones de células B expandidos se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. 
MEMÓRIA IMUNOLÓGICA 
· A ativação inicial dos linfócitos gera células de memória de vida longa. As células de memória representam um conjunto expandido de linfócitos específicos para o antígeno e respondem mais rápido e efetivamente contra o antígeno do que as células imaturas.

Outros materiais