Buscar

Av1 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania
1)O princípio pelo qual todos os seres humanos têm direitos iguais e devem ser tratados de forma igual é um dos pilares da noção de direitos humanos e evoluiu a partir da inerente e igual dignidade humana de todas as pessoas. Enquanto normativo comum de realização para todas as pessoas e todas as nações, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece os princípios básicos da igualdade e da não discriminação em relação ao gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais."
Considerando os conceitos envolvendo os fluxos migratórios e direitos humanos, avalie os itens a seguir:
I. Um dos objetivos dos direitos humanos é dar atenção aos vulneráveis, para que possam efetivar o direito à igualdade e liberdade. 
II. O racismo é o medo ou aversão a estrangeiros, países estrangeiros, preconceitos e comportamentos de rejeição, exclusão ou difamação de pessoas, pelo fato de serem estrangeiras.
III. A xenofobia é o preconceito ou qualquer forma de discriminação contra pessoas de religião diferente daquela dominante em determinado país.
IV. O racismo advém da ideia de que os seres humanos são divididos em raças, uma discriminação com base em diferenças biológicas entre os povos, exemplo do Apartheid. 
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.Alternativa assinalada
· b)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· c)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
· d)Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
· e)As afirmativas  II, III e IV estão corretas.
2)Segundo a ONU, cerca de 164.000 pessoas, a maior parte da comunidade rohingya, fugiram da violência na antiga Birmânia em menos de duas semanas e procuram agora refúgio no vizinho Bangladesh. Há [mortos] dos dois lados, mas as vítimas concentram-se largamente na população rohingya", afirmou Lee enviada especial da ONU no país”. (Fonte: SIC NOTÍCIAS. ONU estima que violência em Myanmar tenha feito mais de mil mortos. Publicado em: 08.09.2017. Disponível em: <https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-09-08-ONU-estima-que-violencia-em-Myanmar-tenha-feito-mais-de-mil-mortos>. Acesso em 01 dez. 2018.)
Tendo como base o recorte jornalístico e os conceitos relacionados às crises migratórias e humanitárias, complete as lacunas da sentença a seguir:
O termo _____________ é usado com referência ao indivíduo que, devido a uma perseguição política, um conflito bélico ou outra situação que ponha a sua vida em risco, se vê obrigado a fugir para outro país. Caso se locomova dentro de seu próprio país, mas em outra localidade, que não a sua residência, é chamado de _____________. No primeiro caso, os outros países não podem negar a sua entrada ou mandá-los de volta, em cumprimento ao princípio da _____________. A ONU, através de seu órgão _____________, se dedica a ajudar essas pessoas durante a sua permanência no território de acolhimento.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Alternativas:
· a)refugiado – deslocado – segurança humana – ACNUR.
· b)deslocado – refugiado – proteção internacional – PNUD.
· c)refugiado – asilado – segurança humana – PNUD.
· d)deslocado – refugiado – cooperação equânime – ACNUR.
· e)refugiado – deslocado – proteção internacional – ACNUR.Alternativa assinalada
3)"A investigação remota das causas do massacre ocorrido em Ruanda, em 1994, leva o leitor ao ano de 1933, ocasião em que a administração belga, sob um mandato da Liga das Nações, pela primeira vez dividiu a população do pequeno território em twas (1%), hutus (84%) e tutsis (15%), atribuindo a esses últimos um status diferenciado, com cargos na administração. Era o começo de uma longa e sangrenta disputa pelo poder, que passando pela independência do país em 1962, chegaria aos trágicos acontecimentos de 1994. Estima-se que cerca de 800.000 pessoas tenham sido mortas, como resultado de um plano do próprio governo presidencial para dizimar os tutsis. A maior parte dos assassinos, calculados em 50.000, pertenciam à guarda presidencial." RESENDE, Roberta. Lauda Legal. Genocídio e o Tribunal Penal Internacional para Ruanda. Publicado em 29.10.2014. Disponível em: >. Acesso em: 01 nov. 2018.
O recorte de texto fala sobre o massacre ocorrido em Ruanda, que resultou em condenações em um Tribunal ad hoc, posteriormente. Sobre o assunto, complete as lacunas da sentença a seguir:
O massacre ocorrido em Ruanda, entre as tribos tutsis e hutus pode ser chamado de ____________, pois houve a exterminação sistemática de pessoas tendo como principal motivação as suas diferença, ou seja, a eliminação de ____________; Esse crime é chamado de ____________ e é motivado por sentimentos ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Alternativas:
· a)limpeza étnica / desiguais / nazismo / machistas.
· b)fascismo / maiorias / genocídio / xenófobos.
· c)segurança econômica / minorias / nazismo / islamofobicos.
· d)limpeza étnica/ minorias / genocídio / xenófobos.Alternativa assinalada
· e)fascismo / maiorias / genocídio / racistas.
4)“Vivíamos acorrentados a um poste, fomos ferrados como são ferrados os animais, como prova da nossa pertença ao dono da quinta. Éramos torturados todos os dias, segundo os apetites do capataz [...].” A Mauritânia é um país muçulmano onde a escravatura não só é uma realidade perfeitamente normalizada como defendida por vários líderes religiosos.  (Fonte: EXPRESSO. “A meio da viagem...”. Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: <https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-10-10-A-meio-da-viagem-o-bebe-comeca-a-chorar.-Alguem-pede-para-calar-o-bebe.-Nao-se-calou.-Atiraram-no-borda-fora#gs.Ms0msfI>. Acesso em: 01 dez. 2018.)
O tráfico de pessoas refugiadas para o trabalho escravo é uma realidade em muitos países. Pela própria característica do crime, dificilmente se consegue identificar os casos, como esse relatado na Mauritânia. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, a Líbia tem "mercados de escravos onde os migrantes são vendidos por um preço entre 200 e 500 dólares". Eles são forçados a trabalhar, muitas vezes sem pagamento, e alguns sofrem abusos sexuais.
Sobre o contexto, julgue os itens que se seguem em (V) Verdadeiros ou (F) Falsos.
(   ) O aliciamento para a escravatura, geralmente, se dá em pequenas aldeias, em que os traficantes se aproveitam do desespero das pessoas, vendo o refugiado como a vítima perfeita, diante a sua necessidade vital de fugir daquele local em guerra.
(   ) Considerada como a escravatura do século XXI, o tráfico de seres humanos é o abuso de poder dentro de uma situação de vulnerabilidade da pessoa. Que pode ser considerado uma violação à dignidade humana.
(   ) Em algumas situações, desde que não tenham abusos físicos, essa situação de escravo é favorável ao refugiado, já que assim, de alguma forma, contribuiria para a efetivação do princípio da segurança econômica e teria um trabalho no país de destino.
(   ) As vítimas de trabalho escravo merecem um tratamento diferenciado em relação aos outros migrantes. Como forma de cumprimento a princípios de direitos humanos, essas vítimas não podem ser deportadas ao seu país de origem, devendo, inicialmente, serem acolhidas no Estado que se encontram.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a)V – V – F – F.
· b)F – F – V – V.
· c)V – F – V – F.
· d)V – F – V – V.
· e)V – V – F – V.Alternativa assinalada
5)“A China passou os últimos meses negando a existência de campos de concentração para ‘reeducação’ de minorias muçulmanas. Nesta quarta-feira, 10, no entanto, a região de Xinjiang transformou o envio de muçulmanos uigures para campos de internação em lei e aumentou a preocupação internacional. [...] “Os governos locais passam a poder estabelecer organizações de reeducação e modificação religiosa e outros centros de monitorização de atividades extremistas, com o objetivo de transformar a mentalidade de pessoas que possam ter sido afetadas por ideias extremistas”, escreve o South China MorningPost, citando a nova lei.” (Fonte: ESTADÃO.  China legaliza campos de concentração para 'reeducar' muçulmanos. Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,china-legaliza-campos-de-concentracao-para-reeducar-muculmanos,70002542836>. Acesso em 01 dez. 2018.) 
Tendo como base o recorte jornalístico e os princípios éticos, valores e direitos de proteção humana, avalie os itens a seguir em (V) verdadeiros ou (F) falsos:
(   ) A China, por ser um país soberano, tem o direito de destinar políticas públicas para a reeducação dos muçulmanos, já que por praticarem o islamismo, são potenciais extremistas.
(   ) Diante seu histórico de resistência ao domínio chinês, os iuguris, minorias étnicas muçulmanas, têm que se adaptar à cultura local, caso queiram continuar vivendo na China, acatando a determinação do governo local.
(   ) A proibição da manifestação religiosa ligada ao islamismo é exemplo de intolerância e desrespeito à dignidade da pessoa humana.
(   ) Trata-se de um evidente caso de xenofobia e islamofobia contra as minorias uigures, mesmo que estas resistam ao governo Chinês.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
· a)V – V – F – F.
· b)F – F – V – V.Alternativa assinalada
· c)V – F – V – F.
· d)V – F – V – V.
· e)V – V – V – F.
Av1 
-
 
Ed 
-
 
Democracia, Ética e Cidadania
 
1)
O princípio pelo qual todos os seres humanos
 
têm direitos iguais e devem ser tratados 
de forma igual é um dos pilares da noção de direitos humanos e evoluiu a partir da 
inerente e igual dignidade humana de todas as pessoas. Enquanto normativo comum de 
realização para todas as pessoas e todas as naçõ
es, a Declaração Universal dos Direitos 
Humanos estabelece os princípios básicos da igualdade e da não discriminação em 
relação ao gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais."
 
Considerando os conceitos envolvendo os fluxos migratórios e direit
os humanos, avalie 
os itens a seguir:
 
I. Um dos objetivos dos direitos humanos é dar atenção aos vulneráveis, para que 
possam efetivar o direito à igualdade e liberdade.
 
 
II. O racismo é o medo ou aversão a estrangeiros, países estrangeiros, preconceitos e
 
comportamentos de rejeição, exclusão ou difamação de pessoas, pelo fato de serem 
estrangeiras.
 
III. A xenofobia é o preconceito ou qualquer forma de discriminação contra pessoas de 
religião diferente daquela dominante em determinado país.
 
IV. O racismo ad
vém da ideia de que os seres humanos são divididos em raças, uma 
discriminação com base em diferenças biológicas entre os povos, exemplo 
do
 
Apartheid.
 
 
É correto o que se afirma em:
 
 
Alternativas:
 
·
 
a)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
 
·
 
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
 
·
 
c)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
 
·
 
d)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
 
·
 
e)
As afirmativas
 
 
II, III e IV estão corretas.
 
2)
Segundo a ONU, cerca de 164.000 pessoas, a maior parte da comunidade
 
rohingya
, 
fugiram da violência n
a antiga Birmânia em menos de duas semanas e procuram agora 
refúgio no vizinho Bangladesh. Há [mortos] dos dois lados, mas as vítimas concentram
-
se largamente na população
 
rohingya
", afirmou Lee enviada especial da ONU no país”. 
(Fonte: SIC NOTÍCIAS. ONU e
stima que violência em Myanmar tenha feito mais de 
mil mortos. Publicado em: 08.09.2017. Disponível em: 
<
https://sicnoticias.sap
o.pt/mundo/2017
-
09
-
08
-
ONU
-
estima
-
que
-
violencia
-
em
-
Myanmar
-
tenha
-
feito
-
mais
-
de
-
mil
-
mortos
>. Acesso em 01 dez. 2018.)
 
Tendo como base o recorte jornalístico e os conceitos relacionados às crises migratórias 
e humanitárias, complete as lacunas da sentença a seguir:
 
O termo _____________ é usado com referência ao indivíduo que, devido a uma 
perseguição política, um conflito
 
bélico ou outra situação que ponha a sua vida em 
risco, se vê obrigado a fugir para outro país. Caso se locomova dentro de seu próprio 
país, mas em outra localidade, que não a sua residência, é chamado de _____________. 
Av1 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania 
1)O princípio pelo qual todos os seres humanos têm direitos iguais e devem ser tratados 
de forma igual é um dos pilares da noção de direitos humanos e evoluiu a partir da 
inerente e igual dignidade humana de todas as pessoas. Enquanto normativo comum de 
realização para todas as pessoas e todas as nações, a Declaração Universal dos Direitos 
Humanos estabelece os princípios básicos da igualdade e da não discriminação em 
relação ao gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais." 
Considerando os conceitos envolvendo os fluxos migratórios e direitos humanos, avalie 
os itens a seguir: 
I. Um dos objetivos dos direitos humanos é dar atenção aos vulneráveis, para que 
possam efetivar o direito à igualdade e liberdade. 
II. O racismo é o medo ou aversão a estrangeiros, países estrangeiros, preconceitos e 
comportamentos de rejeição, exclusão ou difamação de pessoas, pelo fato de serem 
estrangeiras. 
III. A xenofobia é o preconceito ou qualquer forma de discriminação contra pessoas de 
religião diferente daquela dominante em determinado país. 
IV. O racismo advém da ideia de que os seres humanos são divididos em raças, uma 
discriminação com base em diferenças biológicas entre os povos, exemplo 
do Apartheid. 
É correto o que se afirma em: 
 
Alternativas: 
 
a)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
 
 
b)Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
 
c)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
d)Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 
e)As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
2)Segundo a ONU, cerca de 164.000 pessoas, a maior parte da comunidade rohingya, 
fugiram da violência na antiga Birmânia em menos de duas semanas e procuram agora 
refúgio no vizinho Bangladesh. Há [mortos] dos dois lados, mas as vítimas concentram-
se largamente na população rohingya", afirmou Lee enviada especial da ONU no país”. 
(Fonte: SIC NOTÍCIAS. ONU estima que violência em Myanmar tenha feito mais de 
mil mortos. Publicado em: 08.09.2017. Disponível em: 
<https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-09-08-ONU-estima-que-violencia-em-
Myanmar-tenha-feito-mais-de-mil-mortos>. Acesso em 01 dez. 2018.) 
Tendo como base o recorte jornalístico e os conceitos relacionados às crises migratórias 
e humanitárias, complete as lacunas da sentença a seguir: 
O termo _____________ é usado com referência ao indivíduo que, devido a uma 
perseguição política, um conflito bélico ou outra situação que ponha a sua vida em 
risco, se vê obrigado a fugir para outro país. Caso se locomova dentro de seu próprio 
país, mas em outra localidade, que não a sua residência, é chamado de _____________.

Outros materiais