Buscar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 
· Analise as afirmativas sobre o comportamento organizacional e marque a alternativa correta.
Por comportamento organizacional define-se uma disciplina de caráter interdisciplinar, que estuda o comportamento dos indivíduos, sua relação com a organização e a própria organização.
· Analise as afirmativas a respeito dos grupos formais e informais das organizações e marque a alternativa correta.
Dentro das organizações ocorrerá a reunião de pessoas em grupos formais (criados pela empresa e informais criados pelos indivíduos).
· Existem algumas características que irão fazer parte do desenvolvimento da identidade social das pessoas e que promovem a união das mesmas em grupos. Analise as afirmativas sobre essas características e marque a alternativa correta.
A similaridade é uma característica que une as pessoas pelos seus traços e semelhanças quanto a questões geográficas, étnicas, geracionais, de gênero, entre outras.
· “(…) a diferença entre as organizações muito eficientes e as menos eficientes encontra-se quase sempre na motivação de seus integrantes. Assim, os gestores precisam entender a natureza da motivação individual, sobretudo no que se refere ao trabalho” (GRIFFIN e MOORHEAD, 2006). Partindo da citação, analise e marque a alternativa correta.
Os gestores que entendem a natureza da motivação podem fazer com que suas organizações tenham mais eficiência.
· Analise as afirmativas sobre as teorias motivacionais da hierarquia das necessidades de Maslow e da Expectativa de Vroom e marque a alternativa que apresenta uma relação correta.
A teoria da expectativa entende que os homens se motivam pelas expectativas que vão construindo sobre seu próprio esforço e desempenho em relação aos resultados que obtêm.
· A divisão do trabalho se refere à subdivisão do trabalho em tarefas distintas atribuídas a pessoas diferentes. O trabalho subdividido leva à especialização deste, porque cada função inclui um conjunto restrito de tarefas necessárias para se concluir o produto ou serviço. Entretanto, há contribuições positivas e negativas quando se pensa nessa divisão, e pode-se dizer que as consequências a curto prazo se referem à(ao):
maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido.
· Diversas redes de fast-food eficientes costumam ter um alto grau de formalização, pois se baseiam na padronização dos processos de trabalho como um mecanismo de coordenação. Os funcionários têm funções precisamente definidas, e tarefas altamente padronizadas. A gestão de processos vincula-se ao trabalho de desenvolvimento e implantação de procedimentos de padronização como forma de aumentar a competitividade organizacional. Veja algumas afirmativas a respeito do desdobramento da padronização:
I) Estabilização dos processos.
II) Facilitação do controle.
III) Qualidade na produção e nos serviços.
IV) Garantia de aumento nos lucros da empresa.
V) Ampliação de conhecimento.
A respeito do desdobramento deste processo é CORRETO o que consta nas afirmativas:
I, II, III e IV apenas.
· Platão, um dos principais filósofos da antiguidade, foi bastante criticado quando, em umas das suas afirmações, disse que todas as coisas seriam fabricadas em quantidade e qualidade superiores e com mais destreza se cada indivíduo trabalhasse em uma única função, em conformidade com seus dons naturais e no momento certo, sem se intrometer em mais nada. Taylor, considerado o pai da Administração Científica, também considerava que o trabalhador deveria executar tarefas simples e padronizadas, a fim de gerar melhores resultados. Posto isso, pode-se afirmar que:
apesar das duras críticas à estrutura mecanizada, é possível encontrar processo, resultados e habilidades padronizadas nesses cenários que, talvez, possam levar ao sucesso organizacional.
· As estruturas orgânicas são consideradas o outro extremo das mecanicistas. Por isso, pode-se afirmar que uma organização orgânica tem como características:
A estrutura organizacional é flexível e adaptável a mudanças e inovações.
· Maria é arquiteta e presta serviços personalizados aos seus diversos clientes. Um solicitou o desenho de uma casa mais moderna, enquanto o outro, uma mais clássica. Um terceiro cliente diz que sempre sonhou em morar em uma casa que parecesse um castelo e que a arquiteta poderia ajudá-lo a realizar esse sonho agora que herdou uma fortuna da família. Diante do exposto, pode-se afirmar que o trabalho de Maria deve ser:
personalizado, o que prediz flexibilidade de ação dos desenhos.
· “QUEREMOS TRABALHADORES ENGAJADOS, FELIZES E BEM REMUNERADOS” — DIZ DAVID BLOM, CEO DA OHIO HEALTH. “ESSA RECOMPENSA E RECONHECIMENTO MEXE COM AS EMOÇÕES E PAIXÕES DAS PESSOAS”. OS HOSPITAIS MAGNET POSSUEM AMBIENTES DE TRABALHO AMIGÁVEIS E NÃO HIERÁRQUICOS, CENTRADOS EM SERVIÇOS DE ALTA QUALIDADE E QUE DÃO AUTONOMIA, RESPEITO E REPRESENTAÇÃO AOS ENFERMEIROS NAS DECISÕES. “NA ENFERMAGEM, TEMOS GOVERNANÇA COMPARTILHADA E MUITAS DE NOSSAS INSTALAÇÕES TÊM A DESIGNAÇÃO MAGNET” — EXPLICA PAUL PATTON, VICE-PRESIDENTE SÊNIOR DE RECURSOS HUMANOS. “A OHIO HEALTH É UM DOS MELHORES LUGARES PARA SE TRABALHAR NOS EUA, E TEM UM ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL MUITO ABAIXO DA MÉDIA DO SETOR” (MCSHANE; VON GLINOW, 2014, P. 29).
Com base no texto anterior, assinale a alternativa correta.
O trecho queremos trabalhadores engajados, felizes e bem remunerados […] Essa recompensa e esse reconhecimento mexem com as emoções e paixões das pessoas.
· Em relação ao comportamento individual, personalidade e valores individuais, assinale a alternativa correta.
Abertura à mudança, autotranscedência, autovalorização, conservadorismo.
· Conforme o Modelo dos Cinco Fatores da Personalidade, identifique, abaixo, as cinco dimensões da personalidade que podem descrever um indivíduo, diferenciando-o dos outros:
Neuroticismo, Abertura para experiência, Extroversão, Sociabilidade, Escrupulosidade.
· Leia o trecho a seguir. Ele será utilizado para responder às questões 3 e 4. Após, assinale a alternativa correta.
“Queremos trabalhadores engajados, felizes e bem remunerados” — diz David Blom, CEO da Ohio Health. “Essa recompensa e reconhecimento mexe com as emoções e paixões das pessoas”. Os hospitais Magnet possuem ambientes de trabalho amigáveis e não hierárquicos, centrados em serviços de alta qualidade e que dão autonomia, respeito e representação aos enfermeiros nas decisões. “Na enfermagem, temos governança compartilhada e muitas de nossas instalações têm a designação Magnet” — 
 ‘Respeito’ deve ser um dos valores individuais, além do organizacional.
· João está participando de um processo seletivo visando a ocupar uma vaga de engenheiro na empresa Supera Engenheiros. Dentre as etapas que compõem o processo seletivo, podemos destacar o teste psicológico. Ao ler o teste, João identificou uma lista de características, tais como prestativo, comunicativo, convincente, aventureiro. A partir disso, ele deveria escolher as características que poderiam descrevê-lo (sobre o que ele conhece dele mesmo e também sobre o que ele acha que os outros esperam dele). João está se submetendo a um teste de personalidade. Com relação à experiência de João, assinale a alternativa correta:​​​​​​​
Os traços de personalidade podem nos auxiliar a facilitar nossa percepção sobre os outros, antecipando comportamentos que possam ocorrer em um futuro próximo.
· Analise as alternativas que falam sobre o conceito de cultura e marque a resposta correta:
A cultura caracteriza a forma como um determinado grupo social pensa e age sobre o mundo.
· A expressão ‘centralidade da cultura’ indica aqui a forma como a cultura penetra em cada recanto da vida social contemporânea, fazendo proliferar ambientes secundários, mediando tudo. A cultura está presente nas vozes e imagens corpóreas que nos interpelam das telas, nos postos de gasolina. (HALL, 1997). Analise as afirmativas a partir da citação do autor e marque a alternativa correta:
A cultura se apresenta, atualmente, de maneira central em nossa vida, pois ao nosso redor, especialmente pormeio da mídia, são ensinados, constantemente, novos jeitos de pensar e de viver.
· Analise as afirmativas sobre a relação entre a organização e a sociedade e marque a alternativa correta.
A forma como as pessoas que vivem em sociedade tem de viver, sentir e pensar sobre o mundo, poderá afetar as organizações por meio da cultura.
· Analise as afirmativas sobre as características da cultura organizacional e marque a alternativa correta.
Os relacionamentos humanos farão parte importante da cultura organizacional, pois é por meio das relações interpessoais que a organização atinge seus objetivos.
· Leia o relato abaixo e assinale a alternativa correta.
O Elbow Room Café está lotado e muito barulhento na manhã de sábado. Um cliente do restaurante no centro de Vancouver, Canadá, praticamente precisa gritar para ser servido de mais café. Um garçom que está perto dele zomba em tom amistoso: “quer mais café, vai buscar!”, e o cliente ri. Outro reclama alto que ele e seu grupo estão atrasados e precisam da comida. Dessa vez, é Patrick Savoie, o gerente, que responde: “se estavam com pressa, deviam ter ido no Mc Donald’s”, e o cliente e seus amigos riem.
Esse texto apresenta uma boa interação entre cliente e atendentes. O tom de brincadeira reforça a ideia de que todos mantiveram suas emoções minimamente controladas.
· A respeito da influência das emoções no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.
As teorias organizacionais, durante muito tempo, subjugaram o papel das emoções, considerando-as disfuncionais para o bom desempenho no trabalho.
· Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman lançou o livro “Inteligência Emocional”, evidenciando como o nível intelectual de uma pessoa não pode ser medido apenas por sua capacidade de pensamento racional, ampliando a nossa forma de enxergar a inteligência. A inteligência emocional acabou se tornando uma condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais, e desenvolvê-la pode trazer mudanças expressivas para o ambiente de trabalho, pois as relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da excelência em todas as áreas.
Em se tratando do gerenciamento das emoções no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.
A inteligência emocional está relacionada a habilidades, tais como motivar as pessoas e a si mesmo; controlar impulsos.
· Emoções são consideradas respostas instantâneas a determinadas situações. Podem ser caracterizadas pelas reações físicas, comportamentais e psicológicas.
Essa definição ajuda a compreender o que ocorreu com uma aluna, em uma dia de discussão com um colega:
Uma aluna discute com seu colega de sala, até que atira uma cadeira em sua direção. Ao atingi-lo, outros colegas intercedem, a fim de separar a briga. A aluna permanece muito irritada e grita pelos corredores, até que o diretor da instituição a chama em sua sala para uma conversa.
Pode ser que a conversa com o diretor tenha acalmado a aluna.
· As discussões sobre as emoções no ambiente de trabalho têm contribuído para compreender melhor o comportamento nas organizações. Leia as afirmativas abaixo e assinale a que está correta.
O estado de prontidão quer dizer que, quando sentimos medo, por exemplo, surge um impulso forte para fugir ou evitar uma situação.
· A distinção e o conflito entre gerações também se manifesta no mundo corporativo, por isso, esse é “um assunto que merece cada vez mais atenção. Embora profissionais nascidos em épocas diferentes possuam conjuntos de valores e conhecimentos abrangentes, muitas vezes eles apresentam estilos de comunicação contraditórios.
Para o consultor e escritor Sidnei Oliveira, especialista em conflitos de gerações, uma das melhores formas de lidar com essa questão é conscientizar os profissionais de que cada geração agrega um tipo de contribuição, e que o mais importante é ter flexibilidade para aproveitar os benefícios dessa união.
Muito além das gerações | Sidnei Oliveira | TEDxFortaleza​​​​​​​
Com base nas discussões acima sobre as diferentes gerações, pode-se afirmar que:
 há conflitos de incompatibilidade de metas; diferenciação; interdependência nas tarefas.
· Lilian Mazurek Meyer publicou uma notícia intitulada: o lado positivo da greve dos professores. Na oportunidade, afirmou: “Entendendo a escola como ligada diretamente à sociedade, ela tem o importante papel de mediadora entre o âmbito da vida cotidiana, e não cotidiana (conhecimento erudito), ou seja, precisa ser vista a partir de uma realidade social concreta. Assim, mais crítica, favorecendo a transformação como elemento de emancipação humana digna. A escola é lugar da aproximação com a realidade, de troca de saberes e da crítica dessa realidade.
I. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal dos professores, independentemente dos alunos e da sociedade.
II. O conflito é um meio de chamar a atenção para os baixos salários, para a necessidade de trabalho extra para se complementar a renda, e isso pode impactar em problemas mais sérios como disposição, desempenho e qualificação dos professores e, consequentemente, nos alunos/sociedade.
III. O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas docentes, bem como soluções criativas e inovadoras quanto às suas necessidades nesta profissão.
IV. Apesar de os professores serem vistos como um grupo ocupacional, a proposta é limitar a percepção da sociedade e dos alunos frente à realidade.
A partir das afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
Apenas II e III.
· Os conflitos são comuns no cotidiano organizacional. Adotar e saber os vários estilos para administrá-los, conhecendo os seus antecedentes e os efeitos, é condição básica para qualquer gestor. Sobre seus antecedentes, é CORRETO afirmar que:
o conflito pode despertar sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de se realizar as tarefas.
· As teorias organizacionais, ao longo do tempo, passaram a relativizar a compreensão única de que os conflitos no ambiente do trabalho seriam somente disfuncionais para a organização, de modo geral. Deste modo, transcendendo a avaliações simplistas de que somente da harmonia organizacional se pode depreender desenvolvimento, o gestor da empresa “Errando e Crescendo”, pontua que os conflitos podem nos levar a diferentes reflexões, nos tirar da zona de conforto – nos conduzindo, quem sabe, a possibilidades de crescimento e de ação.
Com relação às consequências positivas do conflito, assinale a alternativa correta abaixo, com base em McShane e Glinow (2014):
Os conflitos da empresa Errando e Crescendo podem ter consequências positivas na medida em que refletirem na qualidade da tomada de decisão, com a verificação da lógica dos argumentos e do questionamento dos propósitos.
· Na convivência profissional, frequentemente nos deparamos com situações de conflito geradoras de tensões que prejudicam a qualidade do trabalho de uma equipe. A inteligência emocional, a equipe coesa e as regras grupais têm sido consideradas estratégias ou condições potenciais para minimizar o nível destes conflitos de relacionamento, durante os episódios de conflito construtivo. Entretanto, uma ação é tida como inadequada à boa administração destes problemas. Assinale-a.
Reagir a explosões emocionais de colegas no mesmo tom e com a mesma intensidade para não demonstrar fraqueza.
· A mudança organizacional refere-se à necessidade de modificar algo na organização, seja o processo, o produto, as pessoas etc. Sobre a mudança organizacional, pode-se afirmar que:
os problemas organizacionais não podem ser resolvidos apenas por partes, já que há uma inter-relação entre os diversos processos, áreas e públicos das empresas.
· O processo de mudança envolve o descongelamento de uma situação previamente estabilizada até que ela possa ser novamente “recongelada”. Com relação a este processo, assinale a alternativa CORRETA:
O medo e a incerteza, comrelação ao processo de mudança organizacional, podem se manifestar como resistência e devem ser levados em consideração no seu planejamento.
· Gestão de mudanças é um tema que tem ganhado notoriedade nos dias atuais. Isso porque:
A teoria do campo de forças é muito utilizada no processo de mudança organizacional.
· As alternativas a seguir apresentam fatores críticos para as mudanças organizacionais contemporâneas, com exceção de uma. Assinale-a.
Tamanho organizacional.
· (ESAF – 2009. Adaptada.) Ao ser designado como responsável por um processo de mudança organizacional, você será capaz de fazê-lo desde que NÃO ocorra o seguinte erro conceitual:
Mudanças organizacionais acontecem em empresas privadas, já que querem um rápido e emergente crescimento.
· Se você deseja trabalhar em uma equipe ou se você, líder, deseja ter uma equipe de lato desempenho prepara-se para lidar com a energia de pessoas inquietas e para ser muito exigido” – diz reportagem da Revista Exame, Você S/A. Na cotidianidade organizacional, a dinâmica do trabalho em equipe, desta maneira, pode ser relacionada com multiplicidade de perspectivas sobre as relações que se estabelecem no desenvolvimento das tarefas. Com relação ao trabalho em equipe, assinale, abaixo, uma alternativa correta:
Uma equipe é um grupo de pessoas que reconhece que precisa da contribuição de todos os membros.
Os estudos do sociólogo Elton Mayo trouxeram inúmeras contribuições para Administração, especialmente em direção a reflexões mais democráticas e humanizadas nos Os estudos do sociólogo Elton Mayo trouxeram inúmeras contribuições para Administração, especialmente em direção a reflexões mais democráticas e humanizadas nos
A organização democrática e humanizada ilustra a necessidade de apoio e de relações sociais autênticas no ambiente de trabalho.
· Leia o texto abaixo sobre equipes. A PSA Peugeot Citroën, a segunda maior montadora da Europa, montou uma “sala de obeya” (“sala grande”, em japonês) para acelerar a tomada de decisão em equipe. As paredes ficam forradas com gráficos e anotações para que os membros da equipe possam visualizar as principais questões do momento. A sala de obeya cria um ambiente de equipe especial que encoraja a interação presencial para resolver rapidamente decisões críticas e focadas. Em uma sessão, por exemplo, os gerentes descobriram como reduzir significativamente os acidentes entre trabalhadores temporários. “Os temas dos projetos em andamento são colocados nas paredes, e marcados com vermelho quando algo está errado”, explica Philippe Varin, executivo chefe da PSA Peugeot Citroën. “Todos enfrentam o mesmo problema e tentam resolvê-lo”. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
O objetivo organizacional e a interdependência entre os membros move a equipe para gerar melhores resultados.
· Quando analisamos a prática organizacional, mesmo observando os grupos que trabalham juntos em colaboração para o alcance de metas comuns enquanto equipes, ainda assim diferentes tipos de equipes podem ser identificados nestas relações plurais e múltiplas que se estabelecem entre os indivíduos. Com relação aos tipos de equipes, assinale, abaixo, a alternativa que identifica corretamente o tipo de equipe com a sua descrição (MCSHANE, GLINOW, 2014):
(1) Equipes Departamentais
(2) Equipes autodirigidas
(3) Equipes de serviços, produção
(4) Equipes virtuais
( ) Formada por colaboradores com habilidades similares ou complementares, localizados na mesma unidade de uma estrutura funcional; geralmente, há uma interdependência mínima das tarefas.
( ) Neste tipo de equipe, os membros atravessam fronteiras de espaço, tempo e organizacionais; ligados pelas tecnologias da informação para realizar as tarefas organizacionais.
( ) Tarefas interdependentes e autonomia substancial sobre a execução dessas tarefas, com controle de insumo, fluxo e resultados.
( ) Os membros da equipe produzem coletivamente ou tomam decisões contínuas; este tipo de equipe possui interdependência análoga à linha de montagem.
1 – 4 – 2 – 3
· As equipes, de modo geral, podem ser analisadas como eficazes quando beneficiam a empresa, os seus membros e renovam sua própria sobrevivência, a qual depende de planejamento e de ações contínuas. Deste modo, algumas equipes são eficazes por mais tempo, com a renovação de propósitos; outras cumprem com um propósito definido e, quando alcançado se desfaz; outras equipes, por fim, fracassam completamente. Com relação ao modelo de eficácia de uma equipe, assinale, abaixo, uma alternativa correta (MCSHANE, GLINOW, 2014):
Na formação da equipe, relacionada à tarefa, a interdependência recíproca é o mais alto grau de dependência.
· Analise as alternativas que falam sobre o conceito de cultura e marque a resposta correta:
A cultura caracteriza a forma como um determinado grupo social pensa e age sobre o mundo.
· A expressão ‘centralidade da cultura’ indica aqui a forma como a cultura penetra em cada recanto da vida social contemporânea, fazendo proliferar ambientes secundários, mediando tudo. A cultura está presente nas vozes e imagens corpóreas que nos interpelam das telas, nos postos de gasolina. (HALL, 1997). Analise as afirmativas a partir da citação do autor e marque a alternativa correta:
A cultura se apresenta, atualmente, de maneira central em nossa vida, pois ao nosso redor, especialmente por meio da mídia, são ensinados, constantemente, novos jeitos de pensar e de viver.
· Analise as afirmativas sobre a relação entre a organização e a sociedade e marque a alternativa correta.
A forma como as pessoas que vivem em sociedade tem de viver, sentir e pensar sobre o mundo, poderá afetar as organizações por meio da cultura.
· Analise as afirmativas sobre as características da cultura organizacional e marque a alternativa correta.
Os relacionamentos humanos farão parte importante da cultura organizacional, pois é por meio das relações interpessoais que a organização atinge seus objetivos.

Continue navegando