A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Exercícios - Assunto 05 - Campo Magnético e fontes de campo magnético

Pré-visualização | Página 1 de 1

Exercícios - Assunto 05 - Campo Magnético e fontes de campo magnético
1. O físico francês Ampère propôs que partículas carregadas em movimento são capazes de gerar campo magnético. Assim, uma corrente elétrica percorrendo um condutor gera campo magnético. Ao dispositivo que cria um campo magnético por meio de uma corrente elétrica damos o nome de?
Resposta correta
Eletroímã.
Por que esta resposta é a correta?
O eletroímã é um dispositivo capaz de criar campo magnético através da passagem de corrente elétrica. Imãs com altas intensidades de campo magnético são raros na natureza, portanto, os eletroímãs surgem como uma boa opção, além da vantagem de poder ligar e desligar o campo magnético, cessando a corrente elétrica ou deixando-a fluir no elemento.
2. As linhas de campo magnético são uma boa representação para avaliar o comportamento do campo magnético em diversas geometrias. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as linhas de campo magnético em um ímã permanente.
Resposta correta
Por que esta resposta é a correta?
Nos ímãs, as linhas de campo partem do polo norte e apontam para o polo sul. São linhas fechadas, interna ou externamente ao ímã.
3 Um fio condutor reto e horizontal está abaixo de uma mesa. Sobre a mesa, está uma bússola. Observe a representação do esquema. Quando uma corrente, suficientemente grande para criar um campo magnético de mesma intensidade que o campo da Terra, no ponto, percorre o condutor, qual será a posição da agulha da bússola?
Resposta correta
A agulha apontará para a direção Nordeste.
Por que esta resposta é a correta?
O campo magnético gerado por um fio condutor atravessado por uma corrente é circular ao fio, sendo que, no ponto na mesa, diretamente acima do fio, o campo magnético será perpendicular ao condutor. Assim, a bússola apresentará a indicação do campo magnético resultante. Sendo assim, a soma do campo magnético da Terra com o campo magnético provocado pelo condutor nos dá um campo magnético apontando para a direção nordeste.
4. Na condição de equilíbrio, um corpo colocado sobre o ponto P não sofre força magnética, tendo em vista que, nesse ponto, o campo magnético é nulo. Assim, qual a relação entre as correntes, i1 e i2 que atravessam os condutores, sabendo que as correntes possuem sentidos contrários?
Você acertou!
i_1/i_2 = 1/3.
Por que esta resposta é a correta?
Os campos magnéticos gerados pelos fios no ponto P devem ter o mesmo módulo e sentidos opostos para que o campo resultante seja nulo. Portanto, igualando as equações, temos: 
5. Dois condutores retilíneos infinitos estão alocados em paralelo. A direção desses condutores é perpendicular ao plano da tela, veja a imagem a seguir. Ambos condutores são percorridos por uma corrente de intensidade i saindo do plano da tela. No ponto P, localizado entre os condutores a uma certa altura deles, qual a direção e sentido do vetor campo magnético?
Resposta correta
Direção horizontal e sentido da direita para a esquerda.
Por que esta resposta é a correta?
O campo magnético ao redor do fio é circular, e a sua determinação é feita por meio da aplicação da regra da mão direita. Assim, temos que: a partir da soma vetorial, podemos definir que o campo resultante no ponto p tem direção horizontal e sentido da direita para a esquerda.