Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
APOL 1 e 2 Análise de Vantagem Competitiva

Pré-visualização | Página 1 de 6

Análise de Vantagem Competitiva
APOL 1
Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Estratégia pode ser conceituada como um padrão de decisões na empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos e metas, e que produz suas principais políticas e planos para atingir seus objetivos.
A partir desse conceito, assinale a alternativa correta:
B. A estratégia deve ser capaz de criar posições competitivas viáveis e sustentáveis, resultando no diferencial competitivo organizacional;
Resposta correta: b, conforme conteúdo da Rota 1, página 4, de acordo com a afirmação de Porter (1999). Segundo o autor, é importante que haja um alinhamento entre a estratégia e as vantagens competitivas da organização, para que essas sejam sustentáveis, uma vez que não basta obter uma vantagem competitiva, mas também é preciso sustentá-la.
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
Há um conjunto de forças dentro do setor de uma organização que compõe o ambiente operacional e que afeta diretamente seu planejamento estratégico. Também conhecido como microambiente, ele compreende o meio específico em que a empresa opera.
Considerando os conteúdos estudados no Tema 5 da Rota 2, assinale a alternativa correta em relação ao ambiente operacional.
E. Trata-se da esfera mais próxima à organização e é constituída, entre outros, pelos clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços substitutos.
Resposta correta: e, conforme conteúdo do Tema 5 da Rota 2, página 11, de acordo com Fernandes e Berton (2012), o ambiente operacional é composto pelos clientes da organização, seus fornecedores, concorrentes, produtos e serviços substitutos, entre outros.
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Mapear os fatores-chave de sucesso consiste em um primeiro exercício a ser feito pelas empresas para entender a dinâmica da concorrência em um setor. Assim, uma empresa que se dispõe a analisar a concorrência, deve se perguntar quais são os fatores-chave de sucesso essenciais para competir no setor e quais são os atributos que, se as empresas não atenderem, as prejudicará fortemente.  
Considerando os conteúdos estudados na Rota 3, assinale a alternativa correta em relação aos atributos que as organizações devem atender.
	A
	Cada setor possui atributos diferentes.
Tema 5.1 da Rota 3, página 11, onde é mencionado que “os atributos necessários para ser bem sucedido em um hospital não são os mesmos que os necessários numa indústria siderúrgica ou para uma agência de publicidade”.
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
A capacidade dos dirigentes de organizações de se abstrair do presente e voltar sua visão e suas análises para o futuro, num horizonte de tempo estendido, numa perspectiva global, é uma das características de um tipo de mentalidade dos dirigentes com relação ao futuro.  
Assinale a alternativa que indica o tipo de mentalidade que foi citada acima:
	D
	mentalidade estratégica;
Tema 2.1 da Rota 2, página 7. Segundo Costa (2007), o tipo de mentalidade dos dirigentes de organizações em relação ao futuro que permite a ele a construção da visão de futuro de cinco a dez anos a` frente é a mentalidade estratégica.
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Vantagem competitiva é a possibilidade de uma empresa se destacar e superar o mercado, e aparece na literatura acadêmica pelo menos desde 1965, com o autor Igor Ansoff, conhecido como o pai da gestão estratégica, que se referia a ela como uma “posição concorrencial” vantajosa obtida pelo ajuste de produtos a mercados.
Embora diversos autores tenham aprofundado os estudos acerca da vantagem competitiva, assinale a alternativa que aponta o autor que popularizou o termo:
	D
	Porter;
Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva
O desempenho de uma organização está ligado a dois fatores: ao desempenho estrutural do setor e ao posicionamento da organização nesse setor, sendo que, quanto maior a força, menor a rentabilidade estrutural do setor e, consequentemente, da organização.
São cinco as forças setoriais competitivas básicas que afetam uma organização, proporcionando uma análise estrutural, conforme Porter (1986) explicou.
Uma dessas forças fala de alternativas que atendem as necessidades semelhantes dos consumidores, mas diferem em características específicas, e representam um risco para qualquer setor, à medida que impõem um limite para os preços.
Utilizando os conhecimentos adquiridos na Rota 2, marque a alternativa que aponta o nome dessa força:
	B
	Pressão dos produtos substitutos.
Tema 5 da Rota 2, página 12 pois, à medida que produtos que cumprem satisfatoriamente a mesma função têm preços melhores, aumenta a pressão sobre as organizações que oferecem os produtos originais, com tendência à necessidade de baixar os preços para se manter competitivos.
Questão 7/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:  
Muitas organizações definem para si objetivos, que são afirmações de resultados específicos que devem ser atingidos, e frequentemente são expressos em termos financeiros. Alguns exemplos de objetivos são aqueles referentes a _________________________________ ou os níveis de lucro, _________________________________, níveis de dividendos ou _________________________________. 
Marque a alternativa cujos termos melhor completam as lacunas acima.
	A
	vendas desejadas; taxas de crescimento; avaliação de ações;
Tema 1.2 da Rota 1, página 6, em citação de Johnson et al, 2011, que afirma que muitas organizações enfatizam a definição de objetivos, além da missão, visão e valores, e apontam como exemplo os objetivos: vendas desejadas ou níveis de lucro, taxas de crescimento, níveis de dividendos ou avaliação de ações.
Questão 8/10 - Análise de Vantagem Competitiva
 Leia o texto a seguir: 
A análise do ciclo de vida do setor coloca o desafio às empresas de identificar em que momento o negócio está, pois as estratégias devem ser diferentes, dependendo do estágio em que a empresa se encontra. 
Empresas em setores em introdução devem investir fortemente em______________________; se em setores em crescimento, devem buscar _____________________; se em setores maduros devem cuidar da escala, cuidar de custos, eventualmente buscar nichos de consumidores não tão bem atendidos, incrementar a oferta de serviços associados ao produto, entre outros. Por fim, empresas de setores em declínio devem________________________. 
Assinale a alternativa que apresenta os termos corretos para o preenchimento das lacunas acima.
	E
	marketing; crescer; prospectar outros setores.
Tema 2 da Rota 3, página 6: as empresas em setores em introdução devem investir fortemente em marketing para tornar a marca conhecida; as que estão em crescimento, devem buscar fixar sua marca para evitar as ameaças de novos concorrentes; as que estão em setores em declínio devem prospectar outros setores
Questão 9/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Observe o gráfico a seguir:
Fonte: Costa (2007).
Levando em consideração o gráfico acima, e os estudos da Rota de aprendizagem 2, analise as alternativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
I -    (   ) O gráfico mostra várias regiões concêntricas, nas quais, progressivamente, os horizontes temporal e espacial expandem-se.
II -   (   ) Os dirigentes que têm mentalidade imediatista continuam com um horizonte restrito a questões mais voltadas ao setor do que a questões macro, mesmo com o passar do tempo, conseguindo visualizar o que vai acontecer, no máximo, daqui a um mês e apenas o que se passa dentro do setor da organização em que atuam.
III -  (   ) Os dirigentes que têm mentalidade operacional, com o passar do tempo, continuam focando sua atuação e visão estratégica às questões ligadas à organização em si e ao seu setor de atuação, tendo um alcance de visão de futuro de, no máximo, um mês à frente.
IV -  (   ) Os dirigentes que têm mentalidade estratégica conseguem se abstrair mentalmente do presente momento, a ?m de se colocar em uma posição adequada, transportando
Página123456