A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
AVALIAÇÃO 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 Juran nasceu em 1904, na Romênia, emigrou para os Estados Unidos em 1912, licenciou-se em engenharia e direito, começou a sua atividade profissional como gestor de qualidade na Western Eletric Company e foi professor de engenharia na New York University. Em 1954, foi convidado para dar uma série de palestras no Japão, que mais tarde foram reconhecidas como a base do foco na qualidade adotado pela indústria japonesa do pós-guerra. Ao lado de W. Edwards Deming, ele entrou na mitologia da gestão como um dos dois norte-americanos cujo mérito das ideias sobre qualidade só foi reconhecido no exterior. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Joseph M. Juran nasceu em 1904, na cidade de Braila, na Romênia, vindo a morar em 1912 nos Estados Unidos.
II- Juran era filho de um imigrante, e justamente por isso ele procurava um emprego que lhe proporcionasse estabilidade. Foi
trabalhar na Bell System.
III- Joseph M. Juran trabalhou na Universidade de Nova York, onde foi chefe do Departamento de Engenharia Industrial. No período em que ficou na universidade, pôde dedicar boa parte do seu tempo à escrita e à edição do Manual de Controle de Qualidade.
IV- Em 1970, Joseph M. Juran publicou seu livro Planejamento e Análise de Qualidade, em coautoria com Frank Gryna. A obra foi escrita para preencher a necessidade de um livro sobre o tema da qualidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/09/17/a-trilogia-de-joseph-juran/. Acesso em: 8 nov. 2018.
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
2 Deming (1900-1993) foi responsável por diversos conceitos na temática da qualidade. Muitos destes são aplicados até hoje, tanto na elaboração de estratégias, como no processo de gestão da qualidade. Sobre os quatorze princípios de Deming, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um negócio compensador não deve ser baseado somente do ponto de vista do preço, mas, sim, ter como foco a redução do custo total.
( ) O sistema de gestão da qualidade deve ser concebido com base nas inspeções da qualidade, sendo a qualidade dependente de inspeções rotineiras.
( ) Devem-se excluir as metas dirigidas aos empregados.
( ) É importante investir no estabelecimento de um sistema de treinamentos e aperfeiçoamento para todos os colaboradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - F.
B) V - F - V - V.
C) F - V - F - V.
D) V - V - F - F.
3 A fim de promover a cooperação, Deming defende o Sistema do Conhecimento Profundo, teoria que envolve visão e compreensão ampliadas de elementos aparentemente individuais, mas que possuem interligação, formando um sistema maior: a empresa. Deming acreditava que os colaboradores possuem potencial quase ilimitado quando inseridos em um ambiente favorável. Segundo ele, 85% da eficácia de um trabalhador é determinada pelo próprio local de trabalho e apenas o restante diz respeito à sua habilidade. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Deming adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas, conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Action), ou ciclo de Shewhart.
II- Segundo Deming (1989), é o cliente que define a qualidade de um produto ou serviço. A qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem.
III- Deming forneceu aos empresários japoneses muito mais do que técnicas estatísticas que eles poderiam usar em suas organizações para resolver problemas antigos, mas forneceu também a confiança neles próprios, que eles tanto precisavam para ajudar a reerguer o Japão pós-Segunda Guerra Mundial.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://blog.qualidadesimples.com.br/2015/11/23/conheca-william-edwards-deming-pai-da-evolucao-na-qualidade/. Acesso em: 8 nov. 2018.
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
4 Como acadêmico, William Edwards Deming publicou vários artigos e livros, além de também ter dado aulas em seminários e em universidades pelo mundo todo - inclusive na Universidade de Nova York, durante 46 anos. O pai da evolução da Qualidade também era Ph.D. em matemática pela conceituada Universidade de Yale, entrou para a Academia Nacional de Engenharia em 1983, para o hall da fama de Ciência e Engenharia em 1986 e recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia do próprio presidente Reagan nesse mesmo ano. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- W. Edwards Deming apresentou diversas atividades em prol da qualidade. Ele já desenvolveu diversas atividades como professor, consultor e autor, atividades estas que lhe proporcionaram se tornar um dos maiores influenciadores no mercado quando o assunto é gestão e controle da qualidade.
II- Deming deu sua importante contribuição para a reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, proporcionando a retomada do setor industrial naquele país.
III- Em 1938, Deming mudou-se para o Bureau, onde era um conselheiro na amostragem. No que é provavelmente a primeira aplicação de princípios estatísticos de controle de qualidade a um problema não industrial, Deming trouxe os princípios de Shewhart para uso em operações clericais para o censo de 1940.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://blog.qualidadesimples.com.br/2015/11/23/conheca-william-edwards-deming-pai-da-evolucao-na-qualidade/. Acesso em: 8 nov. 2018.
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
5 O capital humano ainda é o "motor" que faz girar as organizações. Para que isso aconteça, todas as áreas de uma empresa devem ser acompanhadas por líderes, trabalhar em conjunto, interagindo umas com as outras, criando regras, procedimentos e traçar objetivos. Sem o trabalho em equipe seria praticamente impossível atingir as metas, resolver problemas ou realizar alguma tarefa. Para que haja sucesso, primeiramente o grupo deve estar alinhado com os objetivos da organização, missão, metas e valores da empresa. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos técnicos; maior agilidade na entrega e no cumprimento das tarefas, otimizando o tempo de trabalho, possibilitando o convívio com outros indivíduos na troca do conhecimento. É importante que esse grupo esteja em um ambiente saudável e agradável. Desta forma, cada indivíduo deve colocar sempre em evidência o grupo e não seus próprios interesses. Se um não fizer a sua parte, todo o grupo ficará comprometido. Saber trabalhar em equipe é importante, pois as empresas valorizam profissionais de bom relacionamento, que não se limitam às suas tarefas e se preocupem com a sua equipe e, principalmente, com a organização. Sobre o trabalho em equipe nas organizações, analise as sentenças a seguir:
I- É mais fácil medir um único resultado grupal do que diversos resultados individuais.
II- Há uma considerável maximização dos resultados, em função da sinergia, da motivação e da melhoria do clima organizacional.
III- Os colaboradores gostam mais.
IV- Esta atitude tende a diminuir a rotatividade, diminuindo os custos da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://luandre.com.br/Artigos/Detalhes?link=a-importancia-do-trabalho-em-equipe-nas-organiza%C3%A7oes. Acesso em: 10 out. 2015.
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) Somente a sentença IV está correta.
D) Somente a sentença II está correta.
6 Joseph Juran, nascido na Romênia em 1904, engenheiro eletrotécnico, acompanhou Edwards Deming na revolução da qualidade no Japão do pós-guerra. Ambos se interessaram pelo controle estatístico durante os anos 1920. Em 1951, Juran publicou o primeiro manual sobre controle de