Buscar

LIGAMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ligamentos do joelho
· Quais são os ligamentos do joelho?
· O que ocorre (do ponto de vista clínico - biodinâmico) com o paciente com lesão total de cada um destes ligamentos (joelho)?
No joelho, existem quatro ligamentos:
· Os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e 
· Os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL)
Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço.
Normalmente, as lesões ligamentares ocorrem em decorrência de atividades atléticas de contato ou não.
 Existem 3 graus que as classificam:
• 1º Grau: Entorse do ligamento sem instabilidade;
• 2º Grau: Entorse com instabilidade detectável, porém com continuidade das fibras;
• 3º Grau: Ruptura completa do ligamento.
 Mas as lesões ligamentares não surgem somente em virtude de práticas esportivas, também podem ser causadas por ocasião de acidentes de trânsito ou mesmo quedas.
 O paciente também ouve um estalido no joelho acompanhado de dor. Se o ligamento acometido for um dos cruzados, o derrame articular conhecido como “água no joelho” pode acontecer, levando a instabilidade antero/posterior e rotacional. Caso a lesão seja nos ligamentos colaterais, o inchaço pode se instalar no joelho associado a instabilidade médio/lateral.
Depois da lesão do LCA, a lesão ligamentar mais frequente no joelho é a lesão do LCM – na região interna do joelho -, que ocorre quando o joelho é forçado para dentro e a perna para fora, mecanismo em valgo.
1-  O que aconteceu com o goleiro do México? Explique do ponto de vista médico!
Ruptura do tendão patelar.
O tendão patelar é um ligamento que conecta dois ossos (patela e tíbia) e integra o aparelho extensor do joelho. Sua importância é fundamental nos movimentos do joelho  (extensão e flexão). O tendão patelar está localizado na articulação do joelho e conecta o tendão do quadríceps e a patela com a tíbia. Os tendões são estruturas de tecido conjuntivo fibroso que surgem do músculo e têm inserção no osso, são os meios de união entre estas estruturas. É um tendão diferente porque se parece com um ligamento (um cordão fibroso que conecta dois ossos) neste caso, a patela e a tíbia.
2-O que ocorre do ponto de vista clínico na lesão do Ligamento Cruzado Anterior?
A lesão do LCA é o estiramento ou ruptura das fibras do ligamento cruzado anterior. A lesão pode acontecer de forma completa (também conhecida como lesão total e ocorre em cerca de 95% dos casos), na qual as duas bandas do LCA são rompidas ou de forma parcial, na qual uma das bandas é rompida e a outra continua íntegra.
Os dois tipos de lesão levam prejuízo ao joelho, mas em uma ruptura parcial, o ligamento pode ter chances de cicatrizar, porém diante de uma lesão total, o ligamento não cicatriza e o joelho fica exposto a um alto grau de instabilidade. É comum que durante o momento do trauma, outras estruturas sejam lesionadas juntamente com o LCA. Essas são as chamadas lesões associadas e as estruturas mais acometidas são: o menisco medial (o menisco da região interna do joelho), o ligamento colateral medial e a cartilagem articular.

Outros materiais