Buscar

AOL 5 TÓP. INT 2

Prévia do material em texto

30604 . 7 - Tópicos Integradores II (Pedagogia) - 20202.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
CORRIGIDA – NOTA 10
Conteúdo do teste
1. Pergunta 
Para Libâneo (2013), são equívocos da prática escolar em relação aos objetivos, funções e papel da avaliação na melhoria das atividades escolares e educativas, EXCETO: 
Considerar a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos da avaliação. 
2. Pergunta 
Segundo o texto “O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? ” de Cipriano Luckesi (2000), é CORRETO afirmar que: 
Em primeiro lugar, vem o processo de diagnosticar, que se constitui de uma constatação e de uma qualificação do objeto da avaliação.
3. Pergunta 
São importantes metas apresentadas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), exceto:
Triplicar o salário dos(das) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.
4. Pergunta 
Relacione a coluna 1, com as suas respectivas definições, apresentadas na coluna 2, numerando os parênteses
               Coluna 1
               Coluna 2
(1) Planejamento Educacional
( )Uma ação concreta que materializa as ações e situações de aprendizagens propostas pelos professores.
(2) Planejamento Escolar
( ) Instrumento teórico-metodológico, que orienta as relações da escola com a comunidade a quem vai atender.
(3) Planejamento Curricular
( ) É o planejamento anual da escola
(4) Planejamento de Ensino
( ) Relaciona-se com as decisões sobre a questão do cotidiano escolar.
(5) Projeto Político Pedagógico
( )É o planejamento de maior dimensão. Ele se refere ao planejamento que é produzido a nível nacional, estadual ou municipal.
A numeração correta, de cima para baixo, é:
4, 5, 2, 3, 1.
5. Pergunta 
Sobre a avaliação formativa é correto afirmar:
Analisa o progresso do estudante, é proposta ao longo do processo, com o intuito de reorientar o percurso formativo do estudante.
6. Pergunta 
Com relação às funções do planejamento escolar elencadas por Libâneo (2013), marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. 
( ) Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. 
( ) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. 
( ) Assegurar a racionalização, a organização e o controle do trabalho docente, de modo que a previsão das ações discentes possibilite a realização de um ensino de qualidade, com improvisação e rotina. 
( ) Possibilitar a atualização do conteúdo e o aprimoramento do plano, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana. 
( ) Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, inter-relacionando objetivos, conteúdos, possibilidades para os alunos, métodos, técnicas e avaliação. 
( ) Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. 
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
V, V, F, V, V, V 
7. Pergunta
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Com relação a esse plano, analise as sentenças abaixo: 
I) A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas secretarias de educação estaduais e municipais. 
II) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. 
III) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano. 
IV) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, sem articulação com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. 
V) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas para os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública nos respectivos âmbitos de atuação. 
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças CORRETAS. 
II, III e V.
8. Pergunta 
O planejamento produzido pelo professor, onde ele organiza sua proposta de trabalho para o ano letivo, semestre ou bimestre, pode ser considerado como:
Plano de ensino
9. Pergunta 
A respeito da avaliação da aprendizagem escolar, de acordo com a visão dos autores José Carlos Libâneo e Cipriano Carlos Luckesi, assinale a alternativa CORRETA. 
Em decorrência de padrões histórico-sociais, a avaliação no ensino assumiu a prática de “provas e exames” e, em vez de ser utilizada para construção de resultados satisfatórios, tornou-se um meio para classificar os educandos e decidir sobre os seus destinos no momento subsequente de suas vidas escolares. 
10. Pergunta 
Kuenzer (2002), ao considerar a necessidade de construir novas metodologias de planejamento educacional comprometido com a democratização da educação, definiu alguns pressupostos que são norteadores para o trabalho a ser desenvolvido, tendo como direção a democratização das relações sociais na sociedade brasileira. Nesse sentido, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). 
( ) O planejamento educacional deverá basear-se em uma concepção de totalidade da realidade a ser transformada. 
( ) Não há mudança sem direção; portanto, ao planejar, é preciso que se saiba onde se pretende chegar. Por isso, as prioridades nacionais deverão ser rediscutidas nas diferentes instâncias, considerando as especificidades de cada realidade. 
( ) A direção a ser imprimida ao planejamento exige integração, articulação e descontinuidade administrativa. 
( ) O planejamento da educação na sociedade democrática exige a participação dos setores organizados da sociedade civil. 
( ) O planejamento da educação exige racionalidade, com metodologias centralizadas na competência dos especialistas, de modo a garantir a eficiência do processo. 
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 
V, V, F, V, F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes