A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Construção Sustentável

Pré-visualização | Página 1 de 1

Construção Sustentável
Um sistema construtivo que traz mudanças conscientes ao entorno de maneira que as necessidades de construção e uso moderno sejam supridas, mantendo a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, assegurando a qualidade de vida para todas as gerações, com isso, se resume o conceito de Construção Sustentável.
Para a execução de uma obra é necessário realizar uma série de passos até chegar no processo de construção, como o anteprojeto, memorial descritivo, projeto executivo e estrutural, entre outras etapas. O Instituto para Desenvolvimento da Habitação Ecológica (IDHEA) aponta nove etapas para se obter uma construção sustentável, elas são: Planejamento sustentável da obra; Aproveitamento passivos dos recursos naturais; Eficiência energética; Gestão e economia de água; Gestão dos resíduos na edificação; Qualidade do ar e ambiente interior; Conforto termoacústico; Uso racional de materiais e uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis. 
Como até pouco tempo não havia, no Brasil, normas para avaliação e certificação de produtos sustentáveis, exceto para madeiras e produtos orgânicos alimentícios, há uma linha de raciocínio sustentável na hora de pesquisar materiais e tecnologias. 
Se tratando de um projeto sustentável, cujo cliente exige que a sustentabilidade seja o conceito e partido de sua obra, a preferência sempre será por produtos ecológicos; Tecnologias sustentáveis e eco-inteligentes; Energicamente eficientes; Produtos reciclados; Produtos recicláveis e equipamentos que não emitam ou utilizem gases poluentes. O ganho ambiental trazido pela escolha desses materiais e tecnologias faz com que o objetivo sustentável seja alcançando de maneira limpa e eficaz.
Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2021.
Paulo Roberto Oliveira Santos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.