Buscar

Avaliação de Cena de Local de Crime Tarefa 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Avaliação de Cena de Local de Crime
Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo
Pontuação: 15 pontos
Tarefa 2
Quando ocorre uma atividade criminosa ou não, seja acidente ou proposital, neste local, encontraremos elementos materiais para resolução do ocorrido. A interpretação correta desses acontecimentos fará com que possamos entender esse ponto no espaço. Por ser muito frágil e suas evidências de fáceis de alterações, esse local necessita de uma preservação apropriada, pois a integridade de seus elementos seja mantida a fim de alcançar a obtenção do resultado buscado e a devida preservação do local. 
É no local do crime que serão pesquisados elementos físicos que configurarão as provas materiais para a tipificação do delito e a busca de sua autoria, sendo definidos como sendo, os vestígios que determinada ação criminosa deixa. O objetivo principal da preservação do local do crime é a inalteração do local, ou seja, preservando o local do crime se garante a integridade para a relação de operações para obtenção de vestígios que esclarecerão e auxiliarão no esclarecimento dos movimentos e as forças que provocam os fatos.
O local do crime pode ser definido de maneira geral, como a área aonde aconteceu o fato e que expõe características ou configuração de um crime. Cada local de crime tem suas peculiaridades, qualquer lugar pode ser local de ato criminoso. Cada ambiente é único e exige do profissional pericial uma série de cuidados na sua preparação e na organização de suas funções buscando alcançar a veracidade dos fatos. Durante o decorrer do exame pericial, os requisitos podem mudar conforme novos indícios sejam reconhecidos e o Perito Criminal terá que se adaptar ao novo cenário.
A preservação do local de crime mediante seu isolamento e demais cuidados com os vestígios é uma garantia de que o Perito encontrará a cena do crime condizente com o que ocorreu de fato, devido à ação do infrator, assim, como pela vítima, tendo com isso, a possibilidade de analisar todos os vestígios seguramente. O processo bem-sucedido de um caso pode depender do estado da evidência física no momento em que são coletadas. A proteção da cena começa com a chegada do primeiro oficial de polícia na cena do crime e termina quando a cena é liberada da custódia da polícia.
Em muitos casos acaba sendo necessário que haja a entrada de pessoas na cena do crime do acontecimento ou até necessário que se faça modificações do local do crime pois em muitos casos existem pessoas que estavam presente no local que podem servir como testemunhas para a melhor elucidação do fato. É de grande importância buscar a identificação e o questionamento imediato de testemunhas, suspeitos e vítimas como nome, identidade, número do telefone, endereço e ponto de referência, profissão, localização por ocasião do acidente, condição emocional, interesse no acidente e descrição pessoal do acidente. A partir do depoimento de testemunhas, suspeitos ou vítimas é necessária uma reorganização, ou seja, a modificação do local do crime para que dessa forma possa conseguir solucionar o crime e em algumas vezes acaba ajudando revelando modos operantes ou até situações ou algo que possa ter passado despercebido no início. 
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm>. Acesso em: 16 agos. 2021.
ESPINDULA, Alberi; colaboradores. Local de crime: isolamento e preservação, exames periciais e investigação criminal. Brasília: Alberi Espíncula ed., 2002.
INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS – IGP. Atividades. Disponível em: <http://www.igp.sc.gov.br>. Acesso em: 16 agos. 2021.
MALLMITH, Décio de Moura. Local de crime. 3.ed. Porto Alegre: Luzes, 2007.
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA – SENASP. Ministério da Justiça. Preservação de Local de Crime. Brasília, 2009.

Outros materiais