Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Prova Online ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO (Nat)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova Online
Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A ideia de ________ envolve vários aspectos da produção humana (tais como valores, leis, costumes etc.), além da produção material de um povo (tais como os artefatos, os utensílios, o vestuário, a moradia, a alimentação e tudo o que o homem construiu ou produziu para adaptar-se ao meio ambiente e atender às suas necessidades de sobrevivência e conforto). Diz respeito a tudo aquilo que socialmente caracteriza a vida de um povo ou grupos no interior de uma mesma sociedade e condiciona a _________ do homem.
Assinale a alternativa que contém os termos que completam as frases acima.
a )
etnocentrismo / cultura
b )
tolerância / visão de mundo
c )
cultura / diversidade
 
d )
 cultura / visão de mundo
e )
pluralidade / mentalidade
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação.
PORQUE
A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d )
As asserções I e II são proposições falsas.
 
e )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
As Revoluções Francesa e Industrial trouxeram muitas transformações, entre elas, a consolidação da sociedade industrial. Novas demandas e novas formas de pensamento se colocavam diante da humanidade, o que foi decisivo para a constituição das ciências sociais, sobretudo a sociologia e a antropologia, que terão a "missão" de pensar essa nova sociedade que surgia. Foram tempos muito marcados pela ideia de progresso, nas regiões em que não houvesse a industrialização e urbanização, não existiria progresso, tratando-se, portanto, de povos e países "atrasados".
Assinale a teoria que fundamentou a ideia de atraso e progresso que marcou as ciências sociais, e em especial, a antropologia.
a )
 Positivismo
b )
 Socialismo
c )
 Etnocentrismo
d )
 Marxismo
 
e )
 Evolucionismo
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Observe a imagem abaixo, muito conhecida quando se discute a questão da igualdade:
Fonte: IESDE Brasil S/A
Enquanto humanidade somos um grande grupo, composto por diversas culturas, mas a despeito disso, nossas singularidades devem ser valorizadas. Para isso, não podemos pensar a igualdade em detrimento das diferenças. Isso significa que a igualdade deve acontecer na diversidade. Além disso, é preciso pensar em garantir também a equidade, que é a igualdade de oportunidades.
O que você compreende dessa imagem? Cada uma das três pessoas tem uma altura diferente, há três caixas iguais e todos querem ver o outro lado do muro. A solução mostrada no segundo quadro garantiu a
a )
igualdade.
b )
diferença.
 
c )
equidade.
d )
pluralidade.
e )
diversidade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Defina corretamente cada um dos termos completando as lacunas.
Estigma é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, sendo usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo na sociedade*. Já ___________________ é um "juízo" preconcebido, é uma opinião sem julgamento, enquanto _______________________ é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
Fonte:http://web.unifoa.edu.br/portal/plano_aula/arquivos/04621/Esteriótipo, Preconceito e Disc...
A sequência dos termos para completar corretamente as lacunas é:
a )
cultura; intolerância.
b )
etnocentrismo; intolerância.
c )
discriminação; etnocentrismo.
d )
intolerância; preconceito.
 
e )
preconceito; discriminação
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A palavra antropologia significa estudo do homem. Mas outras ciências, como a Sociologia, a Psicologia e a Biologia também estudam o homem. Portanto, qual seria a diferença? A diferença reside no tipo de abordagem, na forma como esse estudo é realizado e com qual objetivo.
PORQUE
A antropologia se propõe a entender o homem como um ser sociável, buscando na sua história tudo aquilo que fundamenta seu modo de vida e que condiciona sua visão de mundo (valores, leis, regras, tradições, ritos, mitos, comportamentos etc.), além de compreender como ele evolui ao longo do tempo sob o ponto de vista biológico. Assim, tem uma dimensão muito maior, sendo vista por alguns autores como a ciência da humanidade e do ser humano enquanto produtor de cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c )
As asserções I e II são proposições falsas.
d )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A diversidade que caracteriza grupos, países e sociedades pode ser percebida na pluralidade e originalidade de identidades. Na atualidade essa diversidade assume diversas formas: raça, etnia, orientação sexual ou religiosa, nacionalidade, posicionamento político, hábitos alimentares etc. O conviver se torna um exercício de superação de pré-conceitos e uma luta para desenvolver conexões empáticas com o outro, acolhendo-o, estabelecendo o diálogo e valorizando suas características e pontos de vista, ainda que divergentes dos nossos.
Assinale o conceito relacionado a esse exercício de se colocar no lugar do outro e reconhecer e respeitar a diversidade, básico para a antropologia.
 
a )
Relativismo cultural
b )
 Cultura
c )
Diversidade cultural
d )
Etnocentrismo
e )
 Racismo
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O surgimento das ciências sociais aconteceu em um contexto de grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, provocadas especialmente pelo Iluminismo e pelas revoluções Francesa e Industrial. A antropologia se debruça exatamente sobre a questão da diferença entre os homens e a questão da alteridade, isto é, da diversidade. Tomando o homem como objeto do conhecimento, passará por diversas fases, mas sempre buscando dar a ela um caráter científico. Assim, tem-se aqui uma mudança significativa na caminhada do homem em busca de si mesmo porque
 
a )
o conhecimento científico gerado pela antropologia caracteriza-se pelo fato de que o homem é, ao mesmo tempo, produtor e sujeito desse conhecimento; torna-se objeto de estudo em uma abordagem totalmente diferente daquela produzida pelo conhecimento filosófico, teológico ou mitológico. Temos o homem pensando sobre o homem.
b )
o conhecimento antropológico, ainda que se diferencie daquele produzido por outras ciências, terá muita dificuldade em construir um referencial teórico e metodológico diferente das chamadas ciências naturais, definindo que a antropologia
Página12