Buscar

PERIODONTIA- CLASSIFICAÇÃO DOS RETALHOS PERIODONTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERIODONTIA 
CLASSIFICAÇÃO DOS RETALHOS PERIODONTAIS
TIPOS DE INCISÕES:
Horizontais: comuns, 2 tipos principais: sulculares ou intrasulculares- mais comuns), incisão em bisel interno (incisão paramarginal, direção da lamina de coronário para apical, não é feita dentro do sulco, geralmente 45; o objetivo é remover o tecido gengival, reduzir a profundidade de sondagem)
 Intrasulcular: incisão para lesões de furca grau 2, perda óssea que não ultrapassa de vestibular para lingual.
 Bisel interno: 1mm a 1,5mm da margem gengival e é feito o desenho em forma de colarinho, forma setoneada, arco côncavo regular.
Verticais: em direção ao longo eixo dos dentes, devem ser evitadas sempre que possível, gera mais edema, sangramento, gera dificuldade de cicatrização. Finalizar entre o meio da papila e o meio do dente.
Incisão vertical com Relaxante: paralela ao longo eixo do dente (fazer um curva seguindo a anatomia da papila) - termina na ponta da papila e no meio do dente.
Em bisel externo (gengivectomia): de apical para coronário. Objetivo de remover o tecido gengival, excisão – sem levantamento de retalho. Faz excisão do tecido gengival.
Periostais: Quando deseja mobilizar os retalhos. Promove a mobilidade do retalho. Incisão do periósteo. (Recobrimento múltiplo de recessões múltiplas).
QUANTO À ESPESSURA
- Total (mucoperiósteo, afasta todo o tecido): é o mais comum. Utilizado em aumento de coroa clínica em áreas de invasão do espaço biológico, aumento de coroa clínica estética, raspagem, áreas de regeneração periodontal, etc. Mostra a cortical óssea. Pode ser feita a incisão intra-sulcular ou em bisel interno.
- Parcial (dividido ou mucoso): Sempre que for realizar uma incisão periostal. Dividir, seccionar o periósteo favorecendo a mobilidade do retalho para alguma área desejada (posição coronária, apical ou lateral), porém tem que manter o periósteo aderido ao tecido ósseo, diferente do retalho total. É utilizado para remoção de bolsa periodontal. Risco de perfuração do retalho; o periósteo usado como ancoragem a sutura- perfuração do periósteo. Eliminação de bolsa periodontal, esperar o restabelecimento das distancias biológicas.
- Misto (total - início / dividido - final): Inicialmente é utilizado o retalho total, e depois o parcial. Comum em áreas de recobrimento radicular.
QUANTO À POSIÇÃO:
Reposicionado (na posição original) ou não deslocado. Faz o retalho e volta à posição original, a posição não muda.
Posicionados: 
- Apical: apical em relação à posição original
- Coronário: coronário em relação à posição original, recobrimento de recessão gengival
- Lateral: lateral em relação à posição original, também usa como recessões mais profundas e fechamento de áreas de comunicação mucosinusal. 
QUANTO À LOCALIZAÇÃO:
Localização final de afastamento do retalho
- Mucogengival: afasta a gengiva e mucosa alveolar no retalho (mais comum)
- Gengival (retalho de papila): afasta apenas a região interproximal, não extende para a região mucogengival. Só mucosa queratinizada/ gengival. 
- Mucoso (preparo receptor): enxerto gengival livre. A incisão é feita ao nível da junção mucogengival, então o afastamento é feito a partir da linha mucogengival em direção à mucosa alveolar. Enxerto gengival livre.

Outros materiais