Buscar

Tarefa dissertativa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefa dissertativa II
Leia o capítulo 8 (Habilidades de leitura, interpretação e escrita, páginas 123 a 134) do livro MUNHOZ, A. S. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: Ibpex, 2011 e elabore uma resenha.
A comunicação é formada através da leitura e da escrita, assim é essencial ler, compreender e saber expressar sua opinião sobre certo assunto. Dominar a leitura e a escrita é importante para que o homem desenvolva a aprendizagem. Desse modo, quando não é compreendido o que é lido e não se sabe expressar pela escrita, o processo de comunicação entre professores e alunos é prejudicado. 
Existe um grande número de alunos que saem do ensino fundamental e do ensino médio para ingressar em cursos técnicos, tecnológicos ou de graduação sem as capacidades de compreensão de leitura e escrita. Na educação tradicional esse fato pode ser contornado com a ajuda do professor ou com explicações mais diretas e exercícios realizados em classe. No ambiente virtual de aprendizagem é diferente deve-se existir um guia escrito que precisa ser compreendido, a atividade precisa ser realizada e devolvida de forma escrita. Para resolver esse problema no ambiente virtual de aprendizagem a solução é a proposta de um programa de formação voltado especificamente para desenvolver no aluno essas habilidades.
Para ler de forma correta os textos que compõem o material de estudo é necessário observar as seguintes dicas: aprender a falar à língua que se lê, criar o abito de falar e ler corretamente influencia na interpretação de textos; adquirir intimidade com a leitura e ler mais revistas, jornais e outros textos; identificar nas frases o sujeito e o predicado, a mudança dos pronomes pessoais; procurar entender a gramática do texto; ler sentado e em silêncio; dialogar com o texto, como se estivesse em uma conversa com o seu autor. 
Alguns conselhos são fundamentais para que tenha sucesso na interpretação de texto: ler o texto e ter uma visão geral do assunto, caso encontre palavras desconhecidas, não pare a leitura; ler o texto pelo menos três vezes; voltar ao texto quantas vezes for necessário; entender o vocabulário; não deixar que suas ideias prevaleçam sobre as do autor; interpretar o que o autor escreveu; dividir o texto em partes; sentir e perceber a mensagem do autor; descobrir o assunto e procurar pensar sobre ele; lembrar que os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantes na interpretação de texto.
Para conseguir escrever bem os textos para cumprimento das atividades e trabalhos previstos no curso, é preciso aproveitar todas as oportunidades que tem para escrever; usar a escrita para dizer a sua palavra; procurar usar sua experiência pessoal; discutir e pedir opiniões aos colegas sobre o conteúdo; reconhecer a importância das críticas; procurar ser claro e preciso; escrever assuntos que tenha conhecimento ou que tenha um referencial teórico a ser citado; saber que a escrita só melhora com a prática; procurar escrever de forma clara para que pessoas que não sejam da área específica possa entender; conheça o tipo de texto que vai utilizar e se coloque no lugar do leitor do texto. Portanto, saber ler, interpretar e escrever bem é um importante diferencial competitivo na sociedade.

Outros materiais