Buscar

Modelos mentais e personalidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
MODELOS MENTAIS 
são formas profundamente arraigadas, enraizadas, de pensar e agir, que impedem ou dificultam de vermos o mundo sob novos ângulos, de novas formas. 
Pode-se pensar em modelos mentais como resultado de uma ideologia com percepção. A ideologia pode estar relacionada à política, religião, hábitos do grupo social, e cada um destes segmentos possui uma organização sistemática de conhecimentos. Esta organização sistemática de conhecimentos é de natureza cultural, porém muitas vezes é considerada natural.
*
*
*
MODELOS MENTAIS
Os modelos mentais são formados por valores. Valores estes que recebemos principalmente na infância por intermédio de nossos pais ou pessoas que exercem função de pais, com o objetivo de educar-nos e formar-nos seres sociais. Valores do que é certo ou errado vão sendo colocados na mente de uma criança, determinando a forma como esta criança irá interpretar o mundo. A partir deste pensamento, pode-se dizer que os modelos mentais estão relacionados ao nosso posicionamento interpretativo em relação aos fatos que nos rodeiam.
*
*
*
PERSONALIDADE
Refere-se ao modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo na sua interação com o mundo. Compreender a personalidade é compreender o ser humano na sua totalidade.
*
*
*
Estrutura de personalidade
É a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo. É a organização global que dá consistência e unidade à conduta. A psicanálise afirma que esta estrutura está formada, como base, por volta dos 5 anos. Piaget coloca que a personalidade começa a se formar mais tarde, entre os 8 e 12 anos de idade.
*
*
*
Caráter
Refere-se aos conteúdos adquiridos na interação do indivíduo com o meio social, aquilo que ficou gravado; designa aquilo que diferencia um indivíduo do outro, a marca pessoal de alguém. 
*
*
*
Temperamento
Refere-se aos aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no ritmo individual. Os indivíduos têm uma quantidade de energia vital, maior ou menor, que dará a tonalidade de seus comportamentos. Por exemplo, há o indivíduo “mais calmo” e aquele “mais agitado”.
*
*
*
Traço de Personalidade
Refere-se a uma característica duradoura da personalidade do indivíduo. Ex: ser reservado, ser bem-humorado, ser expansivo, etc. Os traços são inferidos a partir do comportamento, e alguns podem ser mais “centrais” da personalidade, e outros mais “periféricos”. Os centrais seriam aqueles em torno dos quais o conjunto das demais características ou traços organizam-se. C.G.Jung desenvolveu também este aspecto em sua teoria da personalidade, chegando a criar tipos psicológicos: o introvertido e o extrovertido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais