Buscar

6a11Durkheim Weber e Marx (Resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As abordagens sociológicas clássicas: Durkheim, Weber e Marx� (Resumo)
	
Émile Durkheim - Inaugura o uso da estatística em sociologia, criador da Escola sociológica francesa, com ele tem início a sociologia científica.
Fatos sociais →Crenças, tendências, práticas do grupo tomadas coletivamente é que constituem os fatos sociais. Fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir que apresentam a característica marcante de existir fora da consciência individual. Estes tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores aos indivíduos, são também gerais na extensão de toda sociedade conhecida e dada, são dotados de um poder imperativo e coercitivo que constitui características intrínsecas de tais fatos.
Para Durkheim a sociedade, como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos (saudáveis e doentios). Como ele define o que é um fenômeno normal? É normal o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que refletem os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. A este sistema Durkheim chama: “consciência coletiva”.
Consciência coletiva: é o conjunto de crenças, sentimentos e valores aceitos pela média dos membros de uma sociedade.
O que é patológico? É tudo que extrapola, isto é, são os fatos que extrapolam os limites aceitos pela consciência coletiva vigente em uma sociedade. O que é normal, varia de sociedade para sociedade.
O que é anomia? É um conceito importante, a anomia é a ausência, desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, neste caso, a consciência “perde” os parâmetros de julgamento da realidade. Ela vai acontecer em momentos extremos, tais como: guerras, desastres ecológicos, econômicos, etc...
Divisão do trabalho social – é a organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos 
Nas sociedades mais simples 	 predomina a divisão social do trabalho baseada principalmente em critérios biológicos de sexo e idade. Essa divisão parece decorrer de uma extensão analógica das diferenças naturais de funções entre membros de um grupo. Durkheim classifica a forma de solidariedade social deste tipo de sociedade como solidariedade mecânica.
Nas sociedades mais complexas 	 em especial quando tem início o desenvolvimento da agricultura, a sedentarização e o sistema de propriedade privada, surge uma divisão social mais complexa, com a criação de novas funções sociais. A indústria foi o sistema produtivo que mais desenvolveu a divisão social do trabalho, criando uma imensa gama de funções e atribuições diferenciadas. Durkheim classifica a forma de solidariedade social deste tipo de sociedade como solidariedade orgânica.
Observação: A divisão social do trabalho implica sempre uma divisão não só de funções mas também de privilégios, regalias e poder.
 A sociologia compreensiva de Max Weber
Segundo Weber a Sociedade não pode ser vista como uma realidade material independente dos indivíduos. Ao negar essa tese positivista, , Weber procura compreender a sociedade como um agregado de indivíduos que possuem suas motivações próprias. Ao mesmo tempo, o estatuto de realidade objetiva é mudado para uma concepção menos determinista de sociedade, segundo a qual a realidade é um fenômeno compósito; por isso, o cientista não conhece a sociedade de antemão, nem consegue abarcá-la totalmente. Para compreender a sociedade, é preciso entender as redes de significações estabelecidas pelos indivíduos em suas ações e relações sociais . 
Para criar uma imagem, ao passo que Durkheim via a sociedade como uma coisa, Weber a compreendia como um conjunto de ações parciais que precariamente se totalizavam. Assim, somente podemos compreender pequenos “pedaços” dessa realidade. Como cada individuo tem sua própria visão parcial do mundo, há um conflito permanente entre os indivíduos que compõem a sociedade. Por isso Weber propõe a reconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador.
Portanto, o objeto da sociologia para Weber, é o sentido da ação social, que deve ser buscado pela apreensão da totalidade de significados e valores atribuídos pelos indivíduos. Nesse sentido, ele procura mostrar que não há apenas uma causa dos fenômenos sociais; através da idéia de “adequação de sentido” , Weber mostra a convergência da ação em duas ou mais esferas que compõem o todo social ( a economia, a política, a religiosa, etc.), ou seja, a ação social é determinada por mais de uma causa, sendo que cada causa tem importância variada sobre a determinada ação.
Weber, preocupado com o valor que cada individuo atribui à sua ação, procurou elaborar uma tipologia para compreender as características particulares, definindo quatro tipos de ação: 
Tipos de Ação Social:
	Ação Racional com relação a fins
(burocracia moderna) 
	Motivada por fins objetivos
	Ação Racional com relação a valores
	Motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc. emocional
	Ação Tradicional
	Guiada pela tradição, costumes.
	Ação Afetiva
	Guiada por uma conduta emocional
Extraído do texto de LOCHE, Adriana et al. Sociologia Jurídica. Porto Alegre.Síntese, 1999 p.32
O método em ciências sociais, isto é, nas disciplinas que aspiram a conhecer os fenômenos da vida segundo a sua significação cultural, possui uma peculiaridade decisiva, não podendo ser reduzido ao estabelecimento de leis gerais. Toda análise sociológica é parcial.
�
Karl Marx: O Materialismo Dialético
Para Marx, não basta interpretar o mundo, é preciso transformá-lo através da práxis.
A Práxis é um conceito central no pensamento de Marx. A Práxis não se confunde com a prática. A Práxis é a união da interpretação da realidade (teoria – conhecimento científico) à prática (realização efetiva, atividade), em outras palavras, é a ação consciente do sujeito na transformação de si mesmo e do mundo que o cerca. È através da práxis que se dá o combate à alienação.
Partindo desta visão, Marx estabelece o conceito de dialética materialista: no conceito Marxista o termo materialismo refere-se à teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos (os homens) como elementos constitutivos da realidade do mundo. 
O que é Dialética? 
Dialética é o modo de pensarmos as contradições da realidade, de pensarmos as diferenças sociais e, consequentemente, à transformação permanente da realidade – a realidade dialética.
Princípios básicos da dialética:
Tudo se relaciona; tudo se transforma; mudanças qualitativas; luta dos contrários – tudo cíclico:
A aplicação das teses fundamentais do materialismo dialético à realidade social deu origem à concepção materialista da história. Segundo esta concepção, o entendimento da realidade da vida só é possível a medida que conheçamos o modo de produção da sociedade – modo de produção é aqui entendido como a maneira pela qual os homens obtêm seus meios de existência material. É através do modo de produção que conhecemos uma sociedade em sua especificidade histórica e social.
Não é a consciência que determina a vida material, mas a vida material que determina a consciência. 
A partir do modo de produção é possível identificar as diferenças históricas e as relações sociais presentes em cada época determinada.
Na história, podemos distinguir pelo menos cinco grandes modos de produção: Primitivo; o regime asiático; escravatura; servidão (feudal) e a capitalista.
QUADRO COMPARATIVO
	
	Durkheim
	Marx
	Weber
	História
	Evolucionista
	Movida pela dinâmica entre as relações de produção e forças produtivas
	Multilinear, várias possibilidades de trajetórias
	Indivíduo
	Condicionado pela consciência coletiva
	Condicionado pelo pertencimento a uma dada classe social
	As ações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social
	Sociedade Moderna
	Passagem da solidariedade mecânica para solidariedade orgânica
	Crítica e superação domodo de produção capitalista
	Avanço do processo de racionalização por todos os campos da vida social
	Objeto de estudo
	Os fatos Sociais
	Os modos de produção e suas relações sociais
	Estudar o sentido das ações sociais.
	Objetividade nas Ciências Sociais
	O mesmo modelo das ciências naturais
	Condicionada pela inserção de classe e seu papel histórico
	Sempre parcial, embora a objetividade deva ser perseguida (método compreensivo)
� Texto para consulta: COSTA, Cristina. Sociologia. Uma introdução à ciência da sociedade. SP, Moderna, 1997 (capítulos 5,6 e 7.)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes