Buscar

atividade discursiva Direito Civil Pessoas e Bens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil - Pessoas e Bens
Em decorrência da crise causada pelo Coronavírus, uma pessoa ficou desempregada. Para subsistir, decidiu começar a vender roupas. Para isso, alugou um imóvel, comprou móveis e encheu seu estoque com lindas peças de roupa.
Passados 4 meses do início das vendas, a proprietária decidiu juntar-se a uma sócia, de modo que assinaram o ato constitutivo da empresa. Somente após 2 meses da assinatura, é que as sócias decidiram inscrever o ato constitutivo no Registro Público de Empresas Mercantis.
Considerando essa situação hipotética, responda: quando começou a existência legal dessa empresa-pessoa jurídica de direito privado? Justifique sua resposta.
Resposta
No código civil, assim como uma pessoa natural precisa de uma certidão de nascimento, a pessoa jurídica também precisa de um registro próprio. No caso em questão, de acordo com o art. 45 e 1.150 do Código Civil, a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo. Nessa situação hipotética, os sócios vinculam-se ao Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, e a sociedade simples ao Registro Civil das Pessoas Jurídicas, o qual devem obedecer às normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresária. 
Destarte, a existência legal dessa empresa-pessoa jurídica de direito privado começou a partir do momento que os sócios assinaram o ato constitutivo no registro público de empresas e mercantis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm.

Continue navegando