Buscar

Antiepilépticos: Mecanismos de Ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antiepilépticos
· Eles tem função basicamente de impedir a passagem do impulso nervoso para evitar as crises epilépticas, sendo eles chamados também de anticonvulsivantes. Eles vão suprimir as crises, mas não curam a epilepsia. São várias classes de fármacos. 
· Possuem 3 mecanismos de ação básicos, que depende da classe. Os mecanismos são:
a) Potencialização do GABA: Aqui estão os benzodiazepínicos, que aumentam afinidade do gaba por seu receptor, causando mais entrada de cloro que leva o neurônio a uma diminuição do potencial e dificulta a despolarização. Lembrar do diazepam e clonazepam (são usados para crises tônico-clônica de maneira emergêncial). Fenobarbital (gardenal) também é potencializador do GABA
b) Bloqueio dos canais de Sódio e Cálcio: Com esse bloqueio, a despolarização do neurônio não ocorre, além do que o bloqueio do canal de Calcio impede que os neutransmissores como o glutamato (excitatório) seja liberado na fenda sináptica. Lembrar da etossuximida (bloqueia canal Ca+² e usada para crises de ausência), fenitoína, ácido valpróico e carbamazepina (ambas bloqueiam canal de Na+ e são usadas para evitar crises tônico-clônica). 
c) Inibição da ação glutaminérgica: Eles agem antagonizando os receptores de glutamato, o qual iria se ligar ao seu receptor pós-sináptico e promover a entrada de cátions (Na+ e Ca+²) para dentro do neurônio provocando a despolarização. Lembrar do topiramato e Felbamato.

Outros materiais