Buscar

Construção Sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Construção Sustentável
Um sistema construtivo que traz mudanças conscientes ao entorno de maneira que as necessidades de construção e uso moderno sejam supridas, mantendo a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, assegurando a qualidade de vida para todas as gerações, com isso, se resume o conceito de Construção Sustentável.
Para a execução de uma obra é necessário realizar uma série de passos até chegar no processo de construção, como o anteprojeto, memorial descritivo, projeto executivo e estrutural, entre outras etapas. O Instituto para Desenvolvimento da Habitação Ecológica (IDHEA) aponta nove etapas para se obter uma construção sustentável, elas são: Planejamento sustentável da obra; Aproveitamento passivos dos recursos naturais; Eficiência energética; Gestão e economia de água; Gestão dos resíduos na edificação; Qualidade do ar e ambiente interior; Conforto termoacústico; Uso racional de materiais e uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis. 
Como até pouco tempo não havia, no Brasil, normas para avaliação e certificação de produtos sustentáveis, exceto para madeiras e produtos orgânicos alimentícios, há uma linha de raciocínio sustentável na hora de pesquisar materiais e tecnologias. 
Se tratando de um projeto sustentável, cujo cliente exige que a sustentabilidade seja o conceito e partido de sua obra, a preferência sempre será por produtos ecológicos; Tecnologias sustentáveis e eco-inteligentes; Energicamente eficientes; Produtos reciclados; Produtos recicláveis e equipamentos que não emitam ou utilizem gases poluentes. O ganho ambiental trazido pela escolha desses materiais e tecnologias faz com que o objetivo sustentável seja alcançando de maneira limpa e eficaz.
Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2021.
Paulo Roberto Oliveira Santos.

Outros materiais