Buscar

Atividade Sistemas Distribuidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Willian de Araújo Disciplina: Arquitetura de sistemas distribuídos. Prof: Esp. Jamilton Alves
Empresa Recruta Zero recrutamento e seleção.
Pensando no cenário da empresa Recruta Zero e em seus servidores para envio para a nuvem, deve ser avaliada a melhor forma de contratação do seguinte escopo: File Server, Active Directory, Banco de dados, Exchange, servidor WEB e ERP.
Pensando nisso viso trazer a menor latência e todas as aplicações seguirão o modelo (Iaas e Saas), trazendo elasticidade e escalabilidade, tornando a escalabilidade mais fácil que uma estrutura interna, trazendo, facilidade para seus colaboradores que basta ter um computador conectado à internet que ela pode acessar qualquer aplicação seguindo os protocolos necessários como VPN e RDP que garantirão o acesso com toda a segurança ao ambiente empresarial.
Segundo MASSETO, para a comunicação, independente do sistema que a pessoa esteja utilizando temos um Midleware que faz a intermediação entre o sistema operacional e aplicação.
Segundo CHIRIGATI dentre as vantagens da computação em nuvem está a possibilidade de acesso aos dados e aplicações de qualquer lugar, desde que haja conexão de qualidade com a internet, trazendo assim mobilidade e flexibilidade aos usuários. O pagamento pelo uso, o usuário paga somente o que necessita, evitando desperdício, e graças à esta escalabilidade é possível ampliar a disponibilidade de recursos conforme necessidade. A flexibilidade possibilita que os riscos relacionados à infra sejam minimizados, a empresa não precisa comprar muitos recursos físicos e não assume responsabilidade sobre a infra da contratada. Outras flexibilidades estão na facilidade de utilização dos serviços e recursos, além da confiabilidade dos serviços uma vendo que empresas que oferecem os serviços são avaliadas por sua reputação.
Já as desvantagens é a segurança (diferente de confiabilidade), pois a informação que antes era armazenada localmente irá localizar-se na nuvem, a privacidade e integridade das informações são então itens de suma importância, pois especialmente em nuvens públicas existe uma grande exposição a ataques. Dentre as capacidades requeridas para evitar a violação das informações está: a criptografia dos dados, o controle de acesso rigoroso e sistema eficaz de gerenciamento de cópias de segurança. A escalabilidade é fundamental, pois as aplicações para uma nuvem precisam ser escaláveis. Desta forma os recursos utilizados podem ser alterados conforme a demanda. Esta tarefa pode não ser simples e normalmente depende da implementação. A interoperabilidade é o fator que consiste na capacidade dos usuários de executar seus programas e seus dados e nuvens diferentes, permitindo assim que eles não fiquem restritos somente a uma nuvem. A disponibilidade é uma preocupação e a alternativa é ter mais de um prestador, o que permitiria aos usuários executar seus programas em outra nuvem enquanto outra está fora do ar.
Portanto a escolha da Azure foi baseada nesses conceitos.
Referências Bibliográficas:
CHIRIGATI, Fernando Seabra. Computação em nuvem. GTA / UFRJ. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2009_2/seabra/vantagens.html. Acesso em: 14 fev. 2021.
MASSETTO, Francisco Isidro . UFABC. São Paulo. Disponível em: http://professor.ufabc.edu.br/~francisco.massetto/sd/02-Aula2-IPC.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.

Outros materiais

Outros materiais