Buscar

Artigo leitura Inf radiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Artigo leitura
Introdução à informática para Radiologia
Introdução
Hoje, a maior dificuldade que a maioria dos indivíduos enfrenta quando senta-se ao computador é: “Será que isso é realmente necessário?”. A resposta é: Sim e não.
Sim, pois a maior função do computador é facilitar a vida de quem o utiliza. Não porque isso fará com que você tenha de se acostumar com uma ferramenta nova e em constante evolução. Mas isso não é tão ruim afinal, não é?!
Na área da saúde, em especial na radiologia, a tecnologia tem a função de melhorar o desempenho de um determinado aparelho, fazendo-o gerar resultados em menos tempo e de forma mais confiável.
O impacto disso é que o cliente tem menos tempo de exposição a elementos radioativos, menos desconforto pelo tempo que passa no aparelho, entre outras vantagens que veremos mais adiante. Para o radiologista, os benefícios também são muitos, desde menor tempo para cada exame, passando por melhorias na qualidade da imagem, até auxílio por computador através de inteligência artificial.
Enfim, as vantagens do uso da tecnologia de informação(T.I) são enormes, quer no nosso dia-a-dia (através do uso da internet, de programas com diversas utilidades que alcançam tarefas simples como escrever uma carta, até mesmo controlar quanto dinheiro você tem no banco.) Mas as vantagens da T.I. não param por aí; na área profissional do técnico em radiologia está em todas as frentes de trabalho: Desde o atendimento do cliente na recepção do hospital, passando pelo sistema financeiro/contabilidade, pelos outros sistemas/ setores do hospital (Cardiologia, UTI, Pronto Socorro, Enfermaria, Radiologia, etc.) até estar disponível na internet para, por exemplo, o plano de saúde ou o médico particular do cliente possam acompanhá-lo.
A frente de trabalho do Radiologista trará enormes quantidades de desafios na área de tecnologia, assim sendo, é muito importante que o profissional que quer se manter no mercado de trabalho evolua junto com as tecnologias e procure aprendê-las e conviver com elas o máximo possível.
Algumas tecnologias que fazem parte do conjunto de conhecimentos mínimos que o Radiologista deve possuir para entender o rumo das tecnologias atualmente existentes e, inclusive, poder utilizá-las de forma total – leia-se, adaptar-se às situações do presente e do futuro da profissão – são:
Uma boa noção de redes de computadores, o que fará com que o Radiologista compreenda como as informações trafegam na rede, isto é, que caminhos os dados que estão armazenados num computador estarão disponíveis para outras pessoas, assim, este profissional será capaz de entender a fundo as questões de segurança de informação que sua profissão o sujeita, ou seja, a responsabilidade de lidar com informações pessoais e confidenciais estará segura.
Uma noção segura de programas e hardware, suficientes para operar os aparelhos que forem necessários para exercer sua profissão.
Uma idéia das tecnologias da área da informática médica, incluindo as tecnologias atuais e os projetos existentes para o futuro.
Assim, o maior objetivo desse material é conscientizar o técnico para um futuro de inovações tecnológicas constantes.
Entendendo a informática.
Não espanta que cada vez mais utilizemos a informática – e as ferramentas que ela possui – no dia-a-dia. E, não seria ousadia dizer que em alguns anos o analfabetismo virtual (conhecido também como exclusão digital) será o maior responsável pelo desemprego e marginalidade.
Tarefas simples, como mandar cartas, saber das notícias e ver TV mudaram dramaticamente em alguns poucos anos. Sabe por que? Por causa da informática e, em especial, uma tecnologia: A Internet .
Na área de saúde, não é diferente: Nunca se obteve tantas informações com tanta facilidade e o efeito disso é que o profissional de saúde tem necessidade de estar cada dia mais atualizado com as tecnologias ou estará condenado a ser excluído do mercado de trabalho. Tecnologias como telessaúde, SAC Virtual e virtualização já são práticas muito comuns no mercado que, ao contrário do que parece, cresce mais a cada dia, ou seja, há vagas, mas para profissionais que saibam lidar com essas tecnologias.
E é aí que entra você: Profissional que está interessado em se atualizar, se aperfeiçoar – ora, se você agüentou esta parte de informática até aqui, é sinal que você possui muita força de vontade.
Devemos compreender que informática é a ciência que visa o tratamento de informações através do uso de equipamentos (hardware) e procedimentos (software) da área de processamento de dados, ou seja, é o tratamento da informação.
O mundo moderno é movido a informação e, quanto mais informação, mais capaz de emitir posicionamentos precisos é um profissional. A palavra chave em informática é convergência, ou seja, a capacidade de colocar cada vez mais funcionalidades num mesmo aparelho. Veja o exemplo dos telefones celulares: O que era um dispositivo de comunicação analógico, agora é capaz de comunicar-se com outros celulares através de mensagens de textos, através de ondas invisíveis chamadas bluetooth e/ou Infravermelho; é capaz de tirar fotos, reproduzir música, etc.
Assim, a tendência é que cada vez se tenha mais funções em um aparelho cada vez mais simples. Melhorando essa concepção, podemos afirmar que o computador ideal deve ser intuitivo como uma televisão ou um aparelho telefônico convencional, o que hoje ainda não acontece, mas é o caminho que está sendo trilhado.
http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_informaticaTC3.htm

Outros materiais