Buscar

Atividade_01_Acústica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Gabriel Buarque Montenegro 	Matrícula: 04045047	Data: 04/09/2020
Disciplina: Acústica Arquitetônica Professor(a): Giselly M. G. Farias.
Atividade 01
1) Pesquise quais as funções de cada componente do ouvido humano.
O ouvido humano, responsável pelo sentido auditivo, é dividido em:
Ouvido Externo, onde se encontra o canal auditivo.
O canal auditivo externo, também chamado de meato acústico externo, estabelece a comunicação entre o meio exterior e a orelha média. Possui cerca de três centímetros de comprimento, e está situado no osso temporal. Pode ser definido como passagem estreita que transfere e amplifica o som para a orelha média, transmitindo o som coletado pelo pavilhão auricular até membrana timpânica.
Essa estrutura é revestida internamente por pelos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera, responsáveis pela proteção da membrana, além de manter um certo equilíbrio de temperatura e umidade necessários à preservação da elasticidade da mesma.
Ouvido Médio, onde se encontra o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo.
O ouvido médio é a porção interna do tímpano, e externo da cóclea, ambos localizados no ouvido. O ouvido médio contém três ossículos, que amplificam a vibração do tímpano com ondas de pressão no fluido do ouvido interno. O espaço oco do ouvido médio é também chamado de caixa timpânica. A trompa de Eustáquio se junta à caixa timpânica e a cavidade nasal, permitindo equalizar o ouvido interno e a garganta com o aumento de pressão.
O ouvido médio pode ser chamado também de cavidade timpânica, por causa da cavidade auditiva que ele apresenta, apresenta também as suas paredes que as delimitam tais são: o tecto, o pavimento, a parede lateral (timpânica), parede medial, e paredes posterior e anterior.
A função do ouvido médio é transferir eficientemente a energia sonora do ar para o líquido contido dentro da cóclea.
Ouvido Interno, nele se encontra o estribo, o nervo auditivo e o caracol, também chamado de Cóclea.
O ouvido interno é a parte mais profunda do ouvido, composto pela cóclea e pelo aparato vestibular.
O último osso da cadeia ossicular, o estribo, está acoplado a uma fina membrana chamada de janela oval. A janela oval é na realidade uma entrada para a orelha interna, que contém o órgão da audição, a cóclea. Quando o osso estribo move, a janela oval move com ele. No outro lado da janela oval está a cóclea, um canal em forma de caracol preenchido por líquidos e, quando as ondas sonoras chegam à cóclea provenientes da orelha interna, são transformadas em impulsos elétricos, que por sua vez ativam o órgão de Corti que é responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos nervosos que são enviados ao cérebro para serem interpretados.
A cóclea é preenchida por um liquido chamado perilinfa que é agitado pelos movimentos da janela oval e, dentro da cóclea, o órgão de Corti é formado por milhares de células ciliadas que são colocadas em movimento toda vez que o líquido é movimentado.
A estimulação destas células, por sua vez, causa impulsos elétricos que são enviados para o cérebro. Os impulsos elétricos representam a quarta mudança na mensagem sonora de uma energia para a outra: da energia acústica das ondas sonoras entrando na orelha, para a energia elétrica dos impulsos que viajam para o cérebro.
O ouvido interno também contém um órgão muito importante que está na verdade conectado com a cóclea, mas que não contribui para o nosso sentido da audição, o sistema vestibular, formado por três pequenos canais semicirculares, que nos ajudam a manter o equilíbrio e auxiliar na visão já que as rotações da mesma precisam ser compensadas para que possamos ter uma visão clara sem ser borrada. É através dele que se pode saber, por exemplo, quando se está com o corpo inclinado mesmo estando de olhos vendados.
Problemas com os canais semicirculares podem resultar em sintomas como a vertigem. A audição é um fator chave na manutenção de trocas intelectuais, mas possivelmente ainda mais importante, a audição supre o pano de fundo auditivo que dá o sentimento de participação e segurança.
O nervo auditivo consiste em um “feixe” de fibras nervosas que leva informação para a cóclea, ouvido interno e o cérebro, no qual a sua função é transmitir sinais do ouvido interno para o cérebro.
As fibras dos cílios, na cóclea, são todas conectadas ao nervo auditivo e dependendo da natureza dos movimentos, no fluído coclear, diferentes fibras dos cílios são colocadas em movimento.
2) Pesquise outros fenômenos relacionados ao som.
Reverberação, um fenômeno comum em acústica, nada mais é um efeito gerado por ondas sonoras quando estas são refletidas de forma reiterativa. A reverberação é criada quando um som incide sobre uma ou mais superfícies refletivas, causando um grande número de reflexões, a serem somadas e reduzidas em amplitude conforme o som é absorvido pelas superfícies dos objetos no espaço - o que poderia incluir móveis, paredes, pessoas e o próprio ar. A reverberação pode ser mais facilmente detectada e medida quando a fonte sonora é silenciada, momento a partir do qual toda a energia sonora emitida pela fonte será absorvida. O intervalo de tempo necessário para que o som original deixe de ser notado, é chamado de tempo de reverberação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes