Buscar

Eventos Conceitos e Tipologia (17362) prova 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os eventos possuem características peculiares, assim como a maior parte dos serviços de hospitalidade. Como aparências de destaque, temos a intangibilidade, perecibilidade, variabilidade e inseparabilidade. Sobre esses quatro pilares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Intangibilidade.
II- Perfectibilidade.
III- Variabilidade.
IV- Inseparabilidade.
(    ) Se refere à relação de conexão entre o fornecedor e o cliente.
(    ) Faz referência à qualidade do serviço e dos produtos oferecidos.
(    ) Pode ser definido como os serviços que não são físicos no ato da aquisição, ou seja, não podem ser experimentados antes de serem obtidos.
(    ) Significa que os serviços são para um determinado momento e não podem ser armazenados ou estocados para usufruto posterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
C
IV - III - I - II.
2Acreditar que a organização de um evento depende apenas de talento pessoal pode trazer problemas para os profissionais. Assim como em outras profissões, qualquer erro pode comprometer a sua imagem e a do seu cliente. Há muitos casos, inclusive de eventos catastróficos com quedas de palanque e documentação irregular, que impossibilitaram sua realização. Qualquer situação negativa cai na conta do organizador. Evitá-las é possível com preparação técnica, atualização e conhecimento dos melhores caminhos a seguir. Além disso, quanto mais qualificado um profissional for, mais requisitado no mercado ele será. Um evento pode alterar sua assiduidade ou periodicidade conforme a demanda, o resultado, o apoio e parcerias etc. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Únicos: são eventos que acontecem com algum espaço de tempo, normalmente em período específico ou de acordo com o interesse de seus organizadores; sem data fixa, mas ocorrem a intervalos irregulares, como congressos.
II- De oportunidade: normalmente acontecem na mesma época que eventos maiores e de grande impacto.
III- Esporádicos: como o próprio nome diz, ocorrem uma única vez, como a inauguração de um local ou monumento, como um museu, teatro etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.copastur.com.br/blog/organizador-de-eventos-entenda-o-perfil-e-o-papel-desse-profissional/. Acesso em: 26 maio 2019.
D
Somente a sentença II está correta.
3As visitas, ou programas de visitas, podem ser considerados eventos que promovem a visitação ou apresentação de uma determinada empresa ao público externo, com objetivo de aproximar o público visitante e a companhia. Para a realização desse tipo de evento, o profissional precisa identificar qual será a processo, seu perfil e sua motivação na visita. Podemos caracterizar as visitas em três tipos: Famtour, Openday e Daycamp. Sobre os três tipos de visitas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Openday é um termo abreviado de familiarization tour, é utilizado pelo trade turístico como oportunidade para os agentes envolvidos se familiarizarem com produtos e serviços.
(    ) Famtur consiste em realizar visitas ou viagens para uma determinada localidade, com o objetivo de conhecer a região, sua infraestrutura e seus serviços.
(    ) Daycamp trata-se da apresentação da empresa por meio de um programa de visitação ao público (interno ou externo), em data específica, utilizando-se uma programação criteriosamente preparada.
(   ) Daycamp é um evento próprio de atividades agropecuárias que proporciona um grande aprendizado de tecnologia a grupos de interesses.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
D
F - V - F - V.
4 Para o bom desempenho do serviço oferecido no evento e, consequentemente, para a satisfação do cliente, deve-se procurar fazer com que todos os envolvidos se empenhem ao máximo para o seu sucesso. Os princípios éticos de todos os envolvidos garantem o respeito, a confiança e as condições necessárias para oferecer os seus serviços para o cliente. Com relação à ética nos eventos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Um pequeno erro por parte da organização do evento pode causar transtorno e prejuízo nos âmbitos social, econômico e ambiental.
5 Existem tendências em diversas áreas empresariais, e não seria diferente na área dos eventos. Com o uso da criatividade e de diversas ferramentas é possível realizar as mais diversas inovações. Sobre as características dos eventos híbridos, analise as sentenças a seguir:
I- Misturam ações virtuais com as presenciais.
II- São eventos imprevisíveis, não têm obrigação de lanças tema, data e hora com grande antecedência a seu público.
III- Apresenta vantagens, como o baixo custo.
IV- Existe a necessidade de infraestrutura de suporte e de tecnologia.
Assinale a alternativa CORRETA:
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
6 A apresentação é feita com a presença de um coordenador, de forma que permite a informalidade. Sua plateia participa com questionamentos. A duração pode ser de um ou mais dias ou após a sua exposição. A qual conceito se refere essa tipologia?
D- Fórum.
7 Os eventos podem ser classificados através de tipologias. Esses conceitos são necessários para compreender e buscar o entendimento do alcance dos eventos. As tipologias nada mais são do que uma forma de comunicar o estilo de sua organização. Dorta (2015, p. 37) afirma que "as tipologias dão suporte ao profissional de eventos para que, de acordo com as características de destaque, um evento possa ser classificado. Essas conceituações são necessárias para o entendimento e a compreensão da abrangência dos eventos". Sobre a tipologia de assembleia, analise as sentenças a seguir:
I- A assembleia é uma reunião da qual participam delegações representantes de grupos, estados, países etc. 
II- Na assembleia, o debate de assuntos de grande interesse de grupos, classes profissionais, países, regiões ou estados é a sua principal característica. 
III- Os assuntos debatidos nas assembleias podem apresentar peculiaridades, como delegações colocadas em lugares preestabelecidos, conclusões apresentadas são votadas em plenário.
IV- A assembleia é uma apresentação de um especialista no meio acadêmico e/ou educacional, que acontece frequentemente no início do ano ou do semestre letivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DORTA, Lurdes Oliveira. Fundamentos em técnicas de eventos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
8 Watt (2004) nos apresenta que os eventos podem ter inúmeras características iguais, mas devem ser analisadas as peculiaridades, como a elaboração de um evento em uma pequena cidade, uma festa pode parecer um evento bastante direto, mas quanto maior se torna, e quanto mais peculiaridades adquire, mais complexa será sua organização. É fundamental reconhecer as características singulares quando organizamos um evento. Dentro dessa situação, alguns fatores devem ser observados. Sobre esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WATT, David C. Gestão de eventos em lazer e turismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
C
Localização geográfica, tamanho da população, idade da população, número de organizações voluntárias, participação da comunidade, capacidade dos organizadores, natureza do local, instalações e equipamentos disponíveis.
9 O envolvimento das empresas de eventos é e precisa ser completo, essa afirmação é válida tanto quanto em prol do bem-estar da saúde do colaborador, quando da sociedade que vive em torno. Essa afirmativa tem total relação com o comprometimento social da empresa. A qualidade de vida do colaborador deve estar atrelada a determinados aspectos. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma empresa comprometida socialmente, deve somente analisar o entorno da sua empresa, na qual vive a comunidade, excluindo a sua responsabilidade perante o seu colaborador.
II- O profissional de recepção deve gozar do bem viver na sua plenitude, isto é, estar bem nas suas relações afetivas, psíquicas e morais; ter qualidade de vida e não quantidade de bens.
III- O profissional de recepção emeventos, além de conhecimentos técnicos inerentes a sua profissão, deve possuir conhecimentos complementares, como cerimonial e protocolo, alimentos e bebidas, comunicação.
IV- Buscar o seu desenvolvimento intelectual ou adquirir qualidades que possam beneficiar sua atuação profissional, isto é, conhecer sobre as ações que estão sendo realizadas para que as pessoas tenham atitudes sustentáveis, que consequentemente irão contribuir para melhorar a saúde e a qualidade de vida no planeta.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
10 Em se tratando do conceito da tipologia de conferência, ela pode se expor como a apresentação de um tema informativo (geral, técnico ou científico) por autoridade em determinado assunto para um amplo número de pessoas. Dentro dessa análise, assinale a alternativa CORRETA:
A
É uma reunião formal, que exige a presença de um presidente de mesa que coordenará as tarefas. Não são permitidas interrupções e as perguntas são feitas no final da apresentação por escrito e com identificação.

Outros materiais