Buscar

Av2 - Seminário de Projeto Integrado II

Prévia do material em texto

Av2 - Seminário de Projeto Integrado II
1 ) Temos as propriedades físico químicas dos solos que ocorrem principalmente pela elevada superfície específica e à alta reatividade apresentada pelos componentes da fração argila, no qual é composta por minerais secundários, óxidos de ferro e alumínio cristalinos ou amorfos e matéria orgânica. Possui tamanhos iguais ou inferiores a 4 μm, caráter coloidal e carga líquida negativa saturada por cátions diversos.
Com base no contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I-Uma das funções químicas mais importantes dos solos é a troca de cátions. Em minerais de argila a troca de cátions ocorre devido a presença de minerais carregados negativamente, resultante da substituição de um átomo de menor número de oxidação para um dos números mais altos, por exemplo, de magnésio para alumínio (Mn (+2) para Al (+3).
PORQUE
II- A troca de ânions pelo solo também ocorre, contudo, não é tão clara quanto a troca de cátions. Em muitos casos, a troca de ânions não envolve um processo de troca iônica simples. Porém, sabe-se que o íon nitrato e cloreto são fracamentes retidos pelo solo, podem passar livremente para as águas subterrâneas, contaminando-as
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. Alternativa assinalada
2) Desde sua formação, a Terra tem passado por processos naturais que alteraram a configuração da sua superfície, desde a organização dos continentes até os tipos de clima e vegetação. Estes processos, ciclos ou movimentos são responsáveis, em parte, pelas mudanças naturais que ocorrem na superfície terrestre. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos corretos destes ciclos:
Alternativas:
a) Movimento de Rotação - Movimento de Translação - Movimento de Excentricidade da Órbita Terrestre - Movimento de Precessão das Estações. Alternativa assinalada
3)A rede hidrográfica brasileira tem elevadas condições de umidade na maior parte do território nacional, sendo considerada como a mais densa do planeta. Sobre as características da hidrografia do Brasil, verifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas:
I. O regime de alimentação dos rios brasileiros é pluvial, não se registrando a ocorrência de regimes nival ou glacial, sendo apenas o Rio Amazonas um dependente do derretimento da neve da Cordilheira do Andes, mas a sua alimentação provém basicamente de chuvas. O período das cheias dos rios brasileiros é no verão, com algumas exceções no litoral do nordeste.
II. O destino dos rios brasileiros é exorréico, ou seja, deságua no mar. Devido ás elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Atlântico. Mesmo os que correm para oeste fazem a curva ou deságuam em outro rio que irá em direção ao oceano.
III. No Brasil são raros os rios que apresentem condições adequadas para sua exploração na geração de energia elétrica, por meio das usinas hidroelétricas
Assinale a alternativa correta, I, II e III são respectivamente:
Alternativas:
b) V, V, F Alternativa assinalada
4)Aristóteles, além de definir o ser humano como animal racional, também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).
De acordo com o texto acima, considere:
I. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
II. O homem grego ou era "politikon" (participativo) ou "idiotés" (alienado).
III. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
IV. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas
Alternativas:
c) II, III e IV. Alternativa assinalada
5)A preocupação com os efeitos ambientais das atividades econômicas e a relação entre a alocação eficiente dos recursos naturais tem sido objeto de estudo e de políticas de uso e preservação ao longo da história. Paralela à crise ambiental, conferências e protocolos internacionais, a partir da década de 60, estudos vem sendo realizados com foco no mau uso dos recursos ambientais. Essas afirmações se referem a (ao):
Alternativas:
e)Economia ambiental. Alternativa assinalada

Outros materiais