Buscar

Cadeia Produtiva de Aves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A) Descreva quais as principais operações realizadas ao longo dessa cadeia produtiva, desde os insumos até o produto chegar ao consumidor final (O que foi feito para transformar aquilo em um produto).
 R: A cadeia produtiva das aves começa na produção de milho e soja, que são os  principais insumos, sem eles não há como nutrir os frangos (principalmente o milho, a soja não é tão importante nesse caso). Em seguida a cadeia começa de fato com a criação de matrizes, que são as progenitoras, e com a criação de berçários e a venda de pintinhos de poucos dias para os criadores, os criadores compram e engordam até a idade do abate, onde um  frigorifico  compra. O frigorifico  irá vender para os distribuidores e esses irão vender para os  supermercado e frigoríficos menores, e só depois disso tudo é que chega nas mãos do consumidor final.
 b) Descreva 5 tecnologias usadas na Cadeia Produtiva escolhida.
 R: Sensores: São utilizados pelos avicultores são Instalados no interior dos aviários, eles medem a temperatura e a umidade, monitoram os níveis de amônia e dióxido de carbono (gases provenientes do metabolismo das aves), além de ajustarem a intensidade de luz, estimulando a produção dos animais. Altamente sensíveis, eles ainda podem ser utilizados para acompanhar o bem-estar de cada ave (sensores portáteis).
Placas evaporativas: os painéis evaporativos são equipamentos desenvolvidos para climatizar o ar de um ambiente de forma eficiente. Painéis evaporativos têm a função de fazer o uso da evaporação de água como uma ferramenta para diminuir a temperatura e para aumentar a umidade dentro de ambientes.
Para um perfeito e efetivo funcionamento do sistema do resfriamento evaporativo, o dimensionamento das placas evaporativas é de primordial importância.
Anemômetro: equipamento utilizado para medição da velocidade do vento. É uma ferramenta muito útil no campo para tomada de decisões, visando o melhor conforto térmico das aves.
Nutrição balanceada: A tecnologia, além de uma ferramenta, também é o processo de desenvolvimento de determinada ação. Em relação à nutrição das aves (imprescindível para maximizar o seu potencial), as rações são elaboradas visando atingir objetivos específicos, como a inclusão de aditivos para substituir antibióticos, melhorar o sistema imune e favorecer a digestão das aves, entre outros. Além disso, o alimento é balanceado com os nutrientes que cada variedade de frango exige.
Equipamentos de ponta: Essa tecnologia são equipamentos instalados para fazer a ventilação, a regulagem da temperatura bem como da umidade são desenvolvidos para as especificidades de cada propriedade e levam em consideração o tamanho dos galpões e do plantel. Da mesma maneira, a distribuição de ração para os frangos é mecanizada, reduzindo em até um terço o tempo dessa atividade, antes feita manualmente.
c) Descreva a importância desta Cadeia Produtiva para a sua região e para o país como um todo.
R: Para a cadeia produtiva da avicultura de corte, a garantia da sustentabilidade passa pela distribuição dos ganhos por ela obtidos ao longo de toda a sua extensão, ou seja, todos os agentes econômicos envolvidos devem ser devidamente remunerados, para permanecer na atividade e continuar a fazer os investimentos necessários. Neste sentido, o trabalho propõe-se a avaliar a apropriação de valor bruto por parte dos principais agentes econômicos envolvidos na cadeia. A pesquisa se caracteriza como descritivo-exploratória, com uma abordagem quantitativa, e o levantamento de dados foi realizado com base em pesquisa bibliográfica sobre os preços médios praticados ao longo da cadeia produtiva no período de 2002 a 2006, praticados no Estado de São Paulo. Os resultados indicam que as variações na evolução da apropriação dos valores brutos da cadeia demonstram uma relação de parceria e, consequentemente, menos oportunismo entre a indústria de abate e frigorificação e os produtores granjeiros, o que parece não estar evidenciado nas relações entre o varejo e a indústria de abate e frigorificação. Conclui-se que a indústria de abate e frigorificação se apresenta impotente diante das negociações com o varejo; no entanto, as funções exercidas pelos elos são aceitas pela própria estrutura e dinâmica do mercado.

Outros materiais