A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
PORTFÓLIO I Enfermagem Pediátrica e Neonatal

Pré-visualização | Página 1 de 1

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
MÁRCIA ANDRÉIA DIAS
8059464
 
 PORTFÓLIO
 Atividade referente à disciplina de Enfermagem Pediátrica e Neonatal , sob orientação da professora: Danielle Monteiro Vilela 
 
 BELO HORIZONTE
2021
Atividade no Portfólio 
Objetivos: 
Refletir sobre o cuidado centrado na família no contexto hospitalar. 
 Discutir as possibilidades e os desafios de desenvolver a assistência de enfermagem em pediatria centrada na família no ambiente hospitalar.
 Descrição da atividade 
Analise o caso a seguir:
 Beatriz, 11 meses, está sendo admitida na unidade de internação pediátrica devido a um quadro de pneumonia. No momento da admissão, a criança apresenta um quadro de desconforto respiratório moderado e contínuo, com necessidade de oferta de oxigênio. Além disso, apresenta-se com choro persistente, agitando bracinhos e cabeça e irritando-se ao ser examinada pela enfermeira. Os pais estão apreensivos e preocupados, pois é a primeira hospitalização e eles tem outro filho de quatro anos que está em casa com uma vizinha. 
Houve um avanço na Enfermagem Pediátrica ao incluírem a família como unidade do cuidado. O cuidado centrado na família foi então, definido como a maneira de cuidar da criança e sua família assegurando que haja um planejamento em torno da família como unidade, na qual todos os membros sejam reconhecidos como foco do cuidado e não somente a criança .
Acreditamos que cuidar da família seja uma responsabilidade e compromisso moral do enfermeiro e para tanto é necessário que haja um ambiente de cuidado que favoreça o relacionamento entre enfermeiro-família, a fim de construir uma prática que a ajude no enfrentamento de dificuldades, em especial em situação de doença. 
Orientar a importância do revesamento para acompanhar a criança hospitalizada e o cuidado com a outro que ficou com a vizinha.
Referências bibliográficas:
1. Rocha SMM, Nascimento LC, Lima RAG. Enfermagem pediátrica e a abordagem da família: subsídios para o ensino de graduação. Rev Latino-am Enfermagem 2002; 10(5): 709-14.
2. Elsen, I. Assistência à criança hospitalizada: tipos de abordagem e suas implicações para a enfermagem. In: Schimitz EM. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; 2000. p. 169-79.
3. Fumincelli, Laís Enfermagem pediátrica e neonatal / Laís Fumincelli – Batatais, SP : Claretiano, 2019. 130 p.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.