Buscar

ATD1-respondendo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

0398 - Comunicação, Educação e Tecnologias
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 15,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A ATD1 tem o objetivo de avaliar o conteúdo (conhecimento do tema) e a capacidade de expressão na modalidade escrita e uso da norma culta da língua portuguesa.
 
Após ler e analisar o texto e as referências da ATD1 responda a questão: 
Referências: Aulas de 1 a 8 e textos complementares: Saiba Mais.
Moran defende, ainda, que as mudanças na educação dependem também de termos administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, não somente as ligadas ao lucro e, sim, as que apóiem professores inovadores, que equilibrem o gerenciamento empresarial com o tecnológico e o humano, contribuindo para um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação. De acordo com o autor:
 
É importante educar para a autonomia para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, para intercambiar ideias, participar de projetos e realizar pesquisas em conjunto. Só se pode educar para a autonomia, para a liberdade com autonomia e liberdade. Uma das tarefas mais urgentes é educar o educador para uma nova relação no processo de ensinar e aprender, mais aberta, participativa, respeitosa do ritmo de cada aluno e das habilidades de cada um.
Para concluir, Moran destaca que:
 Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.
Moran, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf> Acesso em: 08 jan. 2017.
 
As ações pedagógicas, a partir do computador na educação apresentam duas abordagens: instrucionista e construcionista. 
Justifique as abordagens e exemplifique-as.
A tecnologia, aliada à internet, informatização, facilidades presentes nos avanços que estes meios têm proporcionado, vem transformando a forma de aprender, dando rapidez e movimento à informação, ao conhecimento mais efetivo. Podemos encontrar a forma de ensinar também acompanhando esta rapidez, influenciando no senso crítico aguçado que a geração contemporânea tem aflorado cada vez mais aperfeiçoado, inovando para todas as idades, etnias e saberes, se adequando a cada forma e percepção do aprender e conhecer, onde conforme a capacidade de cada um de absorver e se organizar para evoluir criticamente, a atualidade concede a possibilidade de adaptação.
A maneira de instruir, de forma articulada com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), dando espaço para a construção coletiva entre os alunos, possibilitando a livre participação de todos, onde cada um produz no seu tempo, com flexibilidade para se planejar, contando com profissionais cooperadores, trazendo a coletividade dentro de um espaço criativo de colaboração em busca de resultados democráticos, participativos e cidadão de transmissão do ensino tanto presencial, quanto à distância. Os avanços tem sido chamativos a diversificadas idades e pessoas, atraindo a todos para construir juntos, em coletivo o conhecimento, a inovação, ora com acertos necessários para adequação, ora com retirada de excessos, mas havendo sempre esse conjunto trabalhando pela melhoria da proximidade homem e máquina, tecnologia, interatividade e aprendizado.
Os professores de todos os níveis educacionais têm de se interar das inovações para que o ser crítico cada vez mais se aproxime do conhecimento de forma rápida e portátil, facilitada mais e mais, a cada dia, há que se preocupar em instruir os que transmitem o aprendizado, concedendo-lhes o acompanhamento que chega e avança de maneira surpreendente, mostrando e demonstrando formas inovadoras de levar o conhecimento, de fazer o aprendizado ocorrer, no coletivo ou individual, adequando-se aos valores e cultura, levando praticidade inovadora, livre, de maneiras as mais diversas de interagir e ensinar, mas que requer organização, disciplina e empenho do docente para como diz Freire, para produzir o conhecimento, para depois conhecê-lo (Aula 08).
Referências:
AULA 01 - Formação de Professores e TIC. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9944&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 02 - Ensino-aprendizagem e as novas tecnologias. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9945&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 03 - O Uso das Mídias e a formação do Professor. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9946&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 04 - Sala de Aula Interativa. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9953&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 05 - Integração de Mídias e Práticas Pedagógicas. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9954&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 06 - Um Olhar sobre os Problemas da Educação: A Utopia Move o Educador. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9955&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 07 - Desafios dos Educadores. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9964&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.
AULA 08 - Convite à leitura de Paulo Freire. Comunicação, Educação e Tecnologias. Disponível em: <http://campus20172.unimesvirtual.com.br/mod/page/view.php?id=9965&inpopup=1>. Acesso em 13 de Set. de 2017.Parte inferior do fo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes